Topoi (Rio de Janeiro), Volume: 22, Issue: 46, Published: 2021
  • Ver: analogismo e naturalismo em uma cena da Anunciação (c. 1470) Artigo

    Sá, Luiz César de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Propõe-se neste texto um desenho teórico para estudo de modos de visualização da pintura na primeira época moderna. A análise da Anunciação, retábulo atribuído a Francesco del Cossa (c. 1470), com o auxílio de uma ontologia das imagens, acarretará três hipóteses que revisam interpretações correntes. Primeira, o retábulo introduzia uma metarrelação entre palavras e coisas tida por efeito direto da Causa Primeira indiretamente testemunhado sob doutrinas teológicas de causalidade. Segunda, os comitentes do retábulo, franciscanos da Osservanza de Bolonha, consumiram a imagem em meio a uma espiritualidade pública nutrida por cultos marianos que encenavam vínculos místicos entre o microcosmo e o macrocosmo. Terceira, os códigos naturalistas da obra, calcados no ponto de vista imperial, na perspectiva e na disposição racional da cena alinhavam-se a um sistema de inferências analogista, de que resultou um realismo híbrido.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN En este texto se propone un diseño teórico para el estudio de los modos de visualización de la pintura en la primera época moderna. El análisis de la Anunciación, retablo atribuido a Francesco del Cossa (c. 1470), con la ayuda de una ontología de las imágenes, traerá tres hipótesis que revisan interpretaciones actuales. Primera, el retablo introducía una metarrelación entre palabras y cosas tenida por efecto directo de la Causa Primera indirectamente atestiguada sobre las doctrinas teológicas de la causalidad. Segunda, los clientes del retablo, Franciscanos de Osservanza de Boloña, consumieron la imagen en medio a una espiritualidad pública nutrida por los cultos marianos que escenificaban vínculos místicos entre el microcosmo y el macrocosmo. Tercera, los códigos naturalistas de la obra, calcados en el punto de vista imperial, en la perspectiva y en la disposición racional de la cena se alineaban a un sistema de inferencias analogista, del que resultó un realismo híbrido.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article proposes a theoretical perspective for studying the viewing methods of early modern paintings. Analysis of the Annunciation, an altarpiece attributed to Francesco del Cossa (c. 1470), along with an ontology of images, will lead to three hypotheses that reassess current interpretations. First, the altarpiece introduced a metarelation between words and things that had as a direct effect the First Cause indirectly witnessed under theological doctrines of causality. Second, its patrons, Franciscans of the Osservanza in Bologna, consumed the image amid a public spirituality nourished by Marian cults that enacted mystical links between the microcosm and the macrocosm. Third, the work’s naturalistic codes, based on an imperial viewpoint and in the perspective and the rational disposition of the scene, were aligned with a system of analogist inferences, which resulted in a hybrid realism.
  • A inscrição de António Vieira em Histórias de Portugal (séculos XIX e XX): memória e legitimidade Artigo

    Leal, Ernesto Castro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo analisa-se, pela primeira vez na historiografia, algumas lógicas das versões intelectuais sobre o significado da função histórica desempenhada pelo padre António Vieira. Essas versões radicam-se em diversas visões do mundo dos vários autores portugueses escolhidos que escreveram Histórias de Portugal de audiência pública assinalável nos séculos XIX-XX. Na amostra selecionada, os discursos históricos produzidos revelam a vontade de, através de historiografias com ampla intenção cívica, contribuir, sob diversas matrizes ideológico-políticas, para a construção de representações identitárias portuguesas dentro das conjunturas de construção e de transformação dos nacionalismos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN En este artículo se analiza, por primera vez, en la historiografía, algunas lógicas de las versiones intelectuales sobre el significado de la función histórica desempeñada por el padre Antonio Vieira. Esas versiones se arraigan en diversas visiones del mundo de los varios autores portugueses escogidos que escribieron las Historias de Portugal de la audiencia pública notable en los siglos XIX y XX. En la muestra seleccionada, los discursos históricos producidos revelan la intención de, a través de historiografías con amplia intención cívica, contribuir, sobre diversas matrices ideológicas y políticas para la construcción de representaciones identitarias portuguesas dentro de las coyunturas de construcción y transformación de los nacionalismos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article examines, for the first time in the historiography, the logic behind various intellectual approaches to the significance of the historical role played by padre António Vieira. These approaches are rooted in the different worldviews of the Portuguese writers who wrote Histories of Portugal for a broad public audience in the nineteenth and twentieth centuries. In the sample chosen, the historical discourses produced reveal a wish to contribute, by way of historiography as a broad civic intervention of varying political and ideological stripes, to the construction of Portuguese identity representations within a framework of nationalism construction and transformation.
  • Interfaces entre cultura histórica e cultura política Artigo

