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Imagem, existência e autenticidade no contexto dos social media: uma reflexão hermenêutico-fenomenológica

Image, existence and authenticity in the age of social media: an hermeneutical-phenomenological aproach

RESUMO:

Neste texto, procurar-se-á defender que os Social Media podem ser compreendidos como um conjunto de plataformas digitais potenciadoras de uma “imagem da existência” que, mais do que estar sujeita à vontade do seu utilizador, se mostra capaz de nele criar uma ideia de si, assim como do seu “mundo-em-torno”, a qual se encontra já tecnicamente circunscrita. Tomando o pensamento fenomenológico como pano de fundo, reflectir-se-á sobre a dimensão hermenêutica da criação de uma “imagem da existência” que é instaurada através dos Social Media. Procurar-se-á por essa via construir uma problematização fenomenológica do impacto que os Social Media possuem sobre a interpretação do ser humano, delimitando o modo como essas plataformas se revelam capazes de influenciar a concepção que este constrói do “mundo” e da sua própria existência, tornando-as “inautênticas”.

Palavras-chave:
Filosofia da Técnica/Tecnologia; Heidegger; Ge-stell; Social Media; Imagem da Existência

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