Acessibilidade / Reportar erro
Trends in Psychiatry and Psychotherapy, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2012
  • Draining woofs Our Cover

  • Transtornos alimentares: necessidade de uma avaliação mais ampla

    Campos, Rodolfo Nunes
  • Desempenho neuropsicológico e ciclo menstrual: revisão da literatura Review Article

    Souza, Eliana Gonçalves V.; Ramos, Melissa G.; Hara, Cláudia; Stumpf, Bárbara Perdigão; Rocha, Fábio L.

    Resumo em Português:

    Cerca de 80% das mulheres em idade fértil apresentam alterações psicológicas e físicas associadas à fase pré-menstrual. Dentre as queixas mais comuns estão as alterações cognitivas. Nesse contexto, tem-se estudado o desempenho cognitivo ao longo do ciclo menstrual de mulheres com e sem síndrome pré-menstrual (SPM). O objetivo principal deste estudo foi revisar a literatura acerca do desempenho das funções cognitivas nas diferentes fases do ciclo menstrual de mulheres em idade reprodutiva, sadias ou portadoras de SPM, em particular o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Foram revisadas as bases de dados MEDLINE e LILACS. Um total de 27 estudos foram selecionados. Os estudos eram heterogêneos em suas metodologias. Em sua maioria, os trabalhos evidenciaram que mulheres sadias apresentam variações leves no desempenho cognitivo ao longo do ciclo menstrual, obtendo menor pontuação, durante a fase lútea, nas habilidades visuoespaciais e motoras, atenção e concentração, memória verbal, memória visual, memória de trabalho e tempo de reação. Entre as mulheres com SPM ou TDPM, foi identificada, na fase lútea, redução no desempenho das habilidades visuoespaciais e motoras, atenção e concentração, memória verbal, memória de trabalho, tempo de reação e impulsividade. Tais sintomas apresentaram intensidade leve, porém superior à observada em mulheres sadias. As evidências indicam a existência de variações no desempenho cognitivo ao longo das diferentes fases do ciclo menstrual de mulheres sadias ou com SPM, com desempenho cognitivo pior em mulheres com SPM/TDPM na fase lútea. Entretanto, limitações metodológicas impedem conclusões sólidas. Novos estudos são necessários para investigar o impacto dessas oscilações cognitivas nas atividades cotidianas dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    Approximately 80% of all women of reproductive age experience psychological and physical changes associated with the premenstrual phase. Cognitive alterations are among the most common complaints. In this context, studies have assessed cognitive performance across the menstrual cycle in healthy women and also in women with premenstrual syndrome (PMS). The main objective of the present study was to review the literature on cognitive function in different phases of the menstrual cycle in women of reproductive age, both healthy and with PMS, in particular premenstrual dysphoric disorder (PMDD). We searched MEDLINE and LILACS databases. A total of 27 studies were selected. The studies used heterogeneous methodologies. Most studies suggested that healthy women show small fluctuations in cognitive performance across the menstrual cycle, with low performance scores in the luteal phase for visuospatial and motor skills, attention and concentration, verbal memory, visual memory, working memory, and reaction time. Among women with PMS or PMDD, low performance scores for visuospatial and motor skills, attention and concentration, verbal memory, working memory, reaction time and impulsivity were also detected in the luteal phase. Symptoms observed in PMS/PMDD patients showed low intensity, but greater when compared with healthy women. Evidence indicates fluctuations in cognitive performance in the different phases of the menstrual cycle in healthy and PMS women, with worse performance for women with PMS/PMDD in the luteal phase. However, methodological limitations prevent us from drawing solid conclusions. Further studies are needed to investigate the impact of these cognitive fluctuations on patients' daily activities.
  • Características psicológicas de mães de pacientes com anorexia nervosa: implicações para o tratamento e prognóstico Original Articles

    Campos, Lia Keuchguerian Silveira; Sampaio, Anna Beatriz Ribeiro Ferreira; Garcia Junior, Celso; Magdaleno Junior, Ronis; Battistoni, Maria Marta de Magalhães; Turato, Egberto Ribeiro

