Sintomas de transtorno de ansiedade definidos conforme o DSM-IV em um grupo de crianças malaias na terceira infância segundo a Escala de Ansiedade Infantil de Spence

Atefeh Ahmadi Mohamed Sharif Mustaffa Amirmudin Udin AliAkbar Haghdoost Sobre os autores

Introdução

Transtornos de ansiedade são a doença de saúde mental mais comum em crianças na terceira infância. O objetivo deste estudo foi examinar sintomas de transtorno de ansiedade conforme definidos na 4ª edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV) em uma grande amostra comunitária de crianças de baixo nível socioeconômico vivendo em zona rural na Malásia e investigar as propriedades psicométricas (consistência interna, construto, validade convergente e frequência de respostas muitas vezes e sempre) da versão malaia da Escala de Ansiedade Infantil de Spence - Versão para Crianças.

Método

Um total de 600 crianças com idade entre 9 e 11 anos e 424 pais responderam todas as questões das versões da escala para crianças e para pais.

Resultados

Os resultados indicaram que a confiabilidade interna das subescalas variou de moderada a suficiente. Correlações significativas entre os relatos das crianças e de seus pais reforçaram a validade convergente do instrumento. O nível de ansiedade observado na amostra de crianças malaias foi menor do o nível relatado para crianças na África do Sul e maior do que em crianças de países ocidentais. A frequência das respostas escolhidas pelos estudantes malaios demonstrou algumas similaridades e diferenças em relação a outras culturas. A análise fatorial confirmatória revelou evidência da presença de cinco fatores inter-relacionados para transtorno de ansiedade com base na escala avaliada.

Conclusão

Embora algumas propriedades psicométricas do instrumento avaliado tenham desviado dos resultados obtidos em outros países, a escala parece útil para avaliar sintomas de ansiedade na infância na Malásia.

Escala de Ansiedade Infantil de Spence; ansiedade; crianças; versão malaia


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br