Acessibilidade / Reportar erro
Trans/Form/Ação, Volume: 45, Número: 1, Publicado: 2022
  • Apresentação Editorial

    Alves, Marcos Antonio
  • O Fascismo Transindividual Artigo

    Veiga, Ádamo B. E. da

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo versa sobre o problema político-filosófico do fascismo. O conceito tem mostrado crescente relevância no cenário público nacional e mundial, figurando cada vez mais no debate leigo e especializado. O termo fascismo, hoje, é amplamente empregado, tanto na qualificação de movimentos políticos de diversos espectros quanto na grande mídia e revistas científicas. O objetivo deste artigo é utilizar o conceito de transindividual na compreensão do fascismo, a partir da teorização, ela mesma transindividual, do fenômeno, realizada por Deleuze e Guattari, através da sua compreensão do desejo. O transindividual caracteriza um movimento filosófico de dupla rejeição em que se nega, simultaneamente, uma abordagem holista e individualista do campo social, procurando pensar o indivíduo e coletivo como coextensivos a um processo genético que produz a ambos, sem primado de um sobre o outro. Tal conceito vem se revelando uma ferramenta analítica de crescente uso e repercussão, no debate acadêmico contemporâneo. Nesse sentido, a utilização do transindividual, enquanto matriz teórica, na compreensão do fenômeno fascista ainda não foi realizada de forma esquemática e, desse modo, recorrendo à compreensão transindividual do fascismo de Deleuze e Guattari, pretende-se contribuir para o alargamento desse horizonte teórico.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper is directed towards the political and philosophical problem of fascism. This concept is manifesting increasingly relevance in the national and global public scenario, widely appearing in the specialized and lay debate. The term ‘’fascism”, today, is largely used in the qualification of movements from diverse shades of the political spectrum and in the mainstream media and scientific journals. The goal of this paper is the application of the concept of the transindividual to the fascist phenomena through Deleuze and Guattar theory of the fascist desire, in itself, a transindividual one. The transindividual marks a philosophical movement of a double rejection against an holistic approach to the social dimension as well as and individualist one, aiming to think both dimensions as coextensive to a genetic process that produces both of them, without any priority regarding any dimension in relation to the other. This concept has been revealing itself as an increasingly useful analytical tool in the contemporary academic debate. In this sense, the use of the concept of transindividuality as the theoretical framework in the philosophical understanding of the phenomenon of fascism has not been yet realized in a schematic way. Applying the concept of fascism of Deleuze and Guatttari in a transindividual framework, we intend to contribute to the development of this theoretical approach.
  • Comentário A “O Fascismo Transindividual” Artigo

    Barbosa, Mariana de Toledo
  • Da síntese de um disparate: Saussure repete Deleuze Artigo

    Andrade, André Dias de

    Resumo em Português:

    Resumo: Reconstruiu-se a semiologia geral elaborada nos escritos inacabados e indiretos de Saussure, recolocando sua noção de sentido próxima à de Deleuze e explicando-a por meio deste. Defende-se que toda teoria baseada na noção de “diferença” precisa dar conta do processo de individuação e, junto disso, por meio da descrição de dois níveis de diferenciação. Demonstra-se que isto é realizado por ambos os autores, para além e mesmo junto de suas divergências. Assim, o artigo recoloca a teoria do valor de Saussure na aurora de uma filosofia da diferença, mostrando que este inaugura e mesmo “repete” as teses que Deleuze explicitamente defende, nos anos 1960.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper reconstruct the general semiology elaborated in Saussure’s unfinished and indirect writings, replacing his notion of meaning next to that of Deleuze, and explaining it through the latter. We argue that any theory based on the notion of “difference” needs to account for the individuation process and, together, through the description of two levels of differentiation. We demonstrate that this is accomplished by both authors, beyond and even with their disagreements. Thus, the article puts Saussure’s theory of value on the dawn of a philosophy of difference, showing that it inaugurates and even repeats the theses that Deleuze explicitly defends in the 1960s.
  • Comentário a “Da síntese de um disparate: Saussure repete Deleuze” Artigo

    Salvia, André Luis La
  • A ruptura da epistemologia histórica francesa com o neokantismo: Bachelard e Canguilhem Artigo

