Acessibilidade / Reportar erro

As desordens temporomandibulares e os transtornos alimentares: uma revisão de literatura

INTRODUÇÃO:

As disfunções temporomandibulares (DTM) e os transtornos alimentares (TA) envolvem a função e a parafunção da cavidade oral e apresentam altos índices de comorbidade médica e psicológica. No entanto, pouco se sabe sobre as possíveis associações entre essas entidades clínicas, e poucos artigos avaliaram a existência de uma relação elas.

MÉTODOS:

Uma busca foi realizada nas bases de dados SciELO, LILACS e PubMed/MEDLINE a fim de encontrar artigos relevantes escritos em inglês e português. Apenas estudos envolvendo seres humanos foram incluídos, e não foi estabelecido um limite para ano de publicação.

RESULTADOS E CONCLUSÕES:

Há evidências da correlação entre DTM e TA, mas essa comorbidade precisa ser melhor compreendida. A presença de sintomas depressivos é um fator agravante que também precisa ser levado em consideração durante o diagnóstico e tratamento desses pacientes.

Transtornos da articulação temporomandibular; transtornos da alimentação; depressão; adolescente


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br