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Trans/Form/Ação, Volume: 45, Número: 3, Publicado: 2022
  • Apresentação Editorial

    Alves, Marcos Antonio
  • Entrevista com Ivan Domingues: Epistemologia das ciências humanas Artigos

    Domingues, Ivan; Pinto, Weiny César Freitas; Gonzalez, Allison Vicente Xavier
  • Metontologia e a preocupação de Heidegger pelo ôntico depois de ser e tempo: o desafio do a priori Article

    Crichton, Cristina

    Resumo em Português:

    Resumo: A Kehre (viragem) no pensamento de Heidegger foi amplamente discutida e debatida. A introdução da noção de metontologia (Metontologie), em 1927, informou proveitosamente esse debate, uma vez que implica uma preocupação com o domínio ôntico, por parte de Heidegger, que não está presente em trabalhos anteriores. O fato de essa noção desaparecer logo após ser introduzida, porém, desafia sua contribuição para esse debate. Neste artigo, mostra-se que o desaparecimento da metontologia não significa o desaparecimento da preocupação de Heidegger com o ôntico, mas o contrário. Começa-se apresentando a visão de Freeman de uma tensão entre o ôntico e o ontológico, no pensamento de Heidegger, em meados da década de 1920, que resulta na introdução da metontologia, em 1927. Mais tarde, evidencia-se que a explicação de McNeill para o desaparecimento da metontologia, como consequência da visão de Heidegger, de meados dos anos 30, de que a projeção a priori do ser é uma retirada do ser (Entzug des Seins), permite dizer que esse desaparecimento não acarreta uma repentina falta de preocupação de Heidegger com o ôntico. Ao considerar a análise de Heidegger de “o matemático”, em Die Frage nach dem Ding, finalmente, argumenta-se que a metontologia desaparece do pensamento de Heidegger, porque sua dependência da ontologia a impede de explicar sua crescente preocupação com o ôntico, de maneira adequada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Kehre (turn) in Heidegger’s thought has been greatly discussed and debated. The introduction of the notion of metontology (Metontologie) in 1927 has fruitfully informed this debate since it entails a concern for the ontic domain on the part of Heidegger that is not present in earlier works. The fact that this notion disappears right after being introduced, however, challenges its contribution to this debate. In this paper, I show that the disappearance of metontology does not imply the disappearance of Heidegger’s concern for the ontic, but the opposite. I will begin by presenting Freeman’s view of a tension between the ontic and the ontological in Heidegger’s thought in the mid-to-late 20s that results in the introduction of metontology in 1927. Later on, I will show that McNeill’s explanation of the disappearance of metontology as a consequence of Heidegger’s mid-30s view that the a priori projection of being is a withdrawal of being (Entzug des Seins), allows saying that this disappearance does not entail Heidegger’s sudden lack of concern for the ontic. By considering Heidegger’s analysis of ‘the mathematical’ in Die Frage nach dem Ding, I will finally argue that metontology disappears from Heidegger’s thought because its dependency upon ontology prevents it to account for his increasing concern for the ontic properly.
  • Comments to “Metontology and Heidegger’s concern for the ontic after being and time: challenging the a priori”: some remarks on ‘the ontic’ Article

    Ainbinder, Bernardo
  • The power to tolerate Article

    Caro, Eduardo Fuentes

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La tolerancia es un privilegio de los poderosos. Una persona puede tolerar sólo si tiene el poder para interferir con aquello que objeta. En este artículo analizaré las circunstancias en las que alguien tiene el poder para tolerar. Argumentaré que la respuesta debe incorporar consideraciones tanto prácticas como metafísicas. Específicamente, defenderé que alguien tiene el poder para tolerar cuando sus propiedades fundan tal poder en la situación práctica en que ella se encuentra, según es caracterizada por sus intereses prácticos. Al hacerlo criticaré el análisis del mencionado poder realizado por Glen Newey.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Toleration is a privilege of the powerful. A person can tolerate only if she has the power to interfere with what she objects to. In this paper, I revise the circumstances in which someone has the power to tolerate. I argue that the answer must incorporate both metaphysical and practical considerations. Specifically, I argue that someone has the power to tolerate when her properties ground that power in the practical situation in which the person finds themselves, characterized by her practical interests. In doing so, I criticize Glen Newey’s analysis of this power.
  • Comentario a “The Power to Tolerate” Artículo

    Augier, Felipe Schwember
  • Reconstruindo a Era Secular em Charles Taylor Artigo