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: A complexidade de fatores que compõem a anorexia nervosa (AN) e as recomendações de importantes organizações ligadas à saúde torna fundamental uma reflexão acerca de propostas de intervenções psicoterapêuticas direcionadas aos familiares desses pacientes. OBJETIVO: Expandir o conhecimento acerca da relação mãe-filha na AN, visando desenvolver uma estrutura conceitual que aperfeiçoe o tratamento do transtorno, reduza os fatores que o mantêm e melhore o prognóstico. MÉTODO: Utilizou-se um método clínico de observação fundamentado em referenciais psicodinâmicos de um grupo de familiares de pacientes com transtornos alimentares. O grupo aberto, semanal, era coordenado por psicólogas do ambulatório de transtornos alimentares de um hospital universitário. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram identificadas características comuns da relação mãe-filha nos casos de AN. A questão do controle mútuo, a dialética entre onipotência e impotência e a relação de devoção, paixão e aniquilamento entre mães e filhas são fenômenos que estão na base da estrutura da AN, com influência direta sobre a gravidade de cada caso e sobre o sucesso das possibilidades terapêuticas. CONCLUSÃO: Os achados possibilitaram identificar importantes aspectos da relação mãe-filha na AN, que podem aprimorar as intervenções clínicas para seu tratamento.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The complexity of factors involved in anorexia nervosa (AN) and the recommendations of prominent health organizations underscore the importance of reflecting on therapeutic interventions aimed at patients' family members. OBJECTIVE: To expand knowledge about the mother-daughter relationship in AN, with a focus on developing a conceptual framework that is able to improve the treatment of the disorder, reduce factors that perpetuate it and improve prognosis. METHOD: A clinical method, anchored by psychodynamic references, was employed in a group of family members of patients with eating disorders. The group met weekly, and sessions were led by psychologists from the eating disorder outpatient clinic of a university hospital. RESULTS AND DISCUSSION: Common characteristics in the mother-daughter relationship in cases of AN were identified. The issue of mutual control, the dialectic between omnipotence and impotence, and the relationship of devotion, passion and annihilation between mothers and daughters are phenomena that form the basis of AN, with a direct influence on the severity of each case and on treatment success. CONCLUSION: Our findings allowed us to identify important aspects in the mother-daughter relationship in AN, which may improve the clinical interventions aimed at treating the disorder.
  • Bullying e fatores associados em adolescentes com idade entre 11 e 15 anos Original Articles

    Silva, Ricardo Azevedo da; Cardoso, Taiane de Azevedo; Jansen, Karen; Souza, Luciano Dias de Mattos; Godoy, Russélia Vanila; Cruzeiro, Ana Laura Sica; Horta, Bernardo Lessa; Pinheiro, Ricardo Tavares

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O bullying entre adolescentes tem sido objeto de várias pesquisas devido aos prejuízos comportamentais que acarreta. Contudo, a literatura brasileira sobre o tema é escassa. OBJETIVO: Avaliar comportamentos de bullying e fatores associados em uma amostra de base populacional de adolescentes vivendo no sul do Brasil. MÉTODO: Estudo transversal, de base populacional, com adolescentes de 11 a 15 anos de idade residentes na cidade de Pelotas, RS, Brasil. RESULTADOS: Um total de 1.145 adolescentes foram selecionados. Os comportamentos e atitudes de bullying mostraram-se associados aos seguintes fatores: faltar aula intencionalmente, reprovar algum ano na escola, usar álcool, cigarro e/ou drogas ilícitas, ter tido relações sexuais, portar arma, sofrer algum acidente ou atropelamento e brigar e/ou agredir alguém. CONCLUSÃO: O bullying esteve associado com vários comportamentos considerados de risco para a saúde física e psicológica dos adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Bullying among adolescents has become the subject of extensive research due to its negative effects on attitude and behavior. However, Brazilian literature on the topic is scarce. OBJECTIVE: To assess bullying and associated factors among adolescents in a population-based sample in southern Brazil. METHOD: Population-based, cross-sectional study with adolescents aged 11 to 15 years living in the municipality of Pelotas, state of Rio Grande do Sul, Brazil. RESULTS: A total of 1,145 adolescents were included. Bullying behaviors and attitudes were found to be associated with the following factors: intentionally skipping classes, failing at school, using alcohol, smoking cigarettes, using illegal drugs, having engaged in sexual intercourse, carrying a weapon, being involved in an accident/being run over by any vehicle, and being involved in fights with physical aggression. CONCLUSION: Bullying is associated with several behaviors that pose risk to the adolescents' physical and psychological health.
  • Estressores na tentativa de suicídio por envenenamento: uma comparação entre os sexos Original Articles

