Acessibilidade / Reportar erro

Transtorno do estresse pós-traumático: complicação séria pós-terremoto

Resumo

Objetivos

Terremotos são desastres naturais imprevisíveis e devastadores. Eles podem causar destruição em massa e morte, e os sobreviventes podem apresentar sintomas psicológicos severos. O objetivo deste estudo foi revisar estudos publicados nos últimos 20 anos pra compilar o conhecimento disponível acerca da ocorrência de transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) após terremotos. A revisão também descreve outras complicações psiquiátricas que podem estar associadas a terremotos, oferecendo aos leitores um melhor entendimento geral sobre o assunto, e discute vários fatores sociodemográficos que podem estar associados com TEPT pós-terremoto.

Métodos

Foi realizada uma busca de literatura nas principais bases de dados, como MEDLINE, PubMed, EMBASE e PsycINFO, e também em revistas de neurologia e psiquiatria, e vários outros periódicos médicos. Os termos usados nas buscas eletrônicas incluíram, mas não se limitaram a, posttraumatic stress disorder (PTSD), posttraumatic symptoms, anxiety, depression, major depressive disorder, earthquake e natural disaster. As informações relevantes foram então utilizadas para determinar as relações entre terremotos e sintomas de estresse pós-traumático.

Resultados

A revisão revelou que o TEPT é a condição de saúde mental mais comum em sobreviventes de terremoto. Depressão maior, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social e fobias específicas foram outras condições encontrados.

Conclusão

A prevalência de TEPT variou bastante. O transtorno foi dependente de múltiplos fatores de risco em populações-alvo e também do intervalo de tempo decorrido entre a exposição ao incidente fatal e a avaliação. As mulheres pareceram ser o grupo mais amplamente afetado, ao passo que idosos e crianças demonstração considerável impacto psicossocial.

Terremoto; transtorno do estresse pós-traumático; saúde mental; depressão maior; ansiedade; prevalência; fatores de risco

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br