Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades psicométricas da versão portuguesa da Escala de Agressão Impulsiva e Premeditada em amostras comunitárias e forenses

Resumo

Introdução

A agressão pode ser definida de acordo com as características de impulsividade ou premeditação. A impulsividade é definida como uma forma descontrolada e não planeada de agressão. Pelo contrário, a premeditação requer planejamento e orienta-se para um objetivo.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi validar as propriedades psicométricas básicas da Escala de Agressão Impulsiva e Premeditada (Impulsive/Premeditated Aggression Scale – IPAS) para o português europeu. A escala avalia a agressão de acordo com características impulsivas e premeditadas, que são consideradas as formas predominantes do comportamento agressivo, e pode ser usada em contextos comunitário, forense e clínico.

Métodos

A escala foi aplicada a participantes de uma amostra comunitária (n = 957; 424 homens) e reclusos (n = 115, todos homens).

Resultados

A consistência interna e a confiabilidade indicaram que a escala possui boas propriedades psicométricas para as duas amostras. Os dados da análise de componentes principais (principal component analysis – PCA) demonstraram semelhanças com estruturas fatoriais previamente reportadas na literatura.

Conclusão

A escala revelou ser sensível à classificação bimodal da agressão em amostras comunitárias e forenses, indicando sua utilidade na caracterização de padrões agressivos.

IPAS; propriedades psicométricas; agressão impulsiva; agressão premeditada; padrão de agressividade

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br