Resumo:
A civilização ecológica é uma forma de civilização e possui valores culturais. No processo de desenvolvimento econômico e social, devido às diferenças nas práticas sociais, diferentes países, regiões e grupos étnicos são forçados a diferir em sua compreensão da conotação da civilização ecológica e de sua expressão externa. No contexto da diversidade cultural, o desenvolvimento da educação da civilização ecológica na China é um projeto sistemático de longo prazo, que requer a participação conjunta do povo, e pode, de modo geral, ser realizado em três níveis, incluindo o nível social, o nível nacional e o nível escolar. O presente artigo argumenta que toda a sociedade é o solo para desenvolver a educação da civilização ecológica; na China, o governo é a garantia externa e as escolas são o principal campo de batalha. Nesse sentido, o governo confia essencialmente nas escolas para alcançar o objetivo da educação da civilização ecológica. Portanto, o presente artigo se concentrará no nível escolar, baseado na diversidade cultural dos dias atuais, para discutir as contramedidas para o desenvolvimento da educação da civilização ecológica, na China, que inclui o sistema de metas, professores, estudantes, currículo, metodologia e meio ambiente. Além disso, o presente artigo toma a região de Sichuan-Tibet e a cidade de Tianjin como exemplos para elaborar as ações específicas de integração da cultura ecológica étnica com a educação da civilização ecológica nas escolas.
Palavras-chave:
Diversidade cultural; Educação da civilização ecológica; Contramedidas para o desenvolvimento