Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre a inacurácia na estimação do tamanho corporal e a obesidade em escolares

Objetivos:

Investigar a prevalência de inacurácia na estimação do tamanho corporal em escolares brasileiros de ambos os sexos com idade entre 7 e 10 anos e testar a associação com o sobrepeso/obesidade, excesso de gordura corporal e obesidade central.

Métodos:

A acurácia na estimação do tamanho corporal foi avaliada por meio da Escala de Silhuetas Brasileiras para crianças. As análises de associação foram realizadas por meio de regressão logística multinomial.

Resultados:

A prevalência geral de inacurácia na estimação do tamanho corporal foi de 76%, sendo que 34% das crianças subestimaram seu tamanho corporal e 42% o superestimaram. A obesidade medida por meio do índice de massa corporal foi associada a subestimação do tamanho corporal em ambos os sexos, enquanto que obesidade central se associou com superestimação do tamanho corporal apenas em meninas.

Conclusões:

Os resultados deste estudo demonstram uma elevada prevalência de inacurácia na estimação do tamanho corporal e sua associação com a obesidade. A acurácia na estimação do tamanho corporal é importante entre escolares obesos, pois pode ser o primeiro passo para a adoção de comportamentos mais saudáveis de vida.

Imagem corporal; obesidade; criança; percepção; estudos transversais


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br