Acessibilidade / Reportar erro

O uso da versão em português da Escala de Biculturalidade no Brasil

Resumo

Introdução:

O Brasil recebeu afluxo de imigrantes principalmente da África, Europa e Japão, formando uma das populações mais heterogêneas do mundo. Alguns grupos, particularmente no Sul do Brasil, têm mantido suas tradições culturais originais, ao mesmo tempo que adquirem elementos típicos da identidade cultural brasileira local. Este é o primeiro estudo a avaliar formalmente a biculturalidade no Brasil.

Objetivo:

Avaliação psicométrica e validação da versão em português da Escala de Biculturalidade (EB) no Brasil.

Métodos:

A EB foi adaptada e traduzida para o português e testada pela primeira vez no Brasil em uma amostra de descendentes de quatro grupos de imigrantes (n = 160) em diferentes localizações no Sul do Brasil. Uma série de testes psicométricos foram aplicados a fim de examinar a validade da versão em português da EB. Análises de variância através dos escores obtidos em cada subgrupo também foram conduzidas.

Resultados:

A análise fatorial revelou que dois fatores principais contribuem para a maioria da variância nos escores. Os 10 items que medem afiliação com características culturais minoritárias e cultura típica brasileira demonstraram índice de Cronbach de 0,69 e 0,78, respectivamente, enquanto que o alfa global de Cronbach para todos os 20 itens da EB foi de 0,67. Houve correlação significativa entre os itens relacionados à cultura típica brasileira e a geração dos voluntários desde o período de imigração (r = 0,23, p = 0,004). O tempo médio para completar o questionário foi de 7,4 minutos.

Conclusões:

Os resultados indicam que a versão em português da EB é um instrumento válido, confiável e de fácil utilização para avaliar expêriencias de biculturalidade de descendentes de imigrantes no Sul do Brasil.

Descritores:
Aculturação; emigrações e imigração; questionários; bilinguismo; Brasil

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br