Acessibilidade / Reportar erro
Tempo Social, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2022
  • A violência da (in)compreensão: notas sobre Foucault, psicanálise e a interpretação da loucura Artigos

    Peters, Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de um diálogo com Michel Foucault, o artigo aborda os aspectos analíticos e morais do problema da “compreensibilidade” da loucura. Os aspectos analíticos envolvem saber se a loucura é compreensível ou, pelo menos, quão compreensível ela pode ser tornada a um ponto de vista exterior. Os aspectos morais dizem respeito às atitudes normativas que é legítimo assumir em face de vivências, falas e práticas “loucas”, sobretudo quando estas se mostram opacas, ao menos a um primeiro olhar, diante de esquemas “normais” de interpretação. Entrecruzando a discussão está uma crítica - de alcance mais geral, porém também aplicável a Foucault - à tendência de certa filosofia, ciência social e psicanálise a negligenciar modalidades “apolíneas” de loucura em prol de suas formas “dionisíacas”, sejam as últimas patologizadas como “regressões” ou celebradas como subversões de dispositivos psíquicos de poder.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on a dialogue with Michel Foucault’, the article tackles the analytical and moral aspects of the problem of the “understandability” of madness. The analytical aspects involve the issue of whether madness is understandable or, at least, to what extent it may be rendered understandable to an external point of view. The moral aspects concern the normative attitudes that one may legitimately assume in face of “mad” experiences, discourses and practices, especially when they appear opaque, at least at first glance, to “normal” schemes of interpretation. The discussion is intercrossed with a critique - of a more general scope, but also applicable to Foucault - of the tendency within certain currents of philosophy, social science and psychology to neglect “Apollonian” modalities of madness on behalf of its “Dyonisian” forms, be they pathologized as “regressions” or celebrated as subversive of psychic devices of power.
  • Uma travessia transatlântica: a primeira geração de mediadores e mediadoras da obra de Bourdieu no Brasil Artigos

    Rocha, Maria Eduarda da Mota

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a participação brasileira na rede científica criada em torno de Pierre Bourdieu e seus(uas) colaboradores(as), especialmente Monique de Saint Martin, nos anos de 1970 e 1980, nos centros de pesquisa que ele dirigia. Pensando a circulação internacional das ideias a partir dos agentes, identificamos questões relativas aos três momentos decisivos da trajetória dos que introduziram a obra de Bourdieu no Brasil: 1) as suas formas de inserção na rede, considerando as suas relações anteriores, os vínculos institucionais, os capitais mobilizados; 2) os indícios do processo de socialização dos(as) brasileiros(as) no grupo de Bourdieu formado no CSE e CSEC nas décadas de 1970 e 1980; 3) o momento de dissolução da rede, que parece corresponder ao passo decisivo do envelhecimento social dos(as) brasileiros(as), quando adquiriram postos importantes no Brasil e desenvolveram seus próprios programas de pesquisa, ao tempo em que Bourdieu se tornava um “pensador global”. Utilizamos para tanto, a análise de trajetórias baseada nas cartas que ele trocou com esses agentes, catalogadas nos seus Arquivos, além de entrevistas com os/as participantes da rede, os currículos Lattes e depoimentos disponíveis em revistas e livros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article presents the results of a research on Brazilian participation in the scientific network created around Pierre Bourdieu and his collaborators, especially Monique de Saint Martin, in the 1970s and 1980s, in the research centers he directed. Posing the problem of the international circulation of ideas from agents, we identified issues related to three decisive moments in the trajectory of those who introduced Bourdieu’s work in Brazil: 1) their forms of insertion in the network, considering their previous relationships, institutional bonds, the mobilized capitals; 2) evidence of the socialization process of Brazilians in Bourdieu’s group formed at the CSE and CSEC in the 1970s and 1980s; 3) the moment of dissolution of the network, which seems to correspond to the decisive step of the social aging of Brazilians, when they acquired important posts in Brazil and developed their own research programs, at the time when Bourdieu became a “global thinker”. For this, we used the analysis of trajectories based on the letters he exchanged with these agents cataloged in his Archives, as well as interviews with network participants, résumés and testimonies available in magazines and books.
  • Relato pessoal ou primazia da estrutura? Da história oral à história estrutural como modelo para a sociologia histórica - o caso da história institucional da USP Artigos

