Topoi (Rio de Janeiro), Volume: 23, Issue: 49, Published: 2022
  • Manolo Garcia Florentino: histories of the atlantic slave trade and slavery as necessary connections for understanding Brazil and Africa Homenagem A Manolo Florentino

    Guedes, Roberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Em homenagem a Manolo Garcia Florentino, o artigo analisa sucintamente sua obra historiográfica com foco nos temas do tráfico atlântico de cativos e da escravidão no Brasil e na África. Salienta-se que suas abordagens sobre estes assuntos comportam valores heurísticos em si mesmos ao mesmo tempo em que lhe deram base para interpretar o Brasil de ontem e de hoje. O homenageado integra uma geração que assistiu ao ensaísmo dar a vez à consolidação do profissionalismo historiográfico, o que foi decisivo para as inovações e impactos de sua obra. Os ineditismos e os legados intelectuais de Manolo Florentino transformaram Em costas negras em um clássico da historiografia brasileira e internacional. Sobre esta obra e sobre A paz das senzalas discorre-se aqui com mais vagar.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN En homenaje a Manolo Garcia Florentino, el artículo analiza sucintamente su obra historiográfica como foco en los temas del tráfico atlántico de esclavos y de la esclavitud en Brasil y en África. Se destaca que sus abordajes sobre estos asuntos incorporan valores heurísticos en sí mismos, al mismo tiempo que le dieron base para interpretar el Brasil de ayer y de hoy. El homenajeado integra una generación que observó el ejercicio de dar su turno a la consolidación del profesionalismo historiográfico, lo que fue decisivo para las innovaciones e impactos de su obra. La originalidad y los legados intelectuales de Manolo Florentino transformaron Em costas negras en un clásico de la historiografía brasileña e internacional. Sobre esta obra y sobre A paz das senzalas el artículo se profundiza más.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In homage to Manolo Garcia Florentino, this article briefly analyzes his historiographical contributions, focusing on the themes of the Atlantic slave trade and slavery in Brazil and Africa. It highlights that his approach to these issues has heuristic value in of itself, while also providing a basis for interpreting Brazil’s past and present.. Florentino is part of a generation that witnessed the transition from essayistic interpretations of history to a consolidated professional historiography, which was important context for the innovations and impacts of his work. The novelties and intellectual legacy of Manolo Florentino turned Em costas negras into a classic of Brazilian and international historiography, and this article will carefully analyze that text, along with another, A paz das senzalas.
  • “Ibsen and the Frieze of Life!”, The Frieze of Life, and The Genesis of the Frieze of Life, by Edvard Munch Documento

    Zwick, Ludmila Menezes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Para a história da arte, os escritos de artistas são referências documentais importantes. Em razão disso, apresenta-se uma tradução anotada de três textos de Edvard Munch (1863-1944) relativos à história da elaboração de suas obras mais conhecidas, bem como de suas respectivas exposições: o manuscrito “Ibsen e o friso da vida!” (não datado) e os textos posteriores, nele baseados, O friso da vida (1918) e A gênese do friso da vida (1928), que serviram de apresentação à exposição O friso da vida. Esta reuniu grande parte das obras de Munch e foi o projeto artístico de sua vida; assim, tais textos dão voz ao artista e possibilitam ­interpretar e compreender melhor a obra desse expoente da arte. Esses textos também apontam para a possibilidade de que o próprio artista possa servir de referencial teórico ao estudo de suas obras.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Para la historia del arte, los escritos de artistas son referencias documentales importantes. En este sentido, se muestra una traducción anotada en tres textos de Edvard Munch (1863-1944) relativos a la historia de la elaboración de sus obras más conocidas, así como de sus respectivas exposiciones: el manuscrito de “¡Ibsen y el friso de la vida!” (sin fecha) y los textos posteriores en él basados, El friso de la vida (1918) y La génesis del friso de la vida (1928), que sirvieron de presentación a la exposición El friso de la vida. La misma reunió grande parte de las obras de Munch y fue el proyecto artístico de su vida; así, tales textos dan voz al artista y posibilitan interpretar y comprender mejor la obra de este exponente del arte. Esos textos también apuntan para la posibilidad de que el propio artista pueda servir de alusión teórica al estudio de sus obras.

