Accessibility / Report Error

Estudo de validação e invariância de gênero da Escala de Crenças Acerca da Aparência Corporal numa amostra da comunidade de adultos heterossexuais num relacionamento comprometido

Patrícia M. Pascoal Maria-João Alvarez Magda Sofia Roberto Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Avaliar as propriedades psicométricas da Beliefs About Appearance Scale (BAAS), nomeadamente sua estrutura fatorial e invariância, fidelidade e validade quando aplicada a adultos de uma amostra comunitária.

Métodos

Participaram 810 heterossexuais portugueses envolvidos numa relação de compromisso. Uma vez que a análise fatorial confirmatória não apoiou a estrutura original da escala, conduziu-se uma análise exploratória.

Resultados

Extraiu-se uma versão da escala com 12 itens, que integra duas dimensões: uma pessoal e outra social. O modelo fatorial composto por esta estrutura bidimensional revelou um ajustamento adequado aos dados, após a análise fatorial confirmatória. A análise confirmatória multigrupos indicou invariância entre os gêneros. A validade concorrente e discriminante e a consistência interna foram estimadas e apresentaram valores adequados.

Conclusões

A versão final, com 12 itens, da BAAS avalia com acuidade as crenças acerca da aparência corporal e pode ser utilizada em diferentes contextos de investigação.

Descritores:
Aparência corporal; crenças; validação; análise fatorial; análise multigrupos

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br