    Souto, Caio

    Resumo em Português:

    Resumo: Assim como o neokantismo, a fenomenologia e a filosofia analítica, também a epistemologia histórica francesa teve sua emergência no contexto da crise das ciências, na virada para o século XX. Por seus desdobramentos particulares, as obras de Gaston Bachelard e de Georges Canguilhem romperam, cada uma a seu modo, respectivamente com o neokantismo representado por Brunschvicg (no caso de Bachelard) e por Alain (no caso de Canguilhem). Neste artigo, propõe-se retirar algumas consequências epistemológicas, éticas e políticas dessas duas rupturas, analisando brevemente as particularidades de cada um dos dois casos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: As well as neo-Kantianism, phenomenology and analytical philosophy, French historical epistemology also had its emergence in the context of the crisis of the sciences at the turn of the 20th century. Due to their own developments, the works of Gaston Bachelard and Georges Canguilhem broke, each in its path, respectively with the neo-Kantianism represented by Brunschvicg (in Bachelard’s case) and by Alain (in Canguilhem’s case). In this article, we propose to draw some epistemological, ethical, and political consequences of these two ruptures, briefly analyzing the particularities of each of the two cases.
  • Comentário a “A ruptura da epistemologia histórica francesa com o neokantismo: Bachelard e Canguilhem”: “Zurück zu Dilthey!” Artigo

    Amaral, Lucas Alessandro Duarte
  • Sentido e destino da crítica na virada ontológica. Article

    Pucciarelli, Daniel

    Resumo em Português:

    Resumo: O objetivo do artigo é escrutinar o sentido geral e o destino da categoria de crítica, no interior do pensamento ontológico contemporâneo, particularmente no quadro da assim chamada “virada ontológica” ou “giro especulativo”. Considerando que essas vertentes de pensamento pretendem reabilitar a ontologia em um ambiente filosófico não dogmático, pergunta-se: em que se converte a crítica, em seu interior? Para tal, o artigo aborda primeiramente a questão de saber o que poderia dar consistência ao conceito de uma tal virada ontológica ora em curso, para então apresentar a relação tensa que vigora desde Kant entre crítica e ontologia. Por fim, investiga-se, a partir sobretudo da obra de Quentin Meillassoux, a possibilidade de se fundar uma ontologia que se queira simultaneamente não dogmática e imune à neutralização da ontologia efetivada pela crítica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper explores the meaning and fate of the category of critique within the so-called “ontological” or “speculative turn”. First, the article addresses the question of knowing what could give consistency to the very concept of a contemporary ontological turn, in order to present, in a second moment, the tension that, since Kant, constitutes the relationship between critique and ontology. Finally, the paper explores - particularly in the work of Quentin Meillassoux - the possibility of a new ontology that claims to be both non-dogmatic and immune to the neutralization of ontology carried out by critique.
  • Commentary on “Meaning and fate of critique on the Ontological Turn” Article

    Brzozowski, Julian Alexander
  • La interpretación de Tomás de Aquino sobre la “visión escotópica” en Aristóteles (De Anima II 7) Artículo

    Martínez, Desiderio Parrilla

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La “visión escotópica” (o “visión de la oscuridad”) desarrollada por Aristóteles en De Anima II 7 es la primera formulación sistemática de este fenómeno clave para las actuales neurociencias. En la teoría aristotélica surge una aparente contradicción entre el “compromiso ontológico” de la oscuridad como privación y el “realismo gnoseológico” que considera visible esa misma oscuridad. Tomás de Aquino en su Sententia libri De Anima propone una interpretación que establece la relación analógica entre luz y oscuridad a través del color. Esta estrategia permite disolver cualquier contrariedad y establecer una percepción visual de la oscuridad en sentido realista.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The “scotopic vision” (or “vision of darkness”) developed by Aristotle in De Anima II 7 is the first systematic formulation of this key phenomenon for current neurosciences. In this theory an apparent contradiction arises between the “ontological commitment” of darkness as deprivation and the “gnoseological realism” that considers that same darkness visible. Tomás de Aquino in his Sententia libri De Anima proposes an interpretation that establishes the analogical relationship between light and darkness through color. This strategy allows to dissolve any annoyance and establish a visual perception of darkness in a realistic.
  • Cinismo e indiferenciación: la huella de Glucksmann en el coraje de la verdad de Foucault Artículo