    Abstract in English:

    ABSTRACT For the history of art, the writings of artists are important documentary references. Here, I present an annotated translation of three texts by Edvard Munch (1863-1944), that are related to the history of the elaboration of his best-known works, as well as their respective exhibitions: the manuscript “Ibsen and the Frieze of Life!” (undated) and the subsequent texts, based on it, The Frieze of Life (1918) and The Genesis of the Frieze of Life (1928), which served as a presentation for the exhibition The Frieze of Life. This exhibition brought together the greater part of Munch’s works and was his life’s artistic project; thus, such texts give the artist a voice and make it possible to better interpret and understand his work.. These texts also show how artists can be theoretical references for the study of their works.
  • “Where Should the History of Brazil Start?”: Eurocentrism, Historiography, and the Anthropocene Artigo

    Santos, Pedro Afonso Cristovão dos; Pereira, Mateus Henrique de Faria; Nicodemo, Thiago Lima

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente artigo parte de debate ocorrido na segunda metade do século XIX na historiografia brasileira a respeito de qual deveria ser o ponto de partida de uma narrativa da história do Brasil: a Europa (por meio do contexto da expansão europeia e das Grandes Navegações) ou a América (descrevendo-se, primeiramente, o território e as populações indígenas). Este debate envolvia a questão de definir os “antecedentes” da história do Brasil, assumindo para a história uma lógica narrativa dotada de implicações. O processo histórico assim escolhido definia um “centro” para a história do Brasil, que poderia ser “interno” (território e populações indígenas) ou “externo” (Europa, ou processo de expansão do capitalismo comercial). Aqui, buscamos analisar as implicações dessa tríade teórica antecedentes-processo-centro na historiografia de formação brasileira à luz, por fim, de reavaliações possíveis do lugar e papel das populações indígenas e da natureza na história.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El presente artículo parte del debate ocurrido en la segunda mitad del siglo XIX en la historiografía brasileña sobre cuál debería ser el punto de partida de una narrativa de la historia del Brasil: Europa (por medio del contexto de expansión europea y de las Grandes Navegaciones) o América (describiéndose, principalmente, el territorio y las poblaciones indígenas). Este debate envolvía la cuestión de definir los “antecedentes” de la historia de Brasil, asumiendo para la historia una lógica narrativa dotada de implicaciones. El proceso histórico así escogido definía un “centro” para la historia de Brasil, que podría ser “interno” (territorio y poblaciones indígenas) o “externo” (Europa, o proceso de expansión del capitalismo comercial). Aquí buscamos analizar las implicaciones de esa trilogía teórica antecedentes-proceso-centro en la historiografía brasileña a la luz, por fin, de las revaluaciones posibles del lugar y el papel de las poblaciones indígenas y de la naturaleza en la historia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper follows a late nineteenth-century debate in Brazilian historiography about the proper starting point for narratives of Brazilian history: Europe (European expansion and the great voyages of early modern period) or America (with descriptions of the territory and native peoples). This debate centered on defining the “antecedents” of Brazilian history, which would fit a narrative logic with particular implications. The chosen historical process would, in its turn, would help identify a “center” for Brazilian history, which could either be “internal” (territory and its earlier occupants) or “external” (Europe and the expansion of commercial capitalism). This article analyzes the theoretical trio of “antecedents-process-center” during a formative moment in Brazil’s historiography with attention to possible re-evaluations of the place and role of indigenous peoples and nature in history.
  • Between streets and homes: women, racialization, and neighborhood networks in the city of São Paulo, 1776 Artigo

