Acessibilidade / Reportar erro

Manejo de sintomas comportamentais severos em um paciente com encefalite-anti-NMDAR: relato de caso e literatura atual

Objetivo:

Sintomas psiquiátricos surgem em estágios precoces da encefalite antirreceptor N-metil-D-aspartato (NMDAR), o que faz muitos pacientes procurarem tratamento em serviços de psiquiatria antes de se dirigirem a unidades de clínica geral. Embora muitos artigos sobre encefalite anti-NMDAR venham sendo publicados na comunidade científica internacional, poucos enfatizam o papel do psiquiatra no seu manejo sintomatológico.

Descrição do caso:

O presente artigo relata o caso de um paciente que desenvolveu encefalite anti-NMDAR em nosso serviço e discute manejo de alterações comportamentais com base na literatura científica atual. Altas doses de antipsicóticos atípicos e benzodiazepínicos foram usados para controle de agitação, e trazodona foi utilizada para tratar insônia.

Comentários:

A interconsulta psiquiátrica pode ajudar no ajuste de condutas de toda a equipe assistente para as complicações neuropsiquiátricas que possam surgir na evolução de pacientes internados por encefalite anti-NMDAR.

Encefalite anti-NMDAR; interconsulta psiquiátrica; sintomas comportamentais.


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br