Acessibilidade / Reportar erro

Investigação do funcionamento clínico da dimensão evitação a críticas do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2

Resumo

Objetivo:

Investigar o funcionamento clínico da dimensão evitação a críticas do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade 2 (IDCP-2), estabelecendo um ponto de corte relevante para traços típicos do transtorno da personalidade evitativa (avoidant personality disorder - AvPD), para finalidade de triagem.

Métodos:

Nós aplicamos o IDCP-2 em uma amostra de 2.276 pessoas com idade entre 18 e 90 anos (média=26,95; desvio padrão=9,71). Dessa amostra, 1.650 eram mulheres (67%) e a maioria era de universitários (72,7%). A amostra foi dividida em pacientes psiquiátricos com outros transtornos de personalidade (PD; n = 53), pacientes com AvPD sem comorbidades (n = 10), pacientes com AvPD com comorbidades (n=42) e aqueles sem diagnóstico conhecido de PD (pacientes não psiquiátricos; n=2.171).

Resultados:

Foram verificadas as propriedades psicométricas, investigando a adequação dos pressupostos psicométricos, e então procedemos às análises principais. O mapa Wright de itens-pessoas mostrou a predominância de pacientes com AvPD nos níveis mais altos da escala. Análises post hoc, pela análise de variância (ANOVA), apontou para diferenças significativas e expressivas para quase todas as comparações; na curva ROC, nós observamos sensibilidade de 79% e especificidade de 87%.

Conclusão:

Foi encontrado um ponto de corte adequado para a dimensão, e os resultados sugerem que a dimensão pode auxiliar clínicos a discriminar pacientes com elevação nos traços do AvPD de pacientes sem elevação nesses traços.

Descritores:
Avaliação da personalidade; transtornos da personalidade; DSM; transtornos mentais

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br