    Oliveira, Juliano Cordeiro da Costa

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute como Charles Taylor reconstrói a era secular. A tese de Taylor é que a era secular não pode estar restrita à ideia da saída da religião do espaço público (secularidade 1), nem apenas pode significar a diminuição de crenças e práticas religiosas (secularidade 2). Taylor propõe uma nova leitura da era secular (secularidade 3), segundo a qual o pluralismo de crentes e não crentes seria a melhor descrição para um mundo que se seculariza, mas que, ao mesmo tempo, as doutrinas de fé ainda continuam influenciado o modo de vida das pessoas. Taylor enfatiza que a religião ainda se relaciona com a formação das diversas identidades, à medida que exerce, ao mesmo tempo, uma perspectiva de reconhecimento dos sujeitos, mesmo em sociedades modernas. Na parte final do artigo, são discutidas críticas à filosofia de Taylor, a partir das propostas teóricas de Jürgen Habermas e Nancy Fraser. A metodologia consistiu em análises das obras de Taylor (principalmente Uma Era Secular, como obra-chave deste artigo), bem como de seus intérpretes e estudiosos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses how Charles Taylor reconstructs the secular age. Taylor’s thesis is that the secular age can not be restricted to the idea of the exit of religion from the public sphere (secularity 1), nor can it only means the reduction of religious beliefs and practices (secularity 2). Taylor proposes a new reading of the secular age (secularity 3), in which the pluralism of believers and non-believers would be the best description for a world that is secularizing, but at the same time, the doctrines of faith continue to influence people’s lifestyles. Taylor emphasizes that religion is still related to the formation of different identities, as it exercises, at the same time, a perspective of recognition of subjects, even in modern societies. In the final part of the paper, criticisms on Taylor’s philosophy are discussed, based on the theoretical proposals of Jürgen Habermas and Nancy Fraser. The methodology consisted of some of Taylor‘s works (mainly A Secular Age, as the key work of this article), as well as of its interpreters and scholars.
  • Dialéctica de la experiencia en Merleau-Ponty y Adorno Artículo

    Gamboa, Leonardo Verano

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El texto propone un diálogo entre fenomenología y teoría crítica, concretamente en Merleau-Ponty y Adorno. Sostenemos que la labor asignada por ellos a la filosofía pone en evidencia una concepción dialéctica de la experiencia en la que se reivindica el sentido de ésta como experiencia viva (lebendige Erfahrung). No obstante las fuertes objeciones dirigidas a la fenomenología por Adorno, Horkheimer y Marcuse, identificamos a modo de introducción la negatividad de la experiencia como rasgo característico en Husserl, Heidegger y Merleau-Ponty. En segundo lugar, nos ocupamos de la concepción de percepción como experiencia sensible en Merleau-Ponty, con el fin de precisar el sentido dialéctico de esta. En tercer lugar, señalamos la importancia que Adorno asigna al trabajo conceptual de la filosofía con el propósito de ver el sentido dialéctico de este que lo vincula a la experiencia viva de las cosas. Por último, identificamos a modo de conclusión puntos de encuentro en la concepción de la dialéctica en ambos autores y presentamos una reflexión sobre la actualidad de esta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The text proposes a dialogue between phenomenology and critical theory, specifically in Merleau-Ponty and Adorno.We argue that the work assigned by them to philosophy highlights a dialectical conception of experience in which its meaning as living experience is vindicated (Lebendige Erfahrung). Notwithstanding the strong objections to phenomenology by Adorno, Horkheimer, and Marcuse, we identify by way of introduction the negativity of experience as a characteristic feature in Husserl, Heidegger, and Merleau-Ponty. Second, we deal with the conception of perception as sensible experience in Merleau-Ponty, in order to clarify its dialectical meaning. Third, we point out the importance that Adorno assigns to the conceptual work of philosophy in order to see its dialectical meaning that links it to the living experience of things. Finally, by way of conclusion, we identify meeting points in the conception of dialectics in both authors and present a reflection on its current relevance.
  • Comentário a “Dialéctica de la experiencia en Merleau-Ponty y Adorno”: Breve comentário a favor de Husserl Artigo

    Andrade, Abah
  • La actualidad del esse en la metafísica tomista: perspectivas críticas Artículo