    Carlotto, Maria Caramez

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo pretende analisar, sociologicamente, a historiografia sobre a Universidade de São Paulo, destacando os padrões de escrita e publicação das diferentes “histórias da USP” e mostrando como cada um deles corresponde a uma posição social distinta no interior da instituição. Contrapõe-se particularmente a história oficial, escrita desde posições privilegiadas de poder e marcada pela primazia do relato pessoal e finalista, à história dos vencidos, de cunho filosófico, marcada pela defesa do projeto “original” da USP, ancorado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Por fim, mostramos como a história estrutural, que permite realizar a operação analítica central do artigo, também corresponde a uma tradição historiográfica própria, ligada às ciências sociais, em especial à sociologia, que também tem um lugar próprio na instituição.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article intends to analyze, sociologically, the historiography about the University of São Paulo, highlighting the writing and publication patterns of the different “USP’S history” that corresponds to a different social position within the institution. In this sense, the “official history” of USP, written from privileged positions and marked by the primacy of personal and finalist reports, is contrasts with the “history of losers”, of a philosophical nature, marked by the defense of USP’s “original” project, anchored at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters. Finally, we show how the structural history, which allows the central analytical operation of the present article, also corresponds to a specific historiographical tradition, linked to the social sciences, especially sociology, which also has its own place in the institution.
  • A busca ecumênica de apoio aos adeptos dos cultos afro-brasileiros vitimados por intolerância Artigos

    Souza, André Ricardo de

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo aborda a intolerância religiosa sofrida por adeptos dos cultos afro-brasileiros e a busca de enfrentamento dessa realidade por parte de quatro organizações ecumênicas com relevância nacional. Elaborado com base em pesquisa de campo e consulta a documentos, o texto aponta dados da escalada agressiva no meio evangélico em relação a tais indivíduos, algo que problematiza a ideia de pluralismo religioso no Brasil em face do pequeno contingente não cristão e da intimidação à liberdade de culto. As entidades pesquisadas buscam, de algum modo, alargar a compreensão do ecumenismo para além das igrejas cristãs, ressaltando a necessidade de defesa dos direitos humanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article approaches the religious intolerance suffered by followers of Afro-Brasilizan cults and the way four ecumenical organizations with national importance have been face the problem. Prepared baed on field research and consultation of documents, the text points out data on increasing aggressive actions by evangelicals in relation to such individuals, something that problematizes the idea of religious pluralismo in Brazil in face of the small non-Christian contingente and the intimidation to worship freedom. The researched organizations, in some way, have widen the unterstanding of ecumenism beyond the Crhristian churches, enphasizing the necessity of defending human rights.
  • Escravidão emoldurada: entre noções locais de cativeiro e definições legais de escravidão contemporânea Artigos

    Costa, Patricia Trindade Maranhão

    Resumo em Português:

    Resumo O que é escravidão? É possível identificá-la em contextos em que foi legalmente abolida? Para responder às questões, o artigo analisa os usos da escravidão como moldura interpretativa, criada a partir de um rito da cultura popular, que atribui sentido a experiências de exploração e privação vividas no trabalho. Essa moldura permite reconhecer formas contemporâneas de escravidão previstas na legislação nacional e identificar outras não abarcadas. Baseada em pesquisa etnográfica sobre os congados mineiros, a análise oferece uma contribuição antropológica aos estudos sobre os elementos constitutivos da escravidão e suas definições legais. Apresenta possibilidades para melhor adequação desses dispositivos jurídicos às circunstâncias em que operam, sugerindo maneiras de traduzi-los nos termos dos que percebem suas condições de trabalho, ou as do segmento social a que pertencem, como associadas à escravidão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What is slavery? Is it possible to identify it in contexts where it was legally abolished? To answer these questions, the article analyzes the uses of slavery as an interpretative framework, created from a popular culture rite, which gives meaning to experiences of exploitation and deprivation lived at work. This framework makes it possible to recognize contemporary forms of slavery foreseen in national legislation and to identify others that are not covered. Based on ethnographic research on the congados mineiros, the analysis offers an anthropological contribution to studies of the constitutive elements of slavery and its legal definitions. It presents possibilities for better adapting these legal devices to the circumstances in which they operate, suggesting ways of translating them in terms of those who perceive their working conditions, or those of the social segment to which they belong, as associated with slavery.
  • Cidade flutuante: Manaus em três autores Artigos

