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Avaliação dos níveis de adesão ao "protótipo psicodinâmico" na psicoterapia psicodinâmica com crianças: um estudo de caso (resultados preliminares)

Objetivo:

Analisar o grau de adesão a um "protótipo psicodinâmico" durante o primeiro ano de psicoterapia psicodinâmica de duas crianças tratadas uma vez por semana.

Método:

Trata-se de um estudo longitudinal, descritivo, com desenho de medidas repetidas baseado no método de estudo de caso sistemático. Participaram do estudo dois meninos em idade escolar (aqui referidos como Walter e Peter) e seus terapeutas. Todas as sessões foram gravadas em vídeo e áudio. Foram selecionadas 10 sessões de cada caso para análise neste estudo preliminar. Examinadores treinados (aleatoriamente selecionados em pares) avaliaram de forma independente e cega cada sessão utilizando o Child Psychotherapy Q-Set (CPQ). Especialistas experientes em terapia psicodinâmica e terapia cognitivo-comportamental oriundos de diversos países pontuaram cada um dos 100 itens do CPQ em relação ao grau em que o item caracterizava uma sessão ideal hipotética de cada modalidade de tratamento. Foi realizada uma série de testes t pareados comparando os escores de aderência análogos a cada sessão.

Resultados:

Não houve correlações significativas entre a passagem do tempo e a aderência aos protótipos. O tratamento de Walter aderiu a ambos os protótipos e o tratamento de Peter não aderiu a nenhum dos protótipos.

Conclusão:

A teoria e a prática da psicoterapia de criança não são absolutamente coincidentes. Sessões reais de psicoterapia não necessariamente se assemelham aos protótipos ideais.

Psicoterapia psicodinâmica; crianças; estudo de caso


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