Contratransferência e aliança terapêutica no início da psicoterapia psicodinâmica de adultos

Diogo de Bitencourt Machado Stefania Pigatto Teche Catherine Lapolli Beatriz Franck Tavares Laura Sigaran Pio de Almeida Giovana Barreto da Silva Pedro Vieira da Silva Magalhães Cláudio Laks Eizirik Sobre os autores

Objetivos:

O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a relação entre a contratransferência (CT) e a aliança terapêutica (AT) no início da psicoterapia psicodinâmica. O objetivo secundário é avaliar a associação da CT com as variáveis da dupla e da CT com as demais variáveis do paciente avaliadas, que foram os mecanismos de defesa, sintomatologia e funcionalidade.

Metodologia:

Trata-se de um estudo transversal com 30 pacientes do ambulatório de psicoterapia de dois serviços de psiquiatria, atendidos por 17 terapeutas. As avaliações ocorreram entre quarto e décimo encontros da dupla.

Resultados:

A dimensão da CT distância apresentou correlação negativa moderada com a AT, especialmente sua dimensão que representa a capacidade de trabalho em terapia do paciente. Foram verificadas correlações moderadas positivas entre CT distância e cisão e entre CT proximidade e supressão, além da correlação moderada negativa da CT indiferença com fantasia. Outro dado encontrado foi a presença de maiores níveis da CT indiferença diante de pacientes da classe socioeconômica D e E.

Conclusões:

A qualidade da CT pode servir de fonte de informações sobre a AT. A presença de alta CT que indica distância está relacionada a baixa AT, sobretudo em relação a capacidade de trabalho do paciente, ainda que a presença de cisão pode influenciar a CT, de forma que representa uma variável de confusão. A CT é um conceito útil ao psicoterapeuta, servindo como fonte de informações sobre o mundo interno do paciente e sobre elementos da psicoterapia, como a qualidade da AT, importante para os bons resultados dos tratamentos.

Psicoterapia; psicoterapia psicanalítica; psicanálise; contratransferência; aliança terapêutica


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br