    Cerri, Luis Fernando

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O panorama atual da pesquisa em cultura histórica no Brasil está em constante desenvolvimento, tanto no campo da história quanto no do ensino da história, entretanto a interface do conceito de cultura histórica com o de cultura política necessita de maior aprofundamento. Este ensaio teórico parte dos conceitos de Jörn Rüsen (cultura histórica) e Gabriel Almond e Sidney Verba (cultura política) e tem por objetivo perscrutar as potencialidades da articulação entre os conceitos visando ao desenvolvimento de estudos sobre as relações entre o pensamento dos indivíduos com a história e a política em suas realidades específicas. O desenvolvimento envolve buscar as combinações entre esses conceitos e decompor e analisar as características, posicionamentos, saberes e atitudes a serem traduzidos em instrumentos de pesquisa quantitativa e qualitativa. Assim, constituirão ferramentas poderosas para seguir qualificando a interpretação, entre outras, das relações de ensino e aprendizagem da história, na busca de coletar dados e contribuir para a compreensão da complexa relação entre escolarização histórica e aprendizagem extraescolar, principalmente no que diz respeito à formação de identidade pessoal, grupal e nacional, associadas à socialização e posicionamento políticos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El panorama actual de investigación sobre cultura histórica en Brasil está en constante desarrollo, tanto en el campo de la historia como en el de la enseñanza de la historia, mientras la interface del concepto de cultura histórica con el de cultura política necesita más intensificación. Este ensayo teórico parte de los conceptos de Jörn Rüsen (cultura histórica), Gabriel Almond y Sidney Verba (cultura política), y tiene por objetivo explorar las potencialidades de la articulación entre los conceptos visando el desarrollo de estudios sobre las relaciones entre el pensamiento de los individuos con la historia y la política en sus realidades específicas. El desarrollo pretende buscar las combinaciones entre esos conceptos para descomponer y analizar las características, posicionamientos, saberes y actitudes a ser traducidos en instrumentos de investigación cuantitativa y cualitativa. De esta forma, constituirán herramientas poderosas para seguir calificando la interpretación, entre otras, de las relaciones de enseñanza y aprendizaje de la historia, en la búsqueda de colectar datos y contribuir para la comprensión de la compleja relación entre escolarización histórica y aprendizaje extraescolar, principalmente en lo que respecta a la formación de la identidad personal, grupal y nacional, asociadas a la socialización y posiciones políticas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The field of historical culture in Brazil is constantly developing, through both historical research and teaching, , however, the interface between the concept of historical culture and that of political culture needs further study. This theoretical essay uses the concepts of Jörn Rüsen (historical culture) and Gabriel Almond and, Sidney Verba (political culture), and investigates the potential for links between both concepts , in order to address the development of studies on the relationships between individual thought and history and politics. This development involves searching for connections between these concepts, as well as decomposing and analyzing the characteristics, positions, knowledge, and attitudes to be translated into tools to quantitative and qualitative research. These concepts will be powerful tools for qualifying interpretations of, among other subjects, the teaching and learning of history and the quest to collect data and contribute to the understanding of the complex relationship between historical schooling and extra-school learning, mainly with regard to forming personal, group and national identities associated with the socializing processes and political positions.
  • O estilo tardio em Giorgio Agamben Artigo

