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Revisão sistemática sobre reabilitação cognitiva para o transtorno bipolar

Introdução:

Tem sido demonstrado que o transtorno bipolar (TB) tem um impacto direto sobre o funcionamento neurocognitivo e o comportamento. Tais achados têm fomentado outros estudos para investigar o efeito de programas de aprimoramento cognitivo como potenciais intervenções no TB, focados principalmente no treino cognitivo e no funcionamento diário e não restrito a psicoeducação e estratégias de enfrentamento de problemas, como os tratamentos psicossociais tradicionais.

Objetivo:

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de ensaios clínicos controlados que avaliaram reabilitação cognitiva (RC) para TB. Nosso objetivo principal é descrever os resultados desses estudos acerca de programas de reabilitação para TB e questões metodológicas relacionadas.

Métodos:

Foram realizadas pesquisas em bancos de dados (MEDLINE, Web of Science e Embase) para identificar artigos utilizando termos relacionados a RC e TB. A qualidade metodológica de cada artigo foi mensurada usando a escala JADAD de 5 itens.

Resultados:

Um total de 239 artigos foram identificados inicialmente, dos quais apenas quatro foram analisados nesta revisão após aplicação dos critérios de exclusão. Uma média de 17 horas de sessões de intervenção foram realizadas, com uma distribuição de 0,95 horas por semana. Três dos quatro estudos relataram melhor desempenho na função executiva após intervenções de RC.

Conclusões:

Não foram encontradas evidências suficientes que sustentem a reabilitação cognitiva como um tratamento efetivo do TB, devido: 1) à variedade de modelos de intervenção; 2) às limitações metodológicas dos estudos; e 3) à escassez de estudos na área.

Neuropsicologia; transtornos de humor; cognição; treino cognitivo; remediação


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