Introdução:
Esta pesquisa empírica se baseou na análise dos resultados de um estudo sobre preditores de abandono de psicoterapia psicanalítica de crianças. Os objetivos foram caracterizar a amostra de crianças que recebeu alta em psicoterapia psicanalítica, examinar a relação entre variáveis sociodemográficas/ clínicas e alta em psicoterapia psicanalítica de crianças e averiguar preditores de alta em psicoterapia psicanalítica de crianças.
Método:
Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, retrospectivo no qual foram analisados os registros de 600 prontuários de crianças atendidas em três instituições que oferecem cursos de pós-graduação em psicoterapia psicanalítica em Porto Alegre, RS, Brasil.
Resultados:
A análise dos prontuários indicou que 24,2% dos pacientes crianças receberam alta do tratamento. As variáveis avaliação neurológica e duração do tratamento foram identificadas como preditoras de alta em psicoterapia psicanalítica de crianças nesta amostra.
Conclusão:
Os preditores de alta podem coincidir com aqueles de abandono, mas não são os mesmos. Nesta amostra, a construção da aliança terapêutica e o entendimento das razões pelas quais as crianças precisam de psicoterapia por parte de seus pais ou responsáveis foram consideradas como possíveis explicações para os resultados encontrados.
Alta do paciente; psicoterapia; criança; psicologia clínica