    Freitas, Juan Horacio de

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En Le courage de la vérité, justo antes del análisis en torno de la filosofía cínica, se hace referencia a una serie de textos que han abordado en alguna medida la cuestión del influjo del cinismo helenístico más allá de los márgenes de la Antigüedad. El único de los textos mencionados que no es alemán y que tiene como autor a alguien que pertenece al escenario intelectual de Foucault es Cynisme et passion de André Glucksmann, trabajo que ha sido obviado por las diferentes investigaciones en torno a la filosofía cínica y por los estudios sobre la “vuelta” foucaultiana a los griegos. En el presente ensayo no procuraremos apenas dejar en evidencia la originalidad y pertinencia de la concepción glucksmanniana del cinismo, sino, además, mostraremos los elementos en los que se descubre un paralelismo entre dicha concepción y lo sostenido por Foucault en el último de sus seminarios impartidos en el Collège.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In Le courage de la vérité, just prior to his analysis of Cynicism, Foucault refers to a series of texts that have addressed, to some extent, the influence of Ancient Cynicism beyond the margins of ancient times. Among the texts mentioned, there is only one that is not German, whose author belongs to Foucault’s intellectual environment: André Glucksmann’s Cynisme et passion. This work has been ignored by both different pieces of research on Cynicism, and the studies regarding Foucault’s “return” to the Greeks. The present article will not merely highlight the originality and relevance of Glucksmann’s conception of Cynicism, but it will also reveal the elements in which parallelisms can be found between such conception and what Foucault claims in his last course at the Collège de France.
  • Comentário a “Cinismo e indiferenciación: la huella de Glucksmann en el coraje de la verdad de Foucault” Artigo

    Costa, Helrison
  • Comentário a “Cinismo e indiferenciación: la huella de Glucksmann en El coraje de la verdad de Foucault”: por uma indiferenciação cínica Artigo

    Carmo, Miguel Ângelo Oliveira do
  • Bergson y El acontecimiento: el caso de la democracia Artículo

    Stull, Miguel Ruiz

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo pretende abordar aspectos esenciales del pensamiento de Henri Bergson en la dimensión de las prácticas políticas. Específicamente, esta indagación se centrará en un análisis del sentido de la democracia en Les Deux Sources de la morale et de la religion, en las escuetas, pero decisivas porciones de texto donde esta es abordada. Bajo este objetivo, se podrá extender una discusión de fondo, de carácter ontológico, en torno al rendimiento de una noción de Acontecimiento que pretende servir de reflexión basal en torno al dominio de un concepto de lo político atribuible a este filósofo francés.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to address essential aspects of Henri Bergson’s thought in the dimension of political practices. Specifically, this inquiry will focus on an analysis of the meaning of democracy in Les Deux Sources de la morale et de la religion, in the succinct, but decisive portions of the text where it is focussed. Under this point, it will be possible to extend a substantive discussion, of an ontological nature, around the performance of a notion of Event that aims to serve as a basal reflection on the domain of a concept of the political attributable to this French philosopher.
  • Comentário a “Bergson y El acontecimiento: el caso de la democracia” Artigo

    Cappello, Maria Adriana Camargo
  • Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein Artigo

