Acessibilidade / Reportar erro

Regulação emocional como mediadora de reduções em ansiedade e depressão no Protocolo Unificado para o tratamento transdiagnóstico de transtornos psicológicos: ensaio clínico randomizado duplo-cego

Resumo

Objetivo:

É importante, na avaliação da eficácia de tratamentos, examinar como a intervenção tem efeito e identificar suas consequências. O presente estudo investiga o papel da regulação emocional enquanto mediadora de desfechos do tratamento que emprega o Protocolo Unificado (PU) para o tratamento transdiagnóstico de transtornos psicológicos.

Método:

Este artigo descreve um ensaio clínico randomizado duplo-cego. Uma amostra de 26 indivíduos foi selecionada com base em escores pré-estabelecidos para o Inventário de Depressão de Beck e o Inventário de Ansiedade de Beck, e seus diagnósticos finais foram confirmados utilizando o instrumento Anxiety Disorders Interview Schedule for DSM-IV (ADIS-IV). A amostra foi dividida aleatoriamente em dois grupos: controle e tratamento (13 pacientes em cada). O grupo tratamento recebeu 20 sessões de PU de 1 hora cada. O Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Ansiedade de Beck Beck e Escala de Dificuldades de Regulação Emocional foram administrados em duas etapas, antes e depois do tratamento.

Resultados:

O PU reduziu a ansiedade e a depressão em pacientes, ao melhorar a regulação emocional. Além disso, os resultados mostraram que as subescalas dificuldade de se engajar em comportamentos orientados por objetivos e não aceitação de resposta emocional responderam por 62% da variância nos escores de ansiedade. Nos escores de depressão, duas subescalas, dificuldade de se engajar em comportamentos orientados por objetivos e falta de claridade emocional, explicaram 72% da variância.

Conclusão:

A regulação emocional pode ser considerada o principal fator mediador e também preditora de desfechos do tratamento transdiagnóstico baseado no PU.

Registro do ensaio clínico:

Iranian Registry of Clinical Trials, IRCT2017072335245N1.

Descritores:
Regulação emocional; mediador; desfechos de tratamento; protocolo unificado; ensaio clínico randomizado

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br