Propriedades psicométricas da versão revisada da dimensão conscienciosidade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP)

Lucas de Francisco Carvalho Bruna Daniela Balbino de Souza Ricardo Primi Sobre os autores

O presente estudo teve como objetivo investigar as propriedades psicométricas da versão revisada da dimensão conscienciosidade do Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP). Para tanto, participaram da pesquisa 120 sujeitos, recrutados por conveniência, com idade variando entre 18 e 53 anos (média = 22,58; desvio padrão = 6,19), sendo 68 mulheres (56,7%). Todos os sujeitos responderam o IDCP e o Inventário de Personalidade NEO-PI Revisado. Os dados encontrados no estudo foram favoráveis quanto às evidências de validade com base na estrutura interna e na relação com variáveis externas, bem como em relação à fidedignidade da dimensão revisada do instrumento. A partir disso, aponta-se que a dimensão revisada é mais adequada do ponto de vista psicométrico quando comparada com a versão original da mesma e, além disso, apresenta conteúdos mais voltados para o funcionamento patológico, o que era esperado e desejável.

Transtornos psiquiátricos; DSM-IV-TR; psicopatologia


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br