    Klein, Kelvin Falcão

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste artigo é resgatar a noção de “estilo tardio”, apresentada por Theodor Adorno em ensaio de 1937 e utilizada por Edward Said em livro de mesmo nome, publicado postumamente em 2006. Mais especificamente, o artigo investiga a produtividade hermenêutica de reler a produção mais recente do filósofo Giorgio Agamben a partir da noção de estilo tardio. A hipótese é a de que o recurso ao estilo tardio permite observar de forma privilegiada, na produção de Agamben, um peculiar e produtivo modo de abordar a historicidade dos textos e das imagens. Para aprofundar tal perspectiva, o artigo mobiliza dois grupos principais de obras do autor: em um primeiro momento, é feita a análise de um conjunto de ensaios publicados a partir de 2009; em um segundo e conclusivo momento, propõe-se a análise de dois livros recentes, Autoritratto nello studio, de 2017, e Studiolo, de 2019.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es rescatar la noción de “estilo tardío”, presentada por Theodor Adorno en un ensayo en 1937 y utilizada por Edward Said en el libro del mismo nombre, publicado póstumamente en 2006. Específicamente, el artículo investiga la productividad hermenéutica de releer la producción más reciente del filósofo Giorgio Agamben a partir de la noción del estilo tardío. La hipótesis es que el recurso del estilo tardío permite observar de forma privilegiada, en la producción de Agamben, un peculiar y productivo modo de abordar la historicidad de los textos y de las imágenes. Para profundizar en esta perspectiva, el artículo moviliza dos grupos principales de obras del autor: en un primer momento, es hecho un análisis de un conjunto de ensayos publicados a partir de 2009; en un segundo y conclusivo momento, se propone el análisis de dos libros recientes, Autoritratto nello studio, de 2017, e Studiolo, de 2019.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The purpose of the article is to analyze the notion of “late style”, first presented by Theodor Adorno in a 1937 essay and used by Edward Said in a book of the same name, published posthumously in 2006. More specifically, the article investigates the hermeneutical productivity of using the notion of late style to read the most recent works of philosopher Giorgio Agamben. The hypothesis is that the use of late style allows us to observe in Agamben’s works a peculiar and productive way of approaching the historicity of texts and images. To deepen this perspective, the article analyses two main groups of works by the author: a set of essays published since 2009 and two recent books, Autoritratto nello studio, from 2017, and Studiolo, from 2019.
  • Ser africano na cidade: identidade e memória em São Paulo no oitocentos Artigo

    Bertin, Enidelce

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este texto problematiza a posição marginal relegada à contribuição negra na construção histórica de São Paulo através de evidências demográficas e de estudos históricos sobre africanos na cidade durante o século XIX. Discute as transformações na identidade africana dos escravizados e dos negros livres e seus efeitos na apropriação dos espaços da cidade de São Paulo nesse período. O texto também busca as relações entre as narrativas do desaparecimento do africano e de sua cultura na cidade e a obliteração da memória da presença negra com a construção da ideia de invisibilidade histórica daqueles homens e mulheres.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este texto problematiza la posición marginal relegada a la contribución negra en la construcción histórica de São Paulo, a través de evidencias demográficas y de estudios históricos sobre africanos en la ciudad, durante el siglo XIX. Se discute las transformaciones en la identidad africana de los esclavizados y de los negros libres y sus efectos en la apropiación de los espacios de la ciudad de São Paulo durante este período. El texto también busca las relaciones narrativas del desaparecimiento del africano y de su cultura en la ciudad y la anulación de la memoria de la presencia negra con la construcción de la idea de invisibilidad histórica de aquellos hombres y mujeres.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This text discusses the marginalization of the Black contribution to São Paulo’s formation through demographic data and historical studies about Africans living in the city during the 19th century. It discusses changing African identities among both enslaved and free black people and their effects in the appropriation of the urban spaces. The text also discusses relations between narratives about the disappearance of the city’s Africans and their culture, the obliteration of the Black presence in collective memory, and the idea of historical invisibility of those men and women.
  • O demônio familiar, de José de Alencar, no Teatro D. Maria II (Lisboa, 1860) Artigo

