Dimensões emocionais em pessoas com comportamento agressivo: diferentes respostas a estímulos visuais

Carlos Gantiva Erwin Estupiñan Ingrid Montaña María Sierra Eva Zocadegui Tania Romo-González Sobre os autores

INTRODUÇÃO:

A interação emocional entre atributos pessoais e o ambiente é um elemento fundamental para o entendimento da agressão. O objetivo deste estudo é identificar as respostas emocionais de pessoas com diferentes traços de agressividade para a exposição a figuras com conteúdo afetivo diverso.

MÉTODOS:

Trezentos e quinze indivíduos foram divididos em cinco grupos de acordo com seus resultados no questionário Buss-Perry Aggression Questionnaire, que consiste de 24 figuras do Sistema Internacional de Figuras com Conteúdo Emocional, mostrando agressão, sofrimento alheio, cenas entre pais e filhos e com conteúdo sexual. Cada figura foi avaliada quanto às dimensões de prazer, alerta e dominância usando a escala Self-Assessment Manikin.

RESULTADOS:

As figuras com conteúdo sexual foram mais apetitivas, e foram relacionadas a maior reposta de alerta nos grupos de indivíduos com alguma dimensão associada à agressão quando comparados ao grupo não agressivo.

CONCLUSÕES:

Encontrou-se uma forte interação entre traços agressivos (e.g., agressão verbal, agressão física, raiva e hostilidade) e figuras com conteúdo sexual. Essa interação é decisiva para o entendimento das fases tardias dos comportamentos agressivos e a agressão sexual.

Emoções; agressão; motivação; violência sexual; alerta


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br