    Paiva, Marco Aurélio Coelho

    Resumo em Português:

    Resumo A partir de uma análise de alguns dos contos de Alberto Rangel em Inferno verde, de Márcio Souza em A caligrafia de Deus, e de Milton Hatoum em A cidade ilhada, o artigo objetiva articular os diferentes modos de figuração da cidade de Manaus e relacionar o texto literário com a problemática urbana. A análise dos contos aponta tanto para as questões relativas ao trabalho intelectual e literário a partir da cidade quanto para as novas representações da Amazônia fabuladas pelos autores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on the analysis of some short stories by Alberto Rangel, in Inferno verde, by Márcio Souza, in A caligrafia de Deus, and by Milton Hatoum, in A cidade ilhada, the aim of this article is to articulate different forms of representation of Manaus and understand how the problem of urban reality can be addressed by literature. The analysis of these tales also allows us to understand how the new representations of the Amazon emerge.
  • Cidade para quais pessoas? Sobre as contradições da reforma do Vale do Anhangabaú Artigos

    Machado, Giancarlo Marques Carraro

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo reconstitui algumas das principais mediações e embates em torno do recente projeto de reforma do Vale do Anhangabaú - um dos espaços públicos mais expressivos e disputados de São Paulo - para, consequentemente, problematizar os sentidos de certos léxicos incorporados por diferentes gestões municipais a fim de garantir a coalizão necessária para execução da obra. O destaque fica para o conceito de cidade para pessoas, propagado por Jan Gehl, arquiteto e urbanista dinamarquês. Com tal objetivo, espera-se, pois, refletir sobre a seguinte questão: para quais pessoas o Vale do Anhangabaú estaria sendo reformado? A proposta será possível com base na análise de documentos e de publicações disponibilizadas por setores da Prefeitura de São Paulo; de reportagens jornalísticas propagadas em canais diversos; de posicionamentos de agentes ligados a múltiplas esferas da sociedade civil; além, ainda, do diálogo com autores vinculados aos estudos urbanos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reconstitutes some of the main mediations and conflicts around the most recent project to reform the Vale do Anhangabaú - one of the most expressive and disputed public spaces in São Paulo - to problematize the meanings of certain lexicons incorporated by different urban governances in order to ensure the necessary coalition to carry out the work. The highlight is the concept of the cities for people, propagated by Jan Gehl, Danish architect and urban planner. Based on this objective, it is expected, therefore, to reflect on the following question: for which people would the Vale do Anhangabaú be remodeled? The proposal will be possible from the analysis of documents and publications available through sectors of the São Paulo City Hall; of journalistic reports propagated in different channels; of positions of agents linked to multiple spheres of civil society; in addition to the dialogue with authors linked to urban studies.
  • Michael Löwy. (2020), O cometa incandescente: romantismo, surrealismo, subversão. Tradução de Artur Scavone. São Paulo, 100/Cabeças, 2020. 312 pp. Resenhas

    Ridenti, Por Marcelo
  • Kátia Maria Abud. O sangue intimorato e as nobilíssimas tradições: a construção de um símbolo paulista, o bandeirante. Cuiabá, EdUFMT, 2019. 203 pp. Resenhas

    Gahyva, Por Helga da Cunha
  • Alexandre de Freitas Barbosa. O Brasil desenvolvimentista e a trajetória de Rômulo Almeida: projeto, interpretação e utopia. São Paulo, Alameda, 2021. 580 pp. Resenhas

    Barboza, Por Darlan Praxedes
Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, 05508-010, São Paulo - SP, Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: temposoc@edu.usp.br