    Souza, Silvia Cristina Martins de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo são analisadas apresentações de O demônio familiar, de José de Alencar, realizadas no Teatro D. Maria II, em Lisboa, em 1860. O objetivo é mostrar que episódios como este podem ajudar na compreensão sobre as formas de apropriação da dramaturgia brasileira pela cena portuguesa e dos possíveis lugares que ela ocupou nos seus palcos, relativizando uma noção partilhada por alguns estudiosos segundo a qual não teria havido uma adoção do repertório teatral brasileiro pelas companhias portuguesas no século XIX.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN En este artículo son analizadas las presentaciones de El Demonio Familiar de José de Alencar, realizadas en el Teatro D. María II, en 1860. El objetivo es mostrar que episodios como estos pueden ayudar en la comprensión sobre las formas de apropiación de la dramaturgia brasileña por la escena portuguesa y de los posibles lugares que ella ocupó en sus escenarios, relativizando una noción compartida por algunos estudiosos según la cual no hubo una adopción del repertorio teatral brasileño por las compañías portuguesas en el siglo XIX.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes performances of José de Alencar’sThe Family Demon at the D. Maria II Theater in 1860. The goal is to show that these performances can help our understanding of the ways the Portuguese theatrical scene appropriated Brazilian dramaturgy. The article shows the possible areas in which Brazilian dramaturgy influenced Portuguese theater, which challenges the notions of scholars who claim that the Portuguese theater companies in the 19th century did not appropriate Brazilian theatrical repertoire.
  • Elites estatais no Sul do Brasil: prosopografia da alta administração republicana no Rio Grande do Sul, 1889-1937 Artigo

    Heinz, Flavio Madureira; Vianna, Marcelo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O texto traz os resultados de um estudo prosopográfico de 130 membros da alta administração pública e da elite política do Estado do Rio Grande do Sul, atuantes durante a Primeira República, e estendendo-se do início do período, em 1889, até 1937, data que marca o fim do primeiro governo Vargas, com o golpe do Estado Novo e o fechamento do sistema político representativo no país. O estudo lançou luz sobre o perfil social e profissional de altos dirigentes políticos do Estado, então atuantes em nível regional ou nacional. Pela metodologia e critérios de análise utilizados, o trabalho busca também a realização de comparações com estudos anteriores sobre elites políticas de outros estados brasileiros, ampliando o conhecimento acerca da atuação dos grupos políticos regionais do Brasil da Primeira República às vésperas do Estado Novo. Ao fazê-lo, a pesquisa relativiza a perspectiva excepcionalista que dominou por muito tempo a historiografia política sobre o Rio Grande do Sul - notadamente a ideia de uma administração científica não-oligárquica fundada no Positivismo -, embora reafirme alguns aspectos historicamente associados ao republicanismo do Sul do país, como a baixa renovação de quadros políticos e, por conseguinte, a longevidade das carreiras públicas na alta administração pública.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El texto presenta los resultados de un estudio prosopográfico de 130 miembros de la administración pública y política del Estado de Rio Grande do Sul, actuando desde 1889 hasta 1937. El estudio resalta el perfil de los altos dirigentes que luego actuaban a nivel regional o nacional. A través de la metodología utilizada, el trabajo busca hacer comparaciones con estudios previos sobre elites políticas de otros estados brasileños. Al hacerlo, la investigación relativiza la perspectiva que he dominado la historiografía política de Rio Grande do Sul, basada en la idea de una administración científica no oligárquica fundada en el positivismo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article presents the results of a prosopographical study of 130 high-ranking officials and members of the political elite of Rio Grande do Sul, from 1889, the beginning of the so-called First Republic, to 1937, when the Estado Novo coup d’État and Congressional shutdown marked the end of the first Vargas government. The study sheds light on the social and professional profile of senior state politicians, then active at the regional or national level. Through its methodology and analysis criteria, the study also seeks to compare previous studies on political elites in other Brazilian states, increasing the knowledge about the performance of Brazil’s regional political groups throughout the First Republic and Vargas government. In doing so, the research relativizes the exceptionalist perspective that dominated the political historiography of Rio Grande do Sul for a long time, especially the prevalence of a non-oligarchical scientific administration based on Positivism. This study also reaffirms some aspects historically associated with republicanism in Southern Brazil, such as the low renewal of political cadres and, thus a longevity of careers in public administration.
  • O futebol na proposta autoritária e corporativista da Era Vargas (1930-1945) Artigo