    Santos, Amália Cristovão dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente artigo constrói uma articulação entre a análise das informações extraídas da Lista Geral de População de 1776 e sua territorialização, baseada no desenho da Planta da Cidade de São Paulo, de 1810. As fontes censitárias permitem trazer à luz populações frequentemente obliteradas pelas documentações oficiais, tais como livres pobres, escravizados e mulheres. Além da visada geral sobre os habitantes da cidade no período, a espacialização dos dados do arrolamento em questão possibilita examinar a conformação de grupos sociais e a criação de redes de vizinhança, elucidando assim estratégias sociais e modos de vida dos contingentes subalternizados. O estudo ora apresentado indica como a proximidade de moradia e concentração territorial era central para a sobrevivência de mulheres chefes de domicílio e população negra e “parda” na São Paulo setecentista.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El presente artículo construye una articulación entre el análisis de las informaciones extraídas de la Lista Geral de População de 1776 y su territorialización, basada en el diseño de la Planta da Cidade de São Paulo, de 1810. Las fuentes censitarias permiten traer a la luz poblaciones frecuentemente excluidas por los documentos oficiales, tales como libres pobres, esclavos y mujeres. Más allá de la vista general sobre los habitantes de la ciudad en el periodo, la espacialización de los datos del alistamiento en cuestión permite examinar la conformación de los grupos sociales y la creación de redes de vecinales, mostrando así estrategias sociales y modos de vida de las proporciones subordinadas. El estudio ahora presentado, indica cómo la proximidad de domicilio y concentración territorial era central para la sobrevivencia de las mujeres jefes de familia y de la población negra y “parda” en el São Paulo del siglo XVIII.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This paper builds a connection between census data in the Lista Geral de População de 1776 and related georeferenced data, based on the Planta da Cidade de São Paulo, from 1810. Demographic censuses bring to life populations that are frequently overlooked in official documents, such as the free lower class, the enslaved, and women. In addition to providing an overview of the city’s inhabitants at the time, spatialized information also enables an examination of social group configuration and the creation of neighborhood networks, thus illuminating subordinated groups’ social strategies and ways of life. This study shows the relevance of housing proximity and territorial concentration for the survival of ­­ female-headed household and black and brown population in eighteenth-century São Paulo.
  • To whom abolition is due: black people and the 13th of May commemorations in Campinas and Piracicaba (1888-1889) Artigo

    Lucindo, Willian Robson Soares

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo pretende analisar as posições políticas das populações negras nas disputas entre republicanos e monarquistas ao longo das comemorações pelo fim do escravismo em 1888 e 1889, nas cidades de Campinas e Piracicaba. A partir de fontes jornalísticas, pôde-se notar ao menos dois posicionamentos: um que dava todo o crédito às campanhas e aos abolicionistas populares, outro, de simpatizantes do Império, que valorizava as atuações do parlamento, da família imperial e do Partido Conservador. No pano de fundo desse debate estava a manutenção do sistema de governo. As populações negras participaram desse momento. Houve apoio aos dois lados, dependendo da afiliação do grupo, mas, de maneira geral, tentaram evidenciar sua condição de pessoas livres.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este artículo pretende analizar las posiciones políticas de las poblaciones negras en las disputas entre republicanos y monarquistas a lo largo de las conmemoraciones del fin de la esclavitud en 1888 y 1889, en las ciudades de Campinas y Piracicaba. A partir de las fuentes periodísticas, se pueden notar al menos dos posturas: una que daba todo el crédito a las campañas y a los abolicionistas populares, y otra de simpatizantes del Imperio, que valorizaba las actuaciones del parlamento, de la familia imperial y del partido Conservador. En el paño de fondo de ese debate estaba el mantenimiento del sistema de gobierno. Las poblaciones negras participaban de ese momento. Hubo apoyo a los dos lados, dependiendo de la afiliación del grupo, pero, de forma general, intentaron mostrar su condición de personas libres.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes the political positions of Black communities in the disputes between Republicans and monarchists over the celebrations for the end of enslavement in 1888 and 1889, in the cities of Campinas and Piracicaba. Journalistic sources revealed at least two positions. One gave full credit to abolition campaigns and popular abolitionists, while the other, sympathetic to the imperial regime, credited parliament, the imperial family and the Conservative Party. In the background of this debate was whether or not the monarchical system of government should be maintained. Black people participated in this debate, and there was support for both positions depending on the affiliation of the group. But above all, Black communities on both sides aimed to show their status as free people.
  • Religion, godparenting, and social hierarchy: facets of the Ancien Régime Portuguese monarchy in Goiás, Portuguese America (eighteenth and nineteenth centuries) Artigo

