Acessibilidade / Reportar erro

Uma revisão das teorias materialistas-pós-materialistas a partir de uma classificação geracional: as pessoas mais velhas se tornam conservadoras?

Resumo

O artigo realiza uma análise empírica das teorias do Materialismo-Pós-materialismo por meio da elaboração de um índice, com os 12 itens tomados à literatura. A análise é aplicada a uma estrutura de quatro gerações, para observar o grau de Materialismo ou Pós-materialismo de uma sociedade. Observa-se uma similitude geracional relativa entre diversos países, econômica e geograficamente, o que reforça a tese geracional e contraria as teses clássicas, como a da socialização e a da escassez. As variáveis relevantes para explicar o Pós-materialismo são os níveis de vida, o interesse pela política e a formação. Os valores geracionais oscilam entre o Pós-materialismo elevado entre os Millennials e o Materialismo dos mais velhos. Os resultados têm várias consequências para a economia, a sociologia e a política, especialmente em sociedades que tendem ao envelhecimento.

Palavras-chave:
Materialismo; Pós-materialismo; Gerações; Nível de vida; Interesse pela política; Educação

Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br