    Ribeiro, Luiz Carlos; Souza, Jhonatan Uewerton

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Inserida no debate teórico e historiográfico do período varguista, a proposta do presente artigo é analisar a reestruturação do sistema organizativo do futebol brasileiro ocorrida no período. De forma mais específica, pretendemos investigar o papel que agentes internos e externos ao campo esportivo tiveram nesse processo.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Inserida en el debate teórico e historiográfico del periodo Vargas, la propuesta del presente artículo es analizar la reestructuración del sistema organizativo del fútbol brasileño ocurrida en este periodo. De forma más específica, pretendemos investigar el papel que los agentes internos y externos del campo deportivo tuvieron en este proceso.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article intervenes in the theoretical and historiographic debate of the Vargas period. It analyzes the restructuring of Brazilian football’s organizational system, which occurred during the period. More specifically, the article investigates the role of internal and external sports field agents in this process.
  • Pugilismo e identidade nacional na imprensa italiana em São Paulo: quatro boxeadores nas páginas do Il Pasquino Coloniale (1920-1935) Artigo

    Doi, Igor Cavalcante; Gois, Edivaldo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Esta pesquisa se propõe a investigar os discursos sobre o boxe, veiculados pela imprensa em língua italiana de São Paulo, e sua relação com a identidade nacional dos imigrantes italianos entre os anos de 1920 e 1935. Para isso, elege como fonte privilegiada o jornal Il Pasquino Coloniale. A pesquisa em seu acervo permitiu a elaboração de uma narrativa sobre quatro lutadores: Italo Ugo, Romolo Parboni, Erminio Spalla e Primo Carnera. As nossas análises apontam que os pugilistas eram tratados como representantes da nação italiana e que o periódico tensionou as representações coletivas da colônia no Brasil sobre o boxe e sua identidade nacional.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Esta investigación propone estudiar los discursos sobre el boxeo, vehiculados por la prensa en lengua italiana de São Paulo, y su relación con la identidad nacional de los inmigrantes italianos entre los años 1920 y 1935. Para eso, se elige como fuente privilegiada el periódico Il Pasquino Coloniale. El análisis de su colección permitió la elaboración de una narrativa sobre cuatro luchadores, Italo Ugo, Romolo Parboni, Erminio Spalla y Primo Carnera. Nuestras observaciones apuntan a que los pugilistas eran tratados como representantes de la nación italiana y que el periódico tensó las representaciones colectivas de la colonia en Brasil sobre el boxeo y su identidad nacional.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article investigates discourses about boxing in the Italian immigrant press in São Paulo between 1920 and 1935 and their relationship with national identity formation among these Italian immigrants. The newspaper Il Pasquino Coloniale is a privileged source that allows us to construct a history of four boxers: Italo Ugo, Romolo Parboni, Erminio Spalla and Primo Carnera. Our analysis shows that the prizefighters were treated as representatives of the Italian nation and that the newspaper stressed the impact that boxing had on the collective representation and national identity of the Italian colony in Brazil.
  • A Revista do Homem (Playboy) e a censura prévia na ditadura militar (1975-1976): entre a moral, os bons costumes e o homem contemporâneo Artigo