    Lemke, Maria

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Referente à Vila Boa de Goiás de meados do século XVIII até a terceira década do século XIX, o artigo se baseia na hipótese de que os ataques de índios hostis interferiram decisivamente nas relações e redes de compadrio entre senhores e seus escravos de origem africana. Pautada na ideia de que hierarquia, autogoverno, escravidão e disciplina católica compunham os pilares da monarquia pluricontinental portuguesa na América, cujos ecos ressoaram no início do império do Brasil, conjunturas de instabilidade política e de conflitos geraram uma configuração própria à escravidão em Vila Boa de Goiás. Para realizar o estudo, cruzam-se registros de batismo com documentos político-administrativos.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Referente a Vila Boa de Goiás de mediados del siglo XVIII hasta la tercera década del siglo XIX, el artículo se basa en la hipótesis de que los ataques de indígenas hostiles interfirieron de manera decisiva en las relaciones y redes de compadreo entre amos y sus esclavos de origen africano. Partiendo de la idea de que jerarquía, autogobierno, esclavitud y disciplina católica formaban los pilares de la monarquía pluricontinental portuguesa en América, cuyos ecos resonaron al inicio del imperio brasileño, coyunturas de inestabilidad política y de conflictos generaron una configuración propia a la esclavitud en Vila Boa de Goiás. Para realizar el estudio, se cruza los registros de bautismos con documentos políticos administrativos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article, which discusses the Vila Boa de Goiás during the mid-eighteenth century, argues that attacks on hostile Indians had a decisive effect on the relationships and godparenting networks among enslaved people of African origin and slave owners. The paper is based on the idea that hierarchy, self-government, slavery, and Catholic discipline constituted the foundations of the multi-continental Portuguese monarchy in America, whose echoes reverberated during the early years of the Brazilian Empire. We contend that the combination of political instability and conflict engendered a unique configuration with regards to slavery in Vila Boa de Goiás. The research for this study is based on cross-referencing baptismal records and administrative sources.
  • “Folias” and “Congadas”: memory and resistance in the narratives of Brazil’s quilombolas Artigo

