Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação do Inventário de Estressores para Adultos (IE)

Resumo

Introdução

Muitas pesquisas têm sido realizadas sobre o estresse e seus impactos na saúde das populações.

Objetivo

Desenvolver e validar um instrumento para identificação dos principais estressores e sua magnitude em pessoas com estresse.

Método

O instrumento foi construído a partir da análise de 20 entrevistas realizadas com adultos apresentando estresse de acordo com a Escala de Percepção de Estresse (10 homens e 10 mulheres). Um total de 46 afirmativas derivaram desta análise, referindo-se a situações estressantes em diferentes áreas da vida. Cada afirmativa foi avaliada em uma escala do tipo Likert, indicando o grau de impacto e a capacidade do respondente de lidar com o estressor descrito. A validação foi realizada com amostra não probabilística de 450 adultos, com idades entre 18 e 65 anos, 62,7% mulheres e 37,3% homens, que responderam o instrumento e a Escala de Percepção de Estresse, permitindo a validação do critério.

Resultados

A análise fatorial exploratória identificou 42 itens válidos e os agrupou em oito fatores que explicaram 64,5% da variância total. Esses fatores foram estressores financeiros; do ambiente de trabalho; cognitivos e comportamentais; do ambiente familiar; do estado de saúde; relacionados a condições de relaxamento; relacionados à carga de trabalho; e estressores dos relacionamentos sociais. O alfa de Cronbach para o instrumento foi de 0,94, e observou-se relação entre o inventário desenvolvido e a Escala de Percepção de Estresse, possibilitando a aceitação da hipótese de validação.

Conclusões

Os resultados foram psicometricamente satisfatórios e possibilitaram a disponibilização de um novo instrumento para intervenções de estresse.

Estresse; estressores; avaliação psicológica

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br