Acessibilidade / Reportar erro

O Teste dos Cinco Dígitos na avaliação de idosos com baixa escolaridade: validade de construto e confiabilidade em uma amostra clínica do Brasil

Resumo

Introdução

Na avaliação de idosos com educação formal muito baixa, os testes típicos de atenção seletiva e controle inibitório são enviesados devido à dependência de habilidades básicas de leitura. Nesse sentido, pretende-se avaliar as características psicométricas do Teste dos Cinco Dígitos (Five Digits Test, FDT), teste de paradigma Stroop-numérico, em idosos sem transtornos cognitivos, em pacientes com comprometimento cognitivo e em pacientes com demência.

Métodos

Foram avaliados 211 idosos brasileiros com baixa escolarização formal por meio do FDT e outras medidas cognitivas. Analisamos a validade de construto e a confiabilidade por correlações e consistência interna.

Resultados

O FDT apresentou correlações fracas com testes de inteligência cristalizada e correlações de moderadas ou fortes com medidas de inteligência fluida, medidas cognitivas globais e testes de funções executivas. O teste apresentou consistência interna elevada (>0.900).

Conclusão

Em conjunto, os resultados sugerem que o FDT é uma medida válida e confiável para a avaliação da velocidade de processamento e funções executivas em idosos com baixa escolaridade.

Funções executivas; velocidade de processamento; testes neuropsicológicos; testes psicológicos

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br