    Águas, Carla Ladeira Pimentel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo analisa as possibilidades de resistência que povoam o imaginário das comunidades quilombolas e são transmitidas através da oralidade, a partir da perpetuação de memórias que contam outras versões sobre o passado. Considerando-se que as relações entre a lembrança e o esquecimento são fontes privilegiadas para a problematização histórica, as narrativas aqui apresentadas trazem à tona uma perspectiva diferente daquela que é mantida pelos discursos hegemônicos. A presente abordagem explora o conteúdo da Folia de Reis e da Congada de Colônia do Paiol, uma comunidade negra situada na região da Zona da Mata de Minas Gerais, apontando para caminhos de insubmissão que podem ser enquadrados conceitualmente como epistemologias do Sul - entendendo-se o “Sul” como um campo de desafios epistêmicos atentos aos impactos historicamente gerados e perpetuados pela expansão colonial.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este artículo analiza las posibilidades de resistencia que poblaban el imaginario de las comunidades quilombolas y son transmitidas a través de la oralidad, a partir de la perpetuación de memorias que cuentan otras versiones sobre el pasado. Se considera que las relaciones entre el recuerdo y el olvido son fuentes privilegiadas para la problematización histórica, las narrativas aquí presentadas traen a tono una perspectiva diferente de aquella que es mantenida por los discursos hegemónicos. El presente abordaje explora el contenido de la Folia de Reis y de la Congada de la Colonia do Paiol, una comunidad negra situada en la región de la Zona de Mata de Minas Gerais, apuntando para los caminos de rebeldía que pueden ser encuadrados conceptualmente como epistemologías del Sur -entendiéndose del “Sur” como un campo de desafíos epistémicos atentos a los impactos históricamente generados y perpetuados por la expansión colonial.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes possibilities for resistance that exist in the collective imagination of Brazil’ quilombos-autonomous Afro-Brazilian communities formed by formerly enslaved people who escaped servitude-which are transmitted orally and reflect memories that tell other versions about the past. Considering that the relationship between memory and forgetfulness is a privileged source for historical thinking, the narratives presented here bring a different perspective from that which standard discourses promote. This article explores the cultural traditions of “Folia de Reis” and “Congada,” maintained in Colonia do Paiol, a quilombo community located in the Zona da Mata region, in the state of Minas Gerais, Brazil. The goal is to focus on paths of resistance that can be conceptually framed as epistemologies of the South - understanding the “South” as a field of epistemic challenges attentive to the impacts that colonial expansion generated and perpetuated.
  • The bumbás of Amazônia: literature, ethnography and folklorization of the boi toupes in the versions of modernist intellectuals (1927-1943) Artigo

    Costa, Antonio Maurício Dias da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo aborda intercâmbios entre intelectuais do Norte e do Nordeste do Brasil, direta ou indiretamente ligados ao estudo do boi bumbá, como pauta da pesquisa folclórica promovida por Mário de Andrade. São analisadas obras de escritores baseados no Pará nos anos de 1920 e 1930 dedicadas ao que concebiam como folclore amazônico, bem como cartas enviadas por literatos e músicos situados na Amazônia para Mário de Andrade, a partir de sua viagem ao Norte do país em 1927 até o ano de 1943. O estudo propõe-se a entender a oscilação entre dois modos de tratamento do tema do boi bumbá amazônico como folclore: o uso de registros das canções de cordões de bois para o desenvolvimento da arte erudita nacional e as apresentações de bumbás como objeto de estudo da pesquisa etnográfica.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El artículo aborda intercambios entre intelectuales del Norte y del Noreste de Brasil, directa o indirectamente relacionados al estudio del boi bumbá como pauta de investigación folclórica promovida por Mário de Andrade. Son analizadas obras de escritores basados en Pará en los años 1920 y 1930 dedicadas a lo que concebían como folklore amazónico, bien como cartas enviadas por literatos y músicos situados en la Amazonia para Mário de Andrade, a partir de su viaje al Norte del país en 1927 hasta el año 1943. El estudio se propone entender la oscilación entre los dos modos de tratamiento del tema del boi bumbá amazónico como folklore: el uso de los registros de las canciones de cordones de bois para el desarrollo del arte erudito nacional y las presentaciones de bumbás como objeto de estudio de investigación etnográfica.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses exchanges between Brazilian intellectuals from the north and northeast directly or indirectly related to studies of boi bumbá within Mário de Andrade’s research agenda. This article analysis the work of writers based in Pará during the 1920s and 30s, focusing on their conception of Amazonian folklore, as well as letters sent by literati and musicians from Amazônia to Mário de Andrade during his journey to the country’s north from 1927 to 1943. This article addresses the oscillation between two ways of treating the Amazonian boi bumbá as folklore: using registered songs from boi troupes to develop national scholarly art, and the exhibitions of bumbás as a focus of ethnographic research.
  • Leolinda Daltro: her double journey to meeting indigenous peoples in central Brazil (1896-1900) Artigo