    Greenhalgh, Raphael Diego; Silva, Carlos Henrique Juvêncio da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A Revista do Homem, atualmente revista Playboy, surge na década de 1970, um período conturbado para os meios de comunicação no Brasil. Pois, desde 1968, com a instituição do AI-5, a censura era um dos meios utilizados pelo regime ditatorial para o controle de opiniões e, segundo seu discurso, preservação da família à luz da moral e dos bons costumes. Sendo uma revista erótica, seu conteúdo teve que passar pelo crivo da censura oficial, tendo seu conteúdo afetado pelos cortes impostos. O objetivo deste artigo é compreender como os censores avaliavam o conteúdo veiculado n’A Revista do Homem e qual o impacto da censura prévia em suas edições. Esta pesquisa descritiva e histórica com análise documental de 122 pareceres da censura buscou entender as minúcias do processo censório no período estudado. Conclui-se que apesar do esforço da DCDP no controle moral, existia certa permissividade, principalmente pelo entendimento de certos censores de que a revista tinha um público bem definido.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN La Revista do Homem, actualmente revista Playboy, surge en la década de 1970, un periodo conturbado para los medios de comunicación de Brasil. Desde 1968, con la institución del AI-5, la censura era uno de los medios utilizados por el régimen dictatorial para el control de las opiniones y, según su discurso, la preservación de la familia a la luz de la moral y de las buenas costumbres. Siendo una revista erótica, su contenido tuvo que pasar por el tamiz de la censura oficial, teniendo su contenido afectado por los cortes impuestos. El objetivo de este artículo es comprender cómo los censuradores evaluaban el contenido vehiculado en la Revista do Homem y cuál fue el impacto de la censura previa en sus ediciones. Esta investigación descriptiva e histórica con análisis documental de 122 pareceres de la censura, buscó entender los pormenores del proceso de censura en el periodo estudiado. Se concluye que, a pesar del esfuerzo de la DCDP en el control moral, existía cierta permisividad, principalmente por el entendimiento de ciertos censuradores de que la revista tenía un público bien definido.

    Abstract in English:

    ABSTRACT A Revista do Homem, an erotic magazine now known as Playboy, began publishing in Brazil in the 1970s, a troubled period for the Brazilian media, which the government had been censoring since 1968, with the institution of AI-5. Censorship was one of the methods the dictatorship used to control opinions and, according to the generals’ speeches, preserve the family’s good morals and customs. Because of its erotic content, the magazine had to pass the scrutiny of official censorship, which meant that tax cuts affected its production. The purpose of this article is to understand how officials evaluated the content published in A Revista do Homem and what is the impact of prior censorship had on its editions. This descriptive and historical research, with documentary analysis of 122 censorship opinions, seeks to understand the minutiae of the censorship process during the dictatorship. This article concludes that despite the DCDP’s moral control efforts, there was a certain permissiveness, mainly due to certain censors understanding that the magazine had a well-defined audience.
  • A queda do reitor João Alfredo: ação midiática conservadora e a repressão aos dirigentes universitários no Golpe de 1964 Artigo

