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Problemas emocionais e comportamentais: um estudo de base escolar no sul do Brasil

Resumo

Introdução

A avaliação da saúde mental na infância necessita ser realizada dentro de um contexto amplo que considere os diferentes fatores envolvidos.

Objetivo

Verificar a prevalência de problemas emocionais e comportamentais em escolares, bem como fatores associados.

Método

Estudo transversal, com amostra de base escolar em que foram selecionadas 20 escolas por amostragem aleatória sistemática. Participaram crianças com 7-8 anos e seus pais ou principais cuidadores. A presença de problemas emocionais e comportamentais nas crianças foi rastreada pelo Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ).

Resultados

Foram avaliadas 596 díades. A prevalência de problemas emocionais e comportamentais foi de 30,0% entre os meninos e 28,2% entre as meninas. Sintomas de hiperatividade/desatenção foram mais prevalentes entre meninos (p=0,015). Pertencer a camadas menos favorecidas economicamente aumentou em 71% a probabilidade de problemas emocionais e comportamentais entre os escolares (p=0,001), enquanto ter pais ou cuidadores com transtorno mental aumentou 2,2 vezes tal probabilidade (p<0,001). Conclusões: Nossos achados demonstram a elevada prevalência de problemas emocionais e comportamentais entre escolares, bem como a influência das condições econômicas e da saúde mental de pais e cuidadores sobre a saúde mental infantil.

Escolares; problemas emocionais e comportamentais; saúde mental infantil

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