    Santos, Paulete Maria Cunha dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Foi uma oportunidade inusitada que proporcionou à educadora baiana Leolinda Daltro o contato com um grupo indígena Xerente, em visita ao Rio de Janeiro. Identificada com a missão de educá-los, decidiu acompanhá-los no retorno - realizando dupla viagem - à região do Brasil central. Em sua obra Da catechese dos indios no Brasil (1920) se pode constatar que a massa documental é indissociável da sociedade que a produziu. Nossa intenção foi a de compreender a pluralidade desta atuação e sua articulação com uma extensa rede que ela construiu e que também a constituiu e envolveu.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Fue una oportunidad inusitada que proporcionó a la educadora bahiana Leolinda Daltro el contacto con un grupo de indígena Xerente, en visita a Río de Janeiro. Identificada con la misión de educarlos, decidió acompañarlos en su vuelta -realizando un doble viaje- a la región del Brasil central. En su obra Da catechese dos indios no Brasil (1920) se puede constatar que el cuerpo documental es indisociable de la sociedad que la produjo. Nuestra intención fue la de comprender la pluralidad de esta actuación y su articulación con una extensa red que ella construyó y envolvió.

    Abstract in English:

    ABSTRACT It was an unusual opportunity that provided to the bahian educator Leolinda Daltro the contact with a Xerente indigenous group, when visiting Rio de Janeiro. Identified with the mission of educating them, she decided to accompany them on their return - making double journey - to the central Brazil region. In her work Da catechese dos indios no Brasil (1920) it can be seen that the mass of documents is inseparable from the society that produced it. Our intention was to understand the plurality of this activity and her articulation with an extensive network that she built and that also constituted and involved it.
  • Folklorism, popular literature, and invention of gaucho traditions in the first Brazilian Republic: the Cancioneiro Guasca (1910-1917), by Simões Lopes Neto Artigo

    Zalla, Jocelito

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o projeto folclorista de João Simões Lopes Neto (1865-1916), redesenhando suas conexões com movimentos contemporâneos de definição da cultura popular, além de seus contatos com práticas de representação letrada baseadas na cultura campesina dos países vizinhos, Argentina e Uruguai. Metodologicamente, explorarei a materialidade/edição e a economia textual de seu livro Cancioneiro Guasca (1910-1917). É possível concluir que existiu um projeto coletivo de invenção de tradições gaúchas no Rio Grande do Sul da Primeira República, suportado pelas práticas do folclorismo mais amplo, do qual participou o esforço simoniano. Essa variação de identidade gaúcha também observava o projeto castilhista-positivista de modernização conservadora, além de integrar a patrulha nacionalista de suas fronteiras simbólicas.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El objetivo de este artículo es analizar el proyecto folclorista de João Simões Lopes Neto (1865-1916), rediseñando sus conexiones con movimientos contemporáneos de definición de la cultura popular, además de sus contactos con prácticas de representación letrada basadas en la cultura campesina de los países vecinos, Argentina y Uruguay. Metodológicamente, exploré la materialidad/edición y la economía textual de su libro Cancioneiro Guasca (1910-1917). Es posible concluir que existió un proyecto colectivo de invención de tradiciones gauchas en Rio Grande do Sul de la Primera República, sustentado por las prácticas del folclorismo más amplio, del cual participó con gran esfuerzo. Esa variación de identidad gaucha también observaba el proyecto positivista de Júlio de Castilhos de modernización conservadora, además de integrar la patrulla nacionalista de sus fronteras simbólicas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article analyzes the folklorist work of João Simões Lopes Neto (1865-1916). In particular, it reinterprets his connections with contemporary movements to define popular culture, as well as his contacts with practices of literary representation based on peasant culture in neighboring Argentina and Uruguay. Through an exploration of his book Cancioneiro Guasca (1910-1917), this article shows that there was a collective project of inventinggaucho (southern Brazilian) traditions in Rio Grande do Sul during the First Republic, which included the folklore practices that Lopes Neto had collaborated on. This variation of Gaucho identity also aligned with the Júlio de Castilhos Positivist project for conservative modernization, in addition to integrating the nationalist patrol of its symbolic borders.
  • Mourning periods in nineteenth-century Brazilian magazines Artigo