    Pérez, Manuel Alejandro Serra

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Una de las causas del renacimiento que la filosofía del ser de Tomás de Aquino ha tenido desde la mitad del siglo pasado es, sin duda, el impacto de los estudios que, sobre esta materia, llevó a cabo el medievalista francés Étienne Gilson. Acuciado por la crítica onto-teológica de M. Heidegger, Gilson y otros tomistas hicieron causa común para clarificar el alcance de la invectiva heideggerian-a, la cual juzgaba que la metafísica del ser del Aquinate habría caído también en un esencialismo o cosificación del ser. La propuesta de estos autores se centró en poner de relieve la original noción de ser (actus essendi) frente a intérpretes (algunos de la propia escuela tomista) que habrían oscurecido su significado, fundamentalmente su valor de actualidad suprema. A juicio de Gilson, Fabro y otros, la causa principal de este desenfoque habría sido la identificación de ser y existencia. Mi objetivo en este artículo es analizar críticamente algunas posiciones del tomismo contemporáneo y justificar la imposibilidad de identificar lo que Tomás de Aquino llama esse por existencia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: One of the causes of the rebirth that the philosophy of being of Thomas Aquinas has been experiencing since the middle of the last century is, without a doubt, the impact of the studies carried out on this subject by the French medievalist, Étienne Gilson. Spurred on by the onto-theological critique of M. Heidegger, Gilson and other Thomists, made common cause to clarify the scope of the Heideggerian invective, which judged that Aquinas’s metaphysics of being would also have fallen into an essentialism or reification of being. The proposal of these authors focused on highlighting the original notion of being (actus essendi) in front of interpreters (some from the Thomist school itself) who would have obscured its meaning, fundamentally its supreme current value. In the opinion of Gilson, Fabro and others, the main cause of this blurring would be the identification of being and existence. My objective in this article is to critically analyze some positions of contemporary Thomism and justify the impossibility of identifying what Thomas Aquinas calls esse by existence.
  • Comentário a “La actualidad del esse em la metafísica tomista: perspectivas críticas” Artigo

    Janunzi Neto, Antonio
  • Comentário a “La Actualidad del esse en la metafísica tomista: perspectivas críticas” Artigo

    Lima, José Jivaldo
  • Socioconstrutivismo: críticas e respostas Artigo

    Silva, Marcos Rodrigues da

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo apresenta e discute quatro objeções que têm sido direcionadas ao socioconstrutivismo, enquanto concepção de ciência: i) sua impossibilidade teórica; ii) sua implausibilidade teórica; iii) sua irrelevância; iv) sua indesejabilidade. O artigo sustenta a inadequação das quatro objeções, sugere a importância do socioconstrutivismo, mas defende que essa posição não é nem a única nem a melhor, para nossa compreensão da ciência, porém, apenas mais uma, dentre tantas contribuições filosóficas para essa compreensão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper introduces and discusses four objections that have been adressed to social constructivism as an approach regarding science: i) its theoretical impossibility; ii) its theoretical implausibility; iii) its irrelevance; iv) its undesirability. This paper advocates the unsuitability of the four objections, means the significance of social constructivism, but argues for that this philosophical stance is neither the only nor the best one for our understanding of the science, but instead just one of many philosophical contributions to this understanding.
  • Ética dialética da Interpretação: A hermenêutica romântica de Friedrich Schleiermacher Artigo

    Mancilla, Mauricio

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo a seguir tem como objetivo expor o pensamento hermenêutico de Friedrich Schleiermacher (1768-1834), levando em conta o contexto germinativo fértil de sua obra e sua influente posição filosófica, no âmbito do “primeiro romantismo alemão” (Frühromantik). Schleiermacher renuncia a um importante fundamento transcendental a-histórico, em favor de uma compreensão situada, a qual se configura através do diálogo. A hipótese central deste artigo alerta que o desenvolvimento paralelo e sistemático das lições sobre ética, dialética e hermenêutica, em Schleiermacher, não é mera coincidência, muito menos um sintoma isolado, senão que revela um projeto de caráter orgânico. Por um lado, será examinado - à luz de seus textos - o papel da linguagem como variável histórica e social para a compreensão e, por outro, algumas reflexões sobre as novas possibilidades de seu método hermenêutico e suas implicações, para a reflexão filosófica contemporânea.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The following article aims to expose the hermeneutic thought by Friedrich Schleiermacher (1768-1834), considering the fertile germinal context of his work and his influential philosophical position within the framework of “early romanticism” (Frühromantik). Schleiermacher renounces an ahistorical transcendental foundation in favor of a situated understanding, which is configured through dialog. The central hypothesis of this article warns that the parallel and systematic development of the lessons on ethics, dialectics and hermeneutics in Schleiermacher is not a mere coincidence, much less an isolated symptom, but reveals a project of an organic nature. On the one hand, it is examined -in the light of their texts- the role of language as a historical and social variable for understanding and, on the other hand, some reflections on the new possibilities of his hermeneutical method and its consequences for contemporary philosophical reflection.
  • Comentário a “Ética dialética da interpretação: a hermenêutica romântica de Friedrich Schleiermacher” Artigo

    Back, Rainri
  • James Scott e a origem agrária do estado: um rousseauismo inconfesso Artigo

    Bandera, Mauro Dela

    Resumo em Português:

