Acessibilidade / Reportar erro

Estimulação magnética transcraniana para o tratamento de depressão maior durante a gestação: uma revisão

Resumo

Introdução:

A gestação é caracterizada por uma alta prevalência de transtornos mentais. A depressão é a mais comum entre essas doenças e é fator de risco para desfechos negativos maternos e de desenvolvimento da criança. Psicoterapia e farmacoterapia são opções terapêuticas convencionais e bem estabelecidas, mas algumas pacientes não apresentam resposta, e a segurança do uso de alguns psicofármacos durante a gestação não é clara. Algumas técnicas de neuromodulação, como estimulação magnética transcraniana repetitiva ( repetitive transcranial magnetic stimulation , rTMS), vêm sendo estudadas em gestantes com depressão.

Objetivo:

Avaliar a segurança e a eficácia da rTMS para depressão maior em mulheres gestantes.

Métodos:

As bases de dados LILACS e PubMed foram revisadas utilizando os termos depressão, gestação e estimulação magnética. Textos originais, publicados em português, espanhol, ou inglês, entre 1995 e 2014, que avaliaram gestantes com depressão e utilizaram rTMS como intervenção, foram selecionados. Artigos com dados insuficientes foram excluídos. Vinte e dois textos foram inicialmente identificados; após a aplicação dos critérios de inclusão, 12 foram selecionados e analisados.

Resultados:

Os estudos revisados demonstraram resposta satisfatória com rTMS em episódios depressivos agudos, avaliada com escalas de sintomas depressivos. Houve remissão em muitos casos. O procedimento foi bem tolerado e não houve relatos de danos/complicações aos bebês.

Conclusão:

Os dados disponíveis até o momento sugerem a eficácia e tolerabilidade de rTMS para depressão em gestantes. Estudos controlados devem corroborar esta conclusão. Esta revisão incluiu apenas estudos em três idiomas e resultou em um tamanho amostral insuficiente para conduzir uma metanálise.

Descritores:
Gestação; depressão; estimulação magnética transcraniana

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br