    Schmitt, Juliana

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO As regras do vestuário de luto na segunda metade do século XIX eram bastante complexas e estipulavam quais materiais e cores deveriam ser usados, em que tipo de peças e por quanto tempo. Dominar esses pormenores era tarefa complicada, dificultada pelas fontes dessas informações que nem sempre concordavam entre si. Neste artigo, que é parte de uma pesquisa mais abrangente sobre as práticas vestimentares do luto oitocentista, buscamos esclarecer um dos seus aspectos mais problemáticos: sua duração. Nos basearemos em impressos femininos e de variedades que circulavam no Rio de Janeiro à época e que periodicamente traziam as regras do luto, discutiremos suas divergências e, por fim, analisaremos uma das consequências dos extensos tempos do luto: o desejo de diminuí-los, a despeito de seus significados.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Las reglas del vestuario de luto en la segunda mitad del siglo XIX eran bastante complejas y estipulaban cuáles materiales y colores debían usarse, qué tipo de piezas y por cuánto tiempo. Dominar esos pormenores era tarea complicada, dificultada por las fuentes de esas informaciones que no siempre coincidían entre sí. En este artículo, que es parte de una investigación más amplia sobre las prácticas de vestimenta del luto decimonónico, buscamos esclarecer uno de sus aspectos más problemáticos: su duración. Nos basaremos en revistas femeninas y de variedades que circulaban en Río de Janeiro en la época y que periódicamente traían las reglas del luto, discutiremos sus divergencias y, por fin, analizaremos una de las consecuencias de los extensos tiempos del luto: el deseo de reducirlo a pesar de sus significados.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The rules of mourning attire during the second half of the nineteenth century were very elaborate and stipulated which materials or colors should be used in what type of clothes and for how long. Mastering these details was a complicated task, made more difficult because information changed from one source to another. This article, which is part of a larger study on the mourning attire in nineteenth-century Brazil, intends to clarify one of its most problematic aspects: its duration. This article will look at publications from that era in Rio de Janeiro - the ones that periodically outlined the rules of mourning attire - discuss their divergences, and show one of the consequences of the long mourning periods: the desire to diminish them, despite their significance.
  • For new horizons, for a new Portugal: Eça de Queiroz and the “generation of 1870” at the Casino Conferences Artigo

    Oliveira Junior, Virgílio Coelho de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo trata do processo de sensibilização política e intelectual que deu origem à “geração de 1870”. Por meio da análise das Conferências democráticas do Casino de Lisboa, objetiva-se discutir a relação entre a constituição desse importante grupo de intelectuais e uma das primeiras grandes críticas públicas direcionadas à monarquia constitucional portuguesa. Com efeito, pretende-se demonstrar que sujeitos com percepções e projetos bem diferentes entre si partilhavam um “horizonte de inquietação”. Para realizar tal intento, será feita a caracterização do evento em questão, tratando de suas principais ideias, componentes e repercussões. Em seguida, serão comparados os posicionamentos dos protagonistas das conferências, tomando como referência, Eça de Queiroz. A escolha deste autor como centro para a comparação deve-se não só à sua notoriedade, mas ao seu posicionamento singular frente aos conservadores e aos progressistas.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Este artículo trata del proceso de sensibilización política e intelectual que dio origen a la “generación de 1870”. Por medio del análisis de las “conferencias democráticas del casino de Lisboa” se pretende discutir la relación entre la constitución de ese importante grupo de intelectuales y de una de las primeras grandes críticas públicas dirigida a la monarquía constitucional portuguesa. En efecto, se busca demostrar que sujetos con percepciones y proyectos bien diferentes entre sí, compartían un “horizonte de inquietud”. Para realizar tal intento, será hecha la caracterización del evento en cuestión, tratando sus principales ideas, componentes y repercusiones. Luego, serán comparadas las posiciones de los protagonistas de las conferencias, tomando como referencia, Eça de Queiroz. La escogencia de este autor como centro para la comparación, se debe no sólo a su notoriedad, sino también a su posición singular frente a los conservadores y a los progresistas.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article deals with the process of political and intellectual awareness that gave rise to the “generation of 1870.” Through an analysis of the “Democratic Casino Conferences in Lisbon,” this article discusses the relationship between the formation of this important group of intellectuals and the emergence of one of the first major public criticisms directed at the Portuguese constitutional monarchy. The article demonstrates that subjects with very different perceptions and plans shared a “horizon of restlessness.” It covers the conferences and their main ideas, components and repercussions, and then compares the positions of the protagonists of the conferences, . Eça de Queiroz is an ideal reference point for this comparison because of his notoriety and his unique position vis-à-vis conservatives and progressives.
  • On friendship: narrative rhythms in the literary historiography of Antonio Candido and Sérgio Buarque de Holanda Artigo

