Acessibilidade / Reportar erro

Qual o tempo apropriado pata medir fatores de resultado e processo em psicoterapia psicodinâmica?

Resumo

Introdução

Diferentes instrumentos e formas de medir fatores relacionados ao progresso e à efetividade da psicoterapia psicodinâmica (PDT) têm sido amplamente discutidos na literatura. No entanto, não há diretrizes estabelecidas sobre o tempo apropriado para que essas medidas sejam realizadas.

Objetivos

O objetivo deste estudo é problematizar qual o momento apropriado para medir resultados iniciais (sintomas, relações interpessoais e papel social) e fatores de processo (aliança) nos estágios iniciais da PDT.

Métodos

Realizou-se estudo de coorte naturalista que acompanhou 304 pacientes durante os primeiros seis meses de psicoterapia. A aliança terapêutica foi avaliada após quatro sessões; sintomas, relações interpessoais e papel social foram avaliados na entrevista de entrada e após 12 e 24 sessões.

Resultados

Nossos resultados indicam que quatro sessões foram suficientes para medir a dimensão do vínculo da aliança terapêutica, enquanto que é necessário mais tempo para medir adequadamente outros aspectos da aliança terapêutica, como tarefas e objetivos. No entanto, 12 sessões de tratamento revelaram-se suficientes para detectar melhora em todas as dimensões dos instrumentos de resultados com tamanhos de efeito moderados, e esses ganhos se mostraram estáveis na 24ª sessão.

Conclusão

De acordo com nossos achados, 12 sessões parecem ser suficientes para acessar os ganhos iniciais na PDT, porém mais estudos são necessários para avaliar o tempo apropriado de medir todos os aspectos da aliança terapêutica. São necessários mais estudos para avaliar o tempo apropriado para avaliar os ganhos intermediários e de longo prazo em relação a sintomas, função interpessoal e função social.

Psicoterapia psicodinâmica; psicoterapia; estudos de coorte; relações interpessoais; resultado de tratamento

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br