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Função reflexiva e identidade em adolescentes com sintomas clínicos e não clínicos

Resumo

Introdução

A função reflexiva é desenvolvida no contexto do apego seguro e corresponde à capacidade de compreender os seus próprios estados mentais e os dos outros. Assim, desenvolve-se a identidade, que se relaciona com a experiência do eu como única, contínua e coerente.

Objetivo

Identificar função reflexiva e características identitárias em adolescentes com sintomas clínicos e não clínicos de problemas de saúde mental.

Médoto

Os participantes foram 188 estudantes do ensino médio com idade de 14 a 17 anos: 30,3% com sintomas clínicos e 69,9% com sintomas não clínicos.

Resultados

Adolescentes com sintomas clínicos apresentaram menores níveis de função reflexiva e maior desintegração da identidade.

Conclusão

A adolescência é um momento vulnerável para problemas de saúde mental associados à função reflexiva e identidade. A identificação precoce dos sintomas é uma questão que precisa de atenção para evitar consequências futuras.

]Descritores
Função reflexiva; mentalização; identidade; adolescência

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