Adaptação transcultural da Mind Excessively Wandering Scale para avaliação de atividade mental

Tiago Figueiredo Pilar Erthal Dídia Fortes Phillip Asherson Paulo Mattos Sobre os autores

Resumo

Introdução:

O conceito de devaneio se refere a períodos nos quais a atenção e o conteúdo do pensamento de distanciam da ideia original ou da atividade que estava sendo realizada. O fenômeno ocorre na população em geral, e a Escala Mind Excessively Wandering Scale (MEWS) avalia sua frequência, intensidade e desfechos negativos associados.

Objetivos:

Descrever a adaptação transcultural da MEWS.

Métodos:

A adaptação transcultural envolveu cinco etapas: tradução, retrotradução, apreciação da equivalência semântica e administração em amostra de conveniência composta de 20 adultos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e 20 controles normais.

Resultados:

Os resultados demonstraram equivalência satisfatória entre as versões original e traduzida. Uma versão síntese para o português brasileiro é apresentada.

Conclusão:

A MEWS fornece informações importantes sobre atividade mental, algo particularmente importante em casos de TDAH. A versão em português brasileiro deverá ser bem acolhida, permitindo investigar respostas específicas ao tratamento e obter novas medidas de desfechos.

Descritores:
TDAH; devaneio; atenção

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br