Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Trans/Form/Ação, Volume: 15, Publicado: 1992
  • Teoria do romance e teoria da revolução no pensamento de Sartre

    Crema, Cristina Diniz Mendonça
  • Lukács: trabalho, objetivação, alienação Artigos Originais

    Lessa, Sergio
  • A herança clássica da categoria do trabalho no pensamento do último Lukács

    Infranca, Antonino
  • A ruptura do pacto social no pensamento de Sade Artigos Originais

    Amaral, Mônica Guimarães Teixeira do

    Resumo em Português:

    As obras de Sade procuram retratar as práticas corruptas e libertinas presentes no regime despótico de Luís XV, apontando invariavelmente a "alcova" como lugar privilegiado de transformação do corpo e da mente e, ao mesmo tempo, de produção filosófica. A atualidade do pensamento de Sade revela-se no fato de colocar como tendencia da modernidade, a constituição narcísica da subjetividade que, em sua variante político-social, aparece sob a forma do conformismo político. Este artigo pretende apresentar o pensamento de Sade como urna crítica aos liames sociais, o que conduz à ruptura da idéia de pacto social formulada por Rousseau. A doutrina sem compaixão de Sade torna-se filosofia negativa na medida em que fornece os fundamentos da crítica à razão instrumental. Sendo pessimista quanto aos rumos do existente, a teoria sadiana aponta a "animalidade" humana como possibilidade de transcendencia da artificialidade dos laços sociais.

    Resumo em Inglês:

    The works of Sade portray the corrupt and libertine practices at the time of Louis XV's despotic regime, invariably referring to the boudoir as a privileged place for the transformation of mind and body as well as for philosophical production. The actuality of Sade's thought lies in the fact that he reveals - as do modem trends - the narcissic constitution of subjectivity that, in its social-political aspect, leads to political conformism. This article aims at presenting Sade's thought as a radical critique of social relationships, which lead to the rupture of Rousseau's social contract. His relentless doctrine becomes negative philosophy in that it supplies the foundations for the critique of instrumental reason. A pessimist regarding the course of social totality, Sade's theory points to human 'animality' asa possible means of transcending the artificiality of social relationships.
  • Necessidade e individuação Artigos Originais

    Carone, Iray

    Resumo em Português:

    A crítica das modernas sociedades capitalistas passa necessariamente pela crítica do indivíduo - a separação entre psique e cultura não é mantida quando uma forte tendência para uma sociedade unidimensional submerge o particular no universal totalitário. Por esse motivo, o conhecimento da subjetividade humana não é um objetivo exclusivo de psicólogos adentrando na imanência psíquica. Os filósofos críticos têm a mesma intenção, também - e a prova são os estudos frankfurteanos sobre o autoritarismo na década de 1940. Apresentaremos alguns aspectos da obra filosófica de Agnes Heller (1929-) relacionados com a questão do indivíduo e a urgência de construir os fundamentos teóricos de uma ética que possa servir de guia para a práxis humana nas nossas sociedades modernas.

    Resumo em Inglês:

    The modern capitalist societies critique is now mediated by the critique of the individual - the gap between psyche and culture is not maintained when a strong trend for an one-dimensional society submerges the particular into the totalitarian universal. For this reason, the knowledge of human subjectivity is not an exclusive goal of psychologists intending to penetrate into the psychical imanence. The critical philosophers have the same intention, too - and the proof are the frankfurteans' studies on authoritarianism in the 40's. We shall introduce some aspects of Agnes Heller(1929-) philosophical work concerning about the individual's issue and the urgency of a theory of Morals that would serve as a guide for human praxis in our modern societies.
  • O rei esta morto!: Viva o rei?

    Arantes, Urias

    Resumo em Português:

    Este texto examina criticamente pontos de apoio e propósitos filosóficos do projeto cultural neomoderno (Habermas, Rouanet), interroga o vínculo confesso entre neomodernismo e modernidade, o debate deste com os irracionalismos pós-modernos, explicita pressupostos e inconsistências do projeto neomoderno, assim como aquilo que o neomodernismo deixa na sombra em seu resgate da modernidade e que, por conseqüência, não pode pensar. Sob o fio condutor da crítica ao neomodernismo de Rouanet, sublinha-se uma espécie de fuite en avant que seria o destino comum dos intelectuais brasileiros, a possibilidade e o limite de sua existência social.

