Acessibilidade / Reportar erro

Tragédia: uma alegoria da alienação

Tradegy: an allegory of alienation

Resumos

A primeira peça de Vladimir Maiakóvski, Vladimir Maiakóviski: uma tragédia, de 1913, é composta sob o signo da abstração. A metáfora das personagens, a poesia metonímica e o deslocamento do foco de ação do sujeito para o objeto contribuem para a construção de imagens cênicas abstratas da alienação. O principal procedimento poético do autor é o alegórico.

Abstração; alegoria; alienação; teatro e história; parábola


Vladimir Maiakóvski's first theater play, called Vladimir Maiakóvsky: a tragedy, written in 1913, was elaborated by using an abstract symbolism. The metaphor of the characters, the metonymy in the poetry and the displacement of the main focus of the play from the subject's action towards the object contributed to the production of scenic images of alienation. The main procedure used by the author is allegory.

Abstraction; allegory; alienation; theater and history; parable


ARTIGOS ORIGINAIS

Tragédia: uma alegoria da alienação* * Este texto é um resumo da dissertação de mestrado Tragédia: uma alegoria da alienação. São Paulo, Escola de Comunicações e Artes da USP, 1987. 199 p.

Tradegy: an allegory of alienation

Mário Fernando Bolognesi

Departamento de Filosofia - Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP - 17500 - Marília - SP

RESUMO

A primeira peça de Vladimir Maiakóvski, Vladimir Maiakóviski: uma tragédia, de 1913, é composta sob o signo da abstração. A metáfora das personagens, a poesia metonímica e o deslocamento do foco de ação do sujeito para o objeto contribuem para a construção de imagens cênicas abstratas da alienação. O principal procedimento poético do autor é o alegórico.

Unitermos: Abstração; alegoria; alienação; teatro e história; parábola.

ABSTRACT

Vladimir Maiakóvski's first theater play, called Vladimir Maiakóvsky: a tragedy, written in 1913, was elaborated by using an abstract symbolism. The metaphor of the characters, the metonymy in the poetry and the displacement of the main focus of the play from the subject's action towards the object contributed to the production of scenic images of alienation. The main procedure used by the author is allegory.

Keywords: Abstraction; allegory; alienation; theater and history; parable.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • 1. BENJAMIM, W. - Origem do drama barroco alemão. São Paulo, Brasiliense, 1984. 276 p.
  • 2. DUBOIS, J. et alii.- Retórica geral. São Paulo, Cultrix/EDUSP, 1974. 276 p.
  • 3. GOETHE, J. W. - Máximas e reflexões sobre literatura: seleção. In: PINA, A. org. Clássicos alemães sobre literatura. Princípios poéticos, Antologia. Lisboa, Horizonte, 1981.
  • 4. KANT, I. - Prolegómenos. In: ______. Crítica da razão pura e outros textos filosóficos. São Paulo, Abril Cultural, 1974. (Os pensadores).
  • 5. MAIAKÓVSKI, V. Poemas. Trad. Augusto e Haroldo de Campos e Boris Schnaiderman. São Paulo, Perspectiva, 1982.
  • 6. MARX, K. - O capital crítica da economia política. São Paulo, Abril Cultural, 1983. v. 1. (Os economistas).
  • 7. RIPELLINO, A.M. - Maiakóvski e o teatro de vanguarda. São Paulo, Perspectiva, 1971. 285 p.
  • *
    Este texto é um resumo da dissertação de mestrado
    Tragédia: uma alegoria da alienação. São Paulo, Escola de Comunicações e Artes da USP, 1987. 199 p.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      30 Nov 2011
    • Data do Fascículo
      Jan 1989
    Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
    E-mail: transformacao@marilia.unesp.br