    Veras, Dimas Brasileiro

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo analisa o impacto do golpe de Estado de 1964 na educação superior brasileira através da repressão de dirigentes universitários. Em vista disso, investigaram-se os processos políticos que condicionaram o afastamento de reitores naquele ano e, mais precisamente, na renúncia do reitor João Alfredo da Universidade do Recife (UR), atual Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Buscou-se assim identificar as modalidades de organização e de ação, especialmente midiáticas, utilizadas por grupos e por intelectuais conservadores liderados por Gilberto Freyre nas disputas pela hegemonia do campo universitário em tempos de ditadura militar no Brasil. Para esta pesquisa foram examinadas as Atas do Conselho Universitário, jornais de grande circulação, entrevistas de história oral e os relatórios da Comissão Nacional de Verdade e da Comissão de Memória e Verdade Dom Hélder Câmara.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este artículo analiza el impacto del golpe de Estado de 1964 en la educación superior brasileña a través de la represión de dirigentes universitarios. En este sentido, se investigan los procesos políticos que condicionaron la retirada de rectores en ese año, y, precisamente, en la renuncia del rector João Alfredo de la Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Se busca así, identificar las modalidades de organización, y de acción, especialmente mediáticas, utilizadas por los grupos y por los intelectuales conservadores liderados por Gilberto Freyre en las disputas por la hegemonía del campo universitario en tiempo de la dictadura militar en Brasil. Para esta investigación fueron examinadas las Actas del Consejo Universitario, periódicos de amplia circulación, entrevistas de historia oral y los informes de la Comisión Nacional de la Verdad y de la Comisión de la Memoria y Verdad Don Hélder Câmara.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes the impact of the 1964 coup d’état on Brazilian higher education through the repression of university leaders. It investigates the political processes that conditioned the removal of rectors that year and the resignation of the rector João Alfredo of the Universidade do Recife (UR), currently Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). The goal of this study is to identify the modalities of organization and action, especially media, used by conservative groups and intellectuals led by Gilberto Freyre in disputes over the hegemony of the university during the military dictatorship. This research is based on University Council Minutes, widely-circulated newspapers, oral history interviews, and the reports of the National Truth Commission and the Dom Hélder Câmara Memory and Truth Commission.
  • Vivendo na terra do meio: o mito apurinã revelando a realidade histórica Artigo

    Link, Rogério Sávio

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo tem como objetivo evidenciar a materialidade histórica vivida pelo povo Apurinã a partir de sua cosmologia; ou seja, se a cosmologia presente em suas narrativas míticas registra aspectos da historicidade apurinã. A hipótese do artigo é que a cosmovisão apurinã que os situa como um “povo do meio” tem sua origem na imanência histórica e, como tal, sofreu mudanças na longa duração. Transformando-se em transcendência teológica, a narrativa preservou traços da historicidade que podem ajudar a interpretar a história do povo Apurinã e a história regional. O artigo está construído a partir de uma discussão bibliográfica específica, mas também utiliza fontes históricas dos primeiros contatos e se baseia em observações de campo.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este artículo tiene como objetivo evidenciar la materialidad histórica vivida por el pueblo Apurinã a partir de su cosmología; o sea, sí la cosmología presente en sus narrativas míticas registra aspectos de la historicidad apurinã. La hipótesis del artículo es que la cosmovisión apurinã que los localiza como un “pueblo del medio” tiene su origen en la inmanencia histórica y, como tal, sufrió transformaciones en la larga duración. Transformándose en transcendencia teológica, la narrativa preservó trazos de la historicidad que pueden ayudar a interpretar la historia del pueblo Apurinã y la historia regional. El artículo está construido a partir de una discusión bibliográfica específica, pero también utiliza fuentes históricas de los primeros contactos y se basa en observaciones de campo.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims to show the historical materiality experienced by the Apurinã people based on their cosmology. It asks, does the cosmology present in the group’s mythical narratives register aspects of the Apurinã historicity? The article’s hypothesis is that the Apurinã worldview, which places Apurinã as a “middle people,” has its origin in historical immanence, and, as such, has experienced changes over time. Transforming into theological transcendence, this worldview has preserved traces of historicity that may help us to interpret the history of both the Apurinã people and the region they live in. The article is based on a specific bibliographic discussion and also uses primary sources and field observations.
  • Uma encruzilhada do Ocidente: o Caribe setecentista como espaço histórico Resenha

    Rodrigues, Jaime
  • Historiadores divulgadores: divulgação científica do conhecimento histórico de forma envolvente, inclusiva e didática Resenha

    Santos, Maria Emilia Vasconcelos dos
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org