    Resumo: A narrativa de Rousseau sobre a origem do Estado foi retomada nos últimos séculos por diversas tradições, fazendo-se notar no seio do iluminismo escocês e nos trabalhos de Engels. James Scott, em seu recente livro Contra o grão, de 2017, ecoa algumas teses de Rousseau. Dentre tantos pontos de convergência, três se destacam e serão analisados no decorrer deste artigo: i) de um lado, a variedade dos modos de ser e de se relacionar com a natureza dos povos sem Estado, a idade de ouro dos bárbaros; de outro, a estratificação dos povos sob o Estado, o empobrecimento dos agricultores cerealistas; ii) as condições ecológicas raras e especialíssimas favoráveis à emergência do aparelho estatal, em oposição às dificuldades de se formar o Estado, em regiões de abundância naturais, donde se faz necessário estabelecer a hipótese de mudanças climáticas que alteram as condições de existência; iii) e, por fim, a importância dos grãos para o processo civilizatório, isto é, a afinidade entre economia agrária de cereais e Estado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Rousseau’s narrative about the origin of the State was recovered in the last centuries by several traditions, being noticed in the heart of the Scottish Enlightenment and in the works of Engels. James Scott, in his recent book Against the Grain of 2017, echoes some of Rousseau’s theses. Among many points of convergence, three stand out and will be analyzed in the course of this article: i) on the one hand, the variety of ways of being and relating to the nature of stateless peoples, the golden age of the barbarians; on the other, the stratification of peoples under the State, the impoverishment of cereal farmers; ii) the rare and very special ecological conditions favorable to the emergence of the State apparatus, as opposed to the difficulties of forming a State in regions of natural abundance, which imposes the necessity to establish the hypothesis of climate changes that alters the conditions of existence; iii) and, finally, the importance of grains for the civilizing process, that is, the affinity between the agrarian economy of cereals and the State.
  • Comentário a “James Scott e a origem agrária do estado: um rousseauismo inconfesso” Artigo

    Vargas, Thiago
  • Sobre a origem da linguagem de Herder, o seu legado e a inevitável reflexão a fazer no hipotético quadro de singularidade tecnológica Artigo

    Castro, Paulo Alexandre e

    Resumo em Português:

    Resumo: Johann Gottfried Herder, à semelhança dos seus contemporâneos, reflectiu sobre a linguagem e, em 1772, publicou o Ensaio Sobre a Origem da Linguagem, que, no ano anterior, lhe valera a distinção da Academia de Berlim para melhor ensaio. No entanto, ainda hoje, muito do seu pensamento é desconhecido, ignorando-se, por isso, que algumas das modernas abordagens da filosofia contemporânea, da antropologia filosófica ou mesmo da sociobiologia estão já aí enunciadas, nomeadamente nas narrativas decorrentes da enunciação das quatro leis naturais. Mais do que a justificação sobre a origem da linguagem, o ensaio do filósofo permite ainda compreender a natureza humana, inserindo no coração da antropologia filosófica a sua génese, e contrariando, se não mesmo confrontando, dessa forma, a tradição divina dessa atribuição. Assim, num primeiro momento, far-se-á uma análise genérica da obra, ressaltando as teses fundamentais que permitirão o estabelecimento do diálogo com algumas das abordagens filosóficas contemporâneas. De seguida, admitindo a possibilidade de um cenário de singularidade tecnológica, tal como enunciado por Irving John Good, Vernor Vinge ou Ray Kurzweil, verificar a plausibilidade e a validade das teses de Herder, no que concerne ao alcance da linguagem e à natureza humana, e de como isso poderá constituir uma fronteira de resistência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Johann Gottfried Herder, like his contemporaries, reflected on language and in 1772 published the Treatise on the Origin of Language, which in the previous year had earned the distinction of the Berlin Academy for best essay. However, even today, much of his thought is unknown, ignoring the fact that some of the modern approaches of contemporary philosophy, philosophical anthropology or even sociobiology are already stated there, namely in the narratives resulting from the enunciation of the four natural laws. More than justifying the origin of language, the philosopher’s essay also allows us to understand human nature, inserting its genesis at the heart of philosophical anthropology and contradicting, if not even confronting in this way, the divine tradition of this attribution. Thus, at first, a generic analysis of the work will be carried out, highlighting the fundamental theses that will allow the establishment of a dialogue with some of the contemporary philosophical approaches. Then, admitting the possibility of a scenario of technological singularity, as stated by Irving John Good, Vernor Vinge or Ray Kurzweil, to verify the plausibility and validity of Herder’s theses regarding the scope of language and human nature and how this could constitute a frontier of resistance.
  • Comentário a “Sobre a origem da linguagem de Herder, o seu legado e a inevitável reflexão a fazer no hipotético quadro de singularidade tecnológica” Artigo

    Carvalho, Ana Branca Soeiro de
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