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Adaptação Transcultural do Questionário de Processos de Regulação Emocional (CERP) em Pré-Escolares Chilenos

Resumo

A regulação emocional é um aspecto de relevância para a adaptação dos indivíduos que influencia em seu desenvolvimento e saúde mental. Na atualidade, um desafio importante é contar com instrumentos válidos culturalmente que permitam avaliar este constructo. Neste estudo se apresenta a análise das propriedades psicométricas do Questionário de Processos de Regulação Emocional Infantil (CERP) em uma amostra de pré-escolares chilenos. O CERP é um questionário de relatórios de terceiros que avaliam estratégias de regulação emocional em crianças, entregando uma visão baseada no desenvolvimento. O instrumento foi aplicado a pais e mães de 483 crianças, entre 4 e 6 anos que cursavam a educação pré-escolar. Foi analisada a estrutura fatorial, consistência interna e o relacionamento com o Inventario de Condutas Infantis (CBCL) como indicador de validade convergente. Os resultados evidenciaram uma estrutura de quatro fatores, coerentes com a evidencia empírica. Além disso, todos os fatores apresentaram índices adequados de confiabilidade e correlações com as escalas de internalização e terceirização do CBCL. Se conclui que o CERP mostra indicadores de confiabilidade e validez positivos para serem usados nesta população.

Palavras chaves:
Questionário de processos de regulação emocional infantil; pré-escolares; propriedades psicométricas

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