Narrativa de mães de crianças com transtorno do espectro do autismo: foco no comportamento alimentar

Cristiane P. Lázaro Milena P. Pondé Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Investigar o comportamento alimentar de indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA) através das narrativas de suas mães.

Métodos

Os dados sobre os hábitos alimentares dos indivíduos com TEA foram coletados utilizando entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com as mães. As entrevistas foram gravadas, transcritas e codificadas usando o programa NVivo.

Resultados

Dezoito mães de meninos/jovens homens com autismo participaram do estudo. A análise produziu três categorias principais: padrões alimentares, a atitude da família em relação aos hábitos alimentares da criança e comportamentos relacionados à alimentação.

Conclusão

Os resultados mostram que os fatores relacionados ao autismo podem afetar as escolhas alimentares da criança. Os fatores ambientais, particularmente o comportamento dos pais, também podem desempenhar um papel decisivo, tanto no reforço das escolhas alimentares da criança quanto no incentivo a uma dieta mais saudável e diversificada. Os profissionais devem instruir os pais sobre o seu papel decisivo no reforço ou desencorajamento do comportamento inapropriado nas refeições em crianças com TEA.

Descritores
Transtorno do espectro do autismo; problemas de comportamento; estilo dos pais; métodos qualitativos; transtornos alimentares

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br