Acessibilidade / Reportar erro

Modificação de viés atencional com base em tarefa de atenção visual: questões metodológicas, resultados e relevância clínica

Introdução:

O viés atencional, definido como a tendência a direcionar ou manter a atenção focada em uma classe específica de estímulos, pode ter um papel importante na etiologia e manutenção dos transtornos mentais. A modificação do viés atencional tem sido estudada como forma adicional de tratamento dirigida ao processamento automático.

Objetivos:

Esta revisão sistemática da literatura compara e discute questões metodológicas, evidências de resultados positivos e potenciais aplicações clínicas dos estudos sobre a modificação do viés atencional (MVA) baseados em uma tarefa de atenção visual.

Métodos:

As bases de dados Web of Knowledge, PubMed e PsycInfo foram pesquisadas usando os descritores attentional bias modification, attentional bias manipulation e attentional bias training. Foram selecionados estudos empíricos sobre treinamento para MVA baseados em tarefa de atenção visual escritos em inglês e publicados entre 2002 e 2014.

Resultados:

Cinquenta e sete estudos atenderam aos critérios de inclusão. A maioria (78%) obteve sucesso no treinamento da atenção na direção prevista, e 71% tiveram seus resultados generalizados a outras medidas correlacionadas com os sintomas.

Conclusões:

A MVA tem utilidade clínica potencial, mas, para atingir a padronização de métodos e a maximização de sua aplicabilidade, estudos futuros deverão incluir amostras clínicas e ser baseados nos resultados dos estudos sobre sua eficácia.

Terapia comportamental; terapia cognitiva; resultados de estudos; psicologia experimental


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br