Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do extrato de alga e da argila silicatada na severidade da alternariose e na produtividade da cebolinha comum (Allium fistulosum L.)

Effect of seaweed extract and silicate clay on Alternaria leaf spot and on the yield of green onion (Allium fistulosum L.)

A alternariose é uma das doenças mais importantes da cebolinha em cultivo orgânico. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de pulverizações semanais de argila silicatada (Rocksil®) e extrato de Ulva fasciata no controle da doença e produtividade da cebolinha neste sistema de cultivo. Avaliou-se a severidade final e a área abaixo da curva de progresso da doença nas folhas centrais (Yf e AACPDf), bem como da planta inteira (Yp e AACPDp). Na colheita, determinou-se o comprimento e peso fresco das folhas. O experimento foi repetido em quatro ciclos da cultura. Os dados de severidade da doença e produtividade foram submetidos à análise de variância e teste de Duncan (P≤0.05). Na maioria dos ciclos experimentais, diferenças significativas foram verificadas na sanidade e produtividade dos tratamentos em relação à testemunha (plantas tratadas com água). Ambos preparados propiciaram reduções médias de 41 a 62% na severidade final (Yf e Yp) e de 28 a 58% na área abaixo da curva de progresso da doença (AACPDf e AACPDp). Os tratamentos das plantas com argila silicatada e extrato de alga aumentaram o peso fresco das folhas em média de 46% e 32%, respectivamente. Apesar deste trabalho indicar que a argila silicatada e o extrato de algo têm potencial para o controle da alternariose da cebolinha, mais estudos são necessários para elucidar os níveis de controle desses tratamentos em diferentes condições edafoclimáticas. ≤0.05). Na maioria dos ciclos experimentais, diferenças significativas foram verificadas na sanidade e produtividade dos tratamentos em relação à testemunha (plantas tratadas com água). Ambos preparados propiciaram reduções médias de 41 a 62% na severidade final (Yf e Yp) e de 28 a 58% na área abaixo da curva de progresso da doença (AACPDf e AACPDp). Os tratamentos das plantas com argila silicatada e extrato de alga aumentaram o peso fresco das folhas em média de 46% e 32%, respectivamente. Apesar deste trabalho indicar que a argila silicatada e o extrato de algo têm potencial para o controle da alternariose da cebolinha, mais estudos são necessários para elucidar os níveis de controle desses tratamentos em diferentes condições edafoclimáticas.

Alternaria porri; cultivo orgânico; extrato de algas; pó de rocha


Sociedade Brasileira de Fitopatologia Sociedade Brasileira de Fitopatologia, SGAS 902 Edifício Athenas - Bl. B, Salas 102/103, 70390-020 Brasília - DF Brasil, Tel: (55 61) 3225-2421 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: sbfito@sbfito.com.br