    Krieger, Saulo

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente artigo pretende trazer à luz a convergência entre dois modos divergentes de superação do paradigma por excelência da filosofia moderna, qual seja, o da interioridade do sujeito, como pedra de toque epistemológica. Mais precisamente, pretende-se evidenciar o rito de passagem de um filosofar moderno para o contemporâneo, segundo a vertente que se convencionou chamar de “filosofia continental”, a aqui ser visitada com Nietzsche - equacionada a uma hermenêutica -, e a “filosofia analítica” ou “anglo-saxônica”, a aqui ser visitada com o Wittgenstein dos §§ 143-178 das Investigações filosóficas -, equacionada a uma filosofia da linguagem. Em um e outro caso, cada qual à sua maneira, vai se pôr em questão o que até então se tinha como consciência pensante, transparente a si mesma e com acesso a seus próprios fundamentos e conteúdos (Nietzsche), ou, então, uma interioridade, a qual, por um viés o mais das vezes mentalista, associa significado a entidades ou processos mentais (Wittgenstein). Desse modo, sujeito e pensamento, em vez de tomados por núcleos duros, passam a ser desvelados como funções das condições que os suscitam - de sobrevivência, no caso de Nietzsche, de condições práticas, ou seja, do uso, no caso de Wittgenstein.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this article is bringing to light the convergence between two diverging modes of overcoming the very paradigm of modern philosophy, namely, the interiority of the subject as an epistemological milestone, and thus emphasizing the rite of passage from a modern philosophizing to a contemporary one. This process will be addressed according to the strand known as “continental philosophy”, with Nietzsche, equated with a hermeneutics, and to the “analytical philosophy” or anglo-saxon philosophy, with Wittgenstein (here the Wittgenstein of §§ 143 - 78 of Philosophical Investigations), equated with a philosophy of language. In both cases we will put into question the conditions underlying the thinking consciousness, transparent to himself and with access to his own grounds and contents (Nietzsche), and an interiority approached most of times by a mentalistic bias, that relates meaning to entities or mental processes (Wittgenstein). In this way, subject and act of thinking, instead of being taken as a core, are unveiled as functions of their very conditions - condition of survey, for Nietzsche, conditions of practical experience, for Wittgenstein.
  • Comentário a “Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein” Artigo

    Corrêa, Rogerio Saucedo
  • Comentário a “Linguagem e denúncia da interioridade em Nietzsche e nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein” Artigo

    Alonso Júnior, Sebastião
  • Movimento pós-colonial e filosofias da diferença: um mapa mínimo Article

    Mota, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute a relação entre as filosofias da diferença e o chamado movimento de pensamento pós-colonial. Suas fontes principais são, do lado dos estudos pós-coloniais, Frantz Fanon, Edward Said e Homi Bhabha, e, do lado das filosofias da diferença, Jean-François Lyotard, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. Mostra-se que os autores do movimento pós-colonial são, em grande medida, herdeiros de um pensamento já praticado pelos filósofos da diferença. No entanto, os autores pós-coloniais também reforçam o aparato conceitual das filosofias da diferença com contribuições originais e, sobretudo, uma consideração atenta do problema da diferença colonial, que permanece uma grande lacuna para o pensamento crítico. Tendo isso em vista, sem pretender abordar, de maneira aprofundada, a singularidade e a complexidade das ideias de cada um dos autores mencionados, traça-se um mapa mínimo dos pontos onde as filosofias da diferença e o pensamento pós-colonial se interceptam. Esse mapa também mostra pontos onde o movimento pós-colonial complementa a perspectiva das filosofias da diferença, abordando justamente um de seus pontos cegos: a questão colonial.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses the relation between the philosophies of difference and the so-called postcolonial movement of thought. Our main sources are, on the side of the postcolonial studies, Frantz Fanon, Edward Said, and Homi Bhabha and, on the side of the philosophies of difference, Jean-François Lyotard, Michel Foucault, Gilles Deleuze, and Félix Guattari. We show that the authors belonging to the postcolonial movement are, to large extent, heirs of a way of thought already practiced by the philosophers of difference. However, the postcolonial authors also reinforce the conceptual apparatus of the philosophies of difference with original contributions and, above all, an attentive consideration of the problem of colonial difference, which remains a big gap for critical thought. Regarding that, with no intention of approaching in depth the singularity and complexity of the ideas of each of the mentioned authors, we draw a minimal map of the points where the philosophies of difference and the postcolonial thought intercept each other. This map also shows points where the postcolonial movement complements the perspective of the philosophies of difference, precisely addressing one of its blind spots: the colonial question.
  • DIREITO NATURAL E CIÊNCIA DO ESTADO. Realizadas por G. W. F. Hegel em Heidelberg no semestre de inverno de 1817 - 18. “As Lições sobre Filosofia do Direito I. Heidelberg 1817/1818. Conforme o manuscrito de P. Wannenmann” - §§ 93 - 108. Tradução

    Lion, Thiago Ferreira
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br