Acessibilidade / Reportar erro

Adolescência(s): Produções e Atravessamentos Discursivos em Análise

Adolescence(s): Productions and Discussive Crossings in Analysis

Adolescencia(s): Producciones y Travesías Discursivas em Revision

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma experiência de pesquisa-intervenção com um grupo de discussão composto por adolescentes de uma escola particular de Fortaleza. Tomando como referência a articulação entre discurso e modos de subjetivação em Foucault, a pesquisa teve como objetivo analisar e problematizar como estes estudantes são subjetivados pelos discursos que circunscrevem a adolescência na contemporaneidade. Na presente análise, cujo foco foram os discursos em que se evidencia a distinção entre uma adolescência mais favorecida socialmente e outra menos favorecida, esta comumente associada aos riscos e demais problemas sociais, foi possível perceber que as versões que os adolescentes constroem sobre si e sobre o outro adolescente são atravessadas pelos campos discursivos sociológico e midiático. No primeiro campo, destaca-se a relativização no que diz respeito à liberdade, responsabilidade e ao medo. No interior do discurso midiático os adolescentes se posicionaram agregando concepções excludentes sobre a gravidez na adolescência. A abertura para as mudanças e negociações em seus posicionamentos, engendrada no grupo de discussão, pôde promover deslocamentos discursivos, ampliando as possibilidades de constituição subjetiva para estes adolescentes.

Palavras-chave:
Adolescência; discurso; pesquisa-intervenção; modos de subjetivação

Sociedade Brasileira de Psicologia R. Florêncio de Abreu, 681/1005 - CEP 14015-060 / Ribeirão Preto - SP, Brasil - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: comissaoeditorial@sbponline.org.br