Acessibilidade / Reportar erro

Em busca de um padrão de subalternidade de populações negras no oeste paulista no pós-abolição1 1 . Agradecemos o apoio da Fapesp (proc. 2015/20577-6) e do CNPq (proc. 308322/2018-5), que possibilitaram a realização da pesquisa geradora do presente artigo.

Searching for a pattern of subordination of black populations in Western São Paulo in the post-abolition period

Resumo

As duas décadas seguintes ao pós-abolição configuram-se como um momento chave para se observarem elementos que indicam a continuidade ou a ressignificação da subalternidade socioeconômica da população negra. Após discutir os conceitos de raça, racismo, racismo estrutural e processos de racialização que irão produzir a subcidadania negra, o presente artigo busca ressaltar, a partir de um escopo variado de fontes, dimensões empíricas da subalternidade negra com base no estudo aprofundado de um município característico da economia cafeeira do oeste paulista.

Palavras-chave:
População negra; Subalternidade negra; Racismo; Oeste paulista; Pós-abolição; Economia cafeeira

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br