    Pires, Maria Cláudia da Cruz; Raposo, Maria Cristina Falcão; Pires, Marcela; Sougey, Everton Botelho; Bastos Filho, Othon Coelho

    Resumo em Português:

    OBJETIVOS: Identificar estressores na tentativa de suicídio por envenenamento e analisar diferenças entre homens e mulheres. MÉTODO: Estudo quantitativo, transversal e comparativo que avaliou 110 pacientes, com idades entre 14 e 78 anos. Os instrumentos de avaliação utilizados foram: entrevista padronizada Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI), versão 5.0.0, e formulário de entrevista desenvolvido especificamente para o estudo. RESULTADOS: 70% dos pacientes eram mulheres; a idade média foi de 28,1 anos; 98,2% apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico. Dentre os estressores avaliados, foram observadas diferenças significativas entre os sexos para: ausência de convívio conjugal, 72,7% entre homens e 54,5% entre mulheres; planejamento da tentativa de suicídio por envenenamento, 66,7% nos homens e 46,8% nas mulheres; estar sob o efeito de álcool durante a tentativa de suicídio por envenenamento, 51,5% entre os homens e 26,0% entre as mulheres; uso nocivo de bebidas alcoólicas, 42,4% dos homens e 22,1% das mulheres; abuso sexual, 22,1% das mulheres e 6,1% dos homens. CONCLUSÕES: As mulheres apresentaram três vezes mais tentativas de suicídio por envenenamento do que os homens. A identificação de estressores com diferença significativa entre os sexos na população de risco aqui estudada oferece subsídios para a definição e prospecção de estratégias específicas para a prevenção do suicídio. Outros estudos similares na população geral devem ser realizados.

    Resumo em Inglês:

    OBJECTIVE: To identify stressors in attempted suicide by poisoning and to analyze differences between men and women. METHOD: This quantitative, comparative, cross-sectional study evaluated 110 patients aged between 14 and 78 years. The following instruments used were: standardized Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI) version 5.0.0 and an interview form specifically designed for the study. RESULTS: 70% of the suicide attempters were female; mean age was 28.1 years; 98.2% presented at least one psychiatric disorder. Among the stressors assessed, significant differences were observed between men and women for: not having a spouse, 72.7% among men and 54.5% among women; attempted suicide planning, 66.7% among men and 46.8% among women; being under the influence of alcohol during the attempted suicide, 51.5% among men and 26.0% among women; harmful use of alcohol, 42.4% in men and 22.1% in women; sexual abuse, 22.1% in women and 6.1% in men. CONCLUSIONS: Women presented a three times higher number of attempted suicides by poisoning. The identification of stressors with significant differences between sexes in the high-risk population here described can help define and organize strategies aimed at suicide prevention. Similar studies should be conducted in the general population.
  • Tradução e adaptação para o português do Brasil do Obsessional Beliefs Questionnaire (OBQ-44) Original Articles

    Bortoncello, Cristiane Flôres; Vivan, Analise; Gomes, Juliana Braga; Cordioli, Aristides Volpato

