Acessibilidade / Reportar erro

Terapia cognitivo-comportamental para depressão resistente ao tratamento em adultos e adolescentes: uma revisão sistemática

Resumo

Objetivos

Realizar uma revisão sistemática sobre o uso da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e sua eficácia no tratamento da depressão resistente ao tratamento em adultos e adolescentes.

Métodos

Realizamos uma revisão sistemática utilizando os critérios do Prisma Guidelines, nos seguintes bancos de dados: PubMed, SciELO, Psychiatry Online, Scopus, PsycArticles, Science Direct e Journal of Medical Case Reports. Estudos controlados randomizados, estudos abertos e relatos de casos foram incluídos neste estudo.

Resultados

A pesquisa retornou um total de 1.580 artigos, publicados de 1985 até 2017. Após aplicarmos os critérios de inclusão, 17 artigos foram selecionados, seus textos completos foram lidos e 8 foram incluídos nesta revisão. Do total, quatro eram estudos controlados randomizados com adultos, tendo um incluído um período de seguimento pós-estudo; dois eram estudos controlados randomizados com adolescentes, tendo um apresentado dados de seguimento; um era um estudo aberto; e o último era um relato de caso. Os estudos apresentaram boa qualidade e evidências robustas sobre o tópico abordado.

Conclusões

A combinação de TCC com tratamento medicamentoso para pacientes resistentes ao tratamento mostra uma diminuição dos sintomas depressivos. A TCC pode ser um tipo eficaz de terapia para adultos e adolescentes com depressão resistente ao tratamento.

Terapia cognitivo-comportamental; transtorno depressivo maior; transtorno depressivo resistente a tratamento

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br