    Resumo em Francês:

    Ce texte examine critiquement les points d'appui et propos philosophiques du projet culturel néomoderne (Habermas, Roùanet), interroge le lien avoué entre modernité et néomodernisme, le débat de celui-ci avec les irrationalismes post-modernes, explicite préssuppositions et inconsistances du projet néomoderne ainsi que ce que le néomodernisme laisse dans l'ombre dans son rachat de la modernité et ce que par conséquent il ne peut pas penser. Sous le fil conducteur de la critique du néomodernisme, on a souligné une sorte de "fuite en avant" qui serait le destin commun des intellectuels brésiliens, la possibilité et la limite de leur existence sociale.
  • Lógica e ciência cognitiva: o psicologismo contra-ataca Artigos Originais

    Oliveira, Marcos Barbosa de

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho é apresentar o contexto histórico, as motivações e um esboço de alguns resultados de uma pesquisa ainda não concluída. Primeiro fala-se um pouco da Ciência Cognitiva - de suas características gerais, de sua história, de sua relação com a Epistemologia. Considera-se depois sua relação com a Lógica, emergindo daí uma concepção da Lógica como descritiva e mentalista. Esta concepção choca-se com o antipsicologismo de Frege. A meta da pesquisa é refutar os argumentos de Frege enquanto objeções à tese de que existem duas lógicas, ambas mentalistas, uma descritiva e outra normativa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the paper is to present the historical context and the motivation of an investigation still in progress, together with a sketch of some of its results. It starts with a brief description of the nature and history of cognitive science. The relation of cognitive science to logic is then considered, from which consideration a conception of logic as a descriptive and mentalist discipline emerges. Such conception clashes with Frege's antipsychologism. The purpose of the investigation is to refute Frege's arguments, considered as objections to the view that there are two logics, both mentalist, one descriptive and one normative.
  • Metáforas da diferença: a questão do inteiramente outro a partir da teoria da realidade como construção Artigos Originais

    Gomes, Wilson da Silva

    Resumo em Português:

    Talvez o tema mais recorrente do discurso filosófico que atravessa o pensamento moderno e a contemporaneidade seja a idéia da realidade como construção. Como reação ao realismo objetivista, que acreditava ser a realidade exterior e independente da subjetividade e para quem a experiência é a capacidade de ser afetado pelas coisas através dos sentidos e de reproduzi-las em conteúdos mentais representativos, a modernidade vai estabelecer que: a) a consciência não é uma mera passividade receptiva, mas atividade configurante; b) a realidade não é refletida pela consciência, mas por ela, de certa forma, construída. A nossa época recolhe esta herança de maneira fecunda particularmente no discurso semiológico: a realidade construída intersubjetivamente é uma teia de significados e valores que o homem institui ao redor de si no mundo. Ela sedimenta-se em sistemas de veiculação sêmicos (sobretudo na língua) e se fixa em códigos. Daí emerge a questão: tendo a realidade, enquanto construção, os limites e alcance do código, como se comporta a consciência e seus registros perante o não-codificado, o não-construído, a sua ausência? Algumas abordagens desse outro da consciência, apresentadas como declinações de metáforas da ausência, é aquilo que esse artigo pretende apresentar.

    Resumo em Inglês:

    The idea of reality as construction maybe one of the most recurrent themes cutting across Modern and Contemporary thinking. Objectivist realism has professed reality to be external and independent of subjectivity and maintained that experience was the capacity of being affected by things through the senses and of reproducing them as representative mental contents. As a reaction, Modernity will establish: a) that consciousness is not merely receptive passivity but a configurant activity; b) that reality is not reflected by consciousness but, rather, is somehow constructed by it. Our time rescues such heritage in a particularly fecund manner in the semiological discourse. Intersubjectively constructed reality is a web of meanings and values which man institutes around himself in the world. Reality sediments in systems of sign vehiculation (specially the language) and becomes fixed m codes. Therefore the question: if reality, as construction, has the limits and scope of code, how does consciousness (and its records) behave concerning the non-codified, the non-constructed, in the absence of a code? This article deals with some views of this other of consciousness, presented as declensions of metaphor of absence.
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br