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: O Obsessional Beliefs Questionnaire (OBQ-44) é um instrumento autorrespondido composto por 44 itens que avaliam as crenças de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). O objetivo do presente estudo foi descrever o processo de tradução e adaptação da referida escala para o português do Brasil. MÉTODO: Para o processo de tradução e adaptação do OBQ-44, primeiramente foi obtida licença de uso da escala junto aos autores do instrumento original. Em seguida, a escala foi traduzida de inglês para português brasileiro de forma independente por dois profissionais de saúde com fluência em inglês. Comparando-se as duas escalas traduzidas, obteve-se uma versão preliminar, que foi aplicada a uma amostra de 20 pacientes com diagnóstico principal de TOC, visando observar sua compreensão e realizar adaptações de linguagem. A seguir, a escala foi retrotraduzida de forma independente por dois psiquiatras, também fluentes na língua inglesa. Comparadas as duas retrotraduções, gerou-se uma versão final em língua inglesa; esta versão foi avaliada e aprovada pelos autores do instrumento original. RESULTADOS: A versão em português do Brasil do OBQ-44, após sua tradução e adaptação, demonstrou ser de fácil compreensão por parte de pacientes de diferentes níveis educacionais. Portanto, a escala pode ser utilizada em pacientes das diversas classes econômicas e sociais que caracterizam o Brasil. CONCLUSÃO: O OBQ-44, por ser um instrumento autoaplicável e de fácil compreensão, pode ser útil na identificação de crenças disfuncionais em pacientes com TOC, auxiliando na compreensão do papel dessas crenças na origem e manutenção do transtorno.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: The Obsessional Beliefs Questionnaire (OBQ-44) is a self-administered instrument comprised of 44 items, designed to assess the beliefs of patients with obsessive compulsive disorder (OCD). The objective of this study was to describe the process of translation and adaption of the questionnaire into Brazilian Portuguese. METHOD: For the translation and adaptation of the OBQ-44, we first obtained authorization from the authors of the original scale to use the instrument. Subsequently, the scale was independently translated from English into Brazilian Portuguese by two health professionals with proficiency in English. Following comparison of the two translations, a preliminary version was obtained and tried out on a sample of 20 patients with a primary diagnosis of OCD. This pretest aimed to assess the patients' understanding of the items and to make any necessary language adaptations. Then, the scale was independently back-translated by two psychiatrists, also with proficiency in English. Following comparison of the two back-translations, a final version in English was developed; this version was evaluated and approved by the authors of the original instrument. RESULTS: The Brazilian Portuguese version of the OBQ-44, after the process of translation and adaptation here described, showed to be of easy interpretation by patients with different educational levels. The instrument can therefore be used to assess patients from different Brazilian socioeconomic contexts. CONCLUSION: OBQ-44 is a self-administered instrument of easy application. Therefore, it can be useful in the identification of dysfunctional beliefs in OCD patients, contributing toward a better understanding of the role played by such beliefs in the onset and maintenance of the disorder.
  • O conceito de tempo na percepção de crianças e adolescentes Brief Communication

    Michel, Fernando; Harb, Francine; Hidalgo, Maria Paz Loayza

    Resumo em Português:

    INTRODUÇÃO: Crianças e adolescentes utilizam diferentes marcadores para a construção do conceito de tempo, os quais se modificam ao longo do desenvolvimento. O objetivo deste artigo foi analisar mudanças em conceitos temporais e suas transições ao longo da idade. MATERIAL E MÉTODOS: Participaram do estudo 81 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, estudantes do ensino médio e fundamental de uma escola pública do sul do Brasil. Solicitou-se aos participantes que informassem sua definição de tempo, verbalmente (crianças) ou por escrito (crianças mais velhas e adolescentes). RESULTADOS: Foram identificadas 21 palavras relacionadas com a definição de tempo. O termo "horas" foi o mais citado (24,7%), seguido de "relógio" e "família" (11,1% cada). Entre 6 e 8 anos, o termo "família" foi o mais frequentemente mencionado para se referir ao tempo. Entre 9 e 11 anos, a noção de tempo esteve relacionada ao uso do relógio, e entre 12 e 17 anos, o tempo foi associado principalmente à palavra "dias". Na infância, o termo "família" é um marcador temporal recorrente, mas perde tal significado na adolescência, à medida que surgem novas relações sociais. CONCLUSÃO: Os resultados deste estudo mostraram que o conceito de tempo varia conforme a idade. Portanto, estudos cronobiológicos devem considerar a percepção temporal própria para cada faixa etária.

    Resumo em Inglês:

    INTRODUCTION: Children and adolescents use different markers to elaborate the concept of time, and such markers change along their development. The objective of the present article was to analyze changes in time concepts in different age groups. METHODS: The study included 81 children and adolescents aged 6 to 17 years, attending elementary or high school at a public school in southern Brazil. Participants were asked to provide their definition of time, either orally (children) or in writing (older children and adolescents). RESULTS: Twenty-one words were identified as related with the definition of time. The term "hours" was the most frequently cited (24.7%), followed by "clock" and "family" (11.1% each). Among children aged 6 to 8 years, "family" was the term most frequently mentioned to refer to time. Between 9 to 11 years of age, the notion of time was essentially related to the use of a clock, and in the 12-17-year age group, time was mostly associated with the word "days." The word "family" appears to be a frequent temporal marker in childhood, but loses this function during adolescence, as new social relationships are established. CONCLUSION: The results of this study show that the concept of time varies according to age. Chronobiological studies should therefore take into consideration the temporal perception peculiar to each age group.
  • Esquizofrenia e funcionalidade Letter To The Editor

    Zortéa, Karine; Belmonte-de-Abreu, Paulo Silva
  • Psicoterapia dinâmica das patologias leves de personalidade

    Possa, Marianne de Aguiar
Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br