Caracterização do comportamento suicida em crianças em episódio depressivo: estudo de série de casos

Ana Luiza Pereira de Souza Beatriz Werkhaizer Segolin Paula Bedim Pessanha Tânia Queiroz de Araújo Abreu Yasmin Emi Enemu Mino Filipe Augusto Cursino de Freitas Nadja Cristiane Lappann Botti Sobre os autores

Resumo

Introdução

O comportamento suicida infantil está relacionado com vicissitudes específicas da infância, representadas por fatores de risco, incluindo fatores predisponentes, internos e ambientais.

Objetivo

Caracterizar o comportamento suicida em crianças de 5 a 12 anos com diagnóstico de episódio depressivo.

Métodos

Quinze participantes, com idades entre 5 e 12 anos, foram avaliados em um centro de saúde mental da infância e adolescência de Belo Horizonte, MG, Brasil. Todos os participantes tinham histórico de tentativa de suicídio e estavam em um episódio depressivo no momento da avaliação.

Resultados

As vulnerabilidades relacionadas às próprias crianças foram automutilação, agressão, perda de uma figura familiar importante, abuso sexual, distúrbios da sexualidade, uso de álcool ou outras drogas e maus-tratos. Em relação a estrutura e dinâmica familiar, foram encontrados fatores como doença psiquiátrica na família, conflito ou violência familiar, abandono ou rejeição, histórico de comportamento suicida na família, pais usuários de álcool e outras drogas e pais separados. Os fatores relacionados à escola foram assédio moral, dificuldades/atrasos escolares, bom desempenho escolar, mau comportamento, agressão física, abandono escolar e agressividade. Os principais métodos utilizados nas tentativas de suicídio foram lesões por objetos pontiagudos ou contundentes e autoenvenenamento intencional.

Conclusão

As comorbidades psiquiátricas e o histórico prévio de distúrbios na família e na escola são fatores importantes a serem considerados em relação ao comportamento suicida em crianças com episódios depressivos.

Suicídio; criança; transtorno depressivo

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br