Associação entre perfecionismo e afeto negativo e positivo: o papel da regulação emocional cognitiva e do stresse/coping percebidos

Juliana Castro Maria João Soares Ana T. Pereira António Macedo Sobre os autores

Resumo

Objetivo

Explorar 1) se o perfeccionismo, o estresse/copingpercebidos e a regulação emocional cognitiva (REC) estão associadas e predizem o afeto negativo/positivo (AN/AP); e 2) se a REC e o estresse/copingestão associados e mediam a relação perfeccionismo-AN/AP. Existe uma distinção entre o perfeccionismo mal-adaptativo/adaptativo na associação com o AN/AP. A REC e o estresse/copingpoderão mediar as associações entre o perfeccionismo mal-adaptativo/adaptativo-AN/AP.

Métodos

344 estudantes (68.4% do sexo feminino) completaram as Escalas Multidimensionais do Perfeccionismo de Hewitt & Flett e de Frost, a Escala Multidimensional de Perfeccionismo Compósita, o Perfil dos Estados de Humor, a Escala de Estresse Percebido e o Questionário da Regulação Emocional Cognitiva.

Resultados

Os preditores do AN foram o perfeccionismo adaptativo/mal-adaptativo, a REC mal-adaptativa e o estresse percebido (positivamente), a reavaliação positiva e planeamento e o coping(negativamente). Os preditores do AP foram o perfeccionismo adaptativo/mal-adaptativo e o estresse percebido (negativamente), a reavaliação positiva e planeamento, a refocalização positiva e o copingpercebido (positivamente). A associação entre o perfeccionismo mal-adaptativo e o AN foi mediada pela REC mal-adaptativa/baixa REC adaptativa, pelo estresse/baixo copingpercebidos. A associação entre o perfeccionismo mal-adaptativo/adaptativo e baixo AP foi mediada pelo estresse percebido. O elevado AP foi determinado pelo baixo perfeccionismo mal-adaptativo e esta associação foi mediada pela REC adaptativa e pelo coping. A associação entre o perfeccionismo adaptativo e o AN foi mediada pela REC mal-adaptativa e pelo estresse percebido.

Conclusão

A REC e o estresse/copingpercebidos estão associados e medeiam as associações entre o perfeccionismo e AN/AP.

Perfecionismo; regulação emocional cognitiva; estresse/copingpercebidos; afeto negativo; afeto positivo

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br