    Gaio, Henrique Pinheiro Costa

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O interesse na formação literária e nos sentidos do Modernismo foi compartilhado por Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) e Antonio Candido (1918-2017). No entanto, ambos produziram panoramas da literatura nacional que, a despeito do acabamento ou inacabamento, demonstram resultados discretamente distintos. Se, por um lado, Candido propõe uma historiografia literária sentimental, pautada na transição das preceptivas clássicas para emergência de uma sensibilidade local, de outro, Sérgio Buarque organiza sua historiografia literária por meio da tópica, tornando-a o eixo analítico de seu panorama erudito. Em ambos os casos, a historiografia literária articula-se com o momento da superação de uma sensação de desterro, identificada nas raízes ibéricas ou na literatura comum. Todavia, o desejo compartilhado de descrever/engendrar a superação da sensação de desterro acaba por indicar formas diferentes de se compreender a expressão barroca e, por conseguinte, ritmos narrativos distintos na formação literária nacional, oscilando entre morosidade e aceleração.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN El interés en la formación literaria y en los sentidos del modernismo fue compartido por Sérgio Buarque de Holanda (1902-2982) y Antonio Candido (1920-2017). Sin embargo, ambos produjeron panoramas de la literatura nacional que, a pesar de la finalización o interrupción, demostraron resultados directamente distintos. Sí por un lado, Candido propone una historiografía literaria sentimental, pautada en la tradición de las perspectivas clásicas para el surgimiento de una sensibilidad local, de otro, Sérgio Buarque organiza su historiografía literaria por medio del tópico, volviéndolo el eje analítico de su panorama erudito. En ambos casos, la historiografía literaria se articula con el momento de la superación de una sensación de destierro, identificada en las raíces ibéricas o en la literatura común. No obstante, el deseo compartido de describir/engendrar la superación de la sensación de destierro termina por indicar formas diferentes de comprender la expresión barroca y, por consiguiente, ritmos narrativos distintos en la formación literaria nacional, oscilando entre lentitud y aceleración.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) and Antonio Candido (1918-2017) both shared an interest in literary formation and the meanings of modernism. However, their respective overviews of national literature show slightly different approaches. Candido proposes a sentimental literary historiography, based on the transition from classical perspectives to a local sensibility, while Sérgio Buarque organizes his literary historiography through topics that form an analytical axis of his erudite overview. Nevertheless, in both cases, the authors articulate their literary historiography as an effort to overcome a sense of exile caused by either Iberian roots or common literature. The shared desire to describe and engender the process of overcome feelings of exile allowed them to perceive different ways of understanding baroque expression, and therefore suggest different narrative rhythms (oscillating between slow and fast) of national literary formation.
  • The Disenchantment of Literature: Bildungsroman in the work of Franco Moretti Resenha

    Farias, Clarissa Mattos
  • An Egyptological debate on magical thinking Resenha

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