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TURISMO SOLIDÁRIO NA PROMOÇÃO DO TURISMO NO MÉXICO: UMA ALTERNATIVA À COESÃO SOCIAL

SOLIDARITY TOURISM IN TOURISM PROMOTION IN MEXICO: AN ALTERNATIVE FOR SOCIAL COHESION

EL TURISMO SOLIDARIO EN LA PROMOCIÓN TURÍSTICA DE MÉXICO: UNA ALTERNATIVA DE COHESIÓN SOCIAL

RESUMO:

Este artigo é derivado de uma investigação orientada para a análise da promoção turística proposta pelo Governo Federal no México. O objetivo é mostrar o caráter econômico predominante na promoção do turismo e destacar o surgimento do turismo solidário como alternativa para projetar essa atividade no país, com incidência específica no desenvolvimento sustentável local, o que permite contemplar aspectos socioculturais e ambientais na promoção do turismo. Por meio de uma revisão da literatura científica, uma abordagem economista da promoção do turismo se manifesta em sua institucionalização, em oposição a uma proposta sustentável que responde a uma realidade mais ampla e necessária na promoção do turismo. Uma das principais conclusões é a crescente preocupação da sociedade, associações civis, empresas públicas e privadas e instituições de ensino, em reconhecer o turismo como uma ferramenta de inclusão social. Os resultados mostram que a atual promoção do turismo na internet carece da visão solidária de disseminar, entre os atores do turismo, o desafio que o desenvolvimento local apresenta e os valores necessários para sua potencialização.

PALAVRAS-CHAVE:
Promoção do turismo; Turismo solidário; Coesão social

ABSTRACT:

This article is derived from research that focused on the analysis of tourism promotion proposed by the Federal Government in Mexico. It aims to show the prevailing economic nature of tourism promotion, and to highlight the emergence of solidarity tourism as an alternative to project this activity in the country, with specific relevance for local sustainable development, which includes socio-cultural and environmental aspects in tourism promotion. Through a review of the scientific literature, an economist approach to tourism promotion manifests itself in its institutionalization, in contrast to a sustainable proposal that responds to a broader and necessary reality in tourism promotion. One of the main conclusions is the growing concern of society, civil associations, public and private companies and educational institutions with recognizing tourism as a tool for social inclusion. The results show that the current tourism promotion on the internet lacks the solidary vision that seeks to disseminate, among the various tourism actors, the challenge that local development presents, and the values required make it viable.

KEYWORDS:
promotion; Solidarity tourism; Social cohesion

RESUMEN:

Este artículo se deriva de una investigación dirigida a analizar la promoción turística propuesta por el Gobierno Federal en México. El objetivo es mostrar el carácter económico predominante en la promoción del turismo y destacar el surgimiento del turismo solidario como una alternativa para proyectar esta actividad en el país, con un enfoque específico en el desarrollo sostenible local, que permita contemplar aspectos socioculturales y ambientales en la promoción del turismo. A través de una revisión de la literatura científica, un enfoque economista para promover el turismo se manifiesta en su institucionalización, en oposición a una propuesta sostenible que responda a una realidad más amplia y más necesaria en la promoción del turismo. Una de las principales conclusiones es la creciente preocupación de la sociedad, las asociaciones civiles, las empresas públicas y privadas y las instituciones educativas, al reconocer el turismo como una herramienta para la inclusión social. Los resultados muestran que la promoción actual del turismo en Internet carece de la visión solidaria de difundir, entre los actores turísticos, el desafío que presenta el desarrollo local y los valores necesarios para su potencialización.

PALABRAS CLAVE:
Promoción turística; Turismo solidário; Cohesión social

INTRODUÇÃO

A promoção do turismo é um tópico abordado sob diferentes perspectivas. Sua relevância ganhou força com o impacto do uso da tecnologia e da mídia no campo do turismo, transformando a maneira de fazer e de consumir o turismo (Maclaran, Saren, Stern e Tadajewski, 2010Maclaran, P., Saren, M., Stern, B., & Tadajewski, M. (2010). Introduction. In P. Maclaran, M. Saren, B. Stern, & M. Tadajewski (Eds.), The SAGE handbook of marketing theory (pp. 1-25). Los Angeles: Sage. Recuperado de https://www.academia.edu/526461/The_SAGE_handbook_of_marketing_theory
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; Shaw, Jones e McLean, 2010Shaw, E. H., Jones, D. G. B., & McLean, P. A. (2010). The early schools of marketing thought. In P. Maclaran, M. Saren, B. Stern, & M. Tadajewski (Eds.), The SAGE handbook of marketing theory (pp. 27-41). Los Angeles: Sage . Recuperado de https://www.academia.edu/526461/The_SAGE_handbook_of_marketing_theory
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; Goeldner, 2011Goeldner, C. R. (2011). Reflecting on 50 years of the Journal of Travel Research. Journal of Travel Research, 50(6), 583-586. DOI: 10.1177/0047287511421742. Recuperado de https://www.researchgate.net/ publication/270710952_Reflecting_on_50_Years_of_the_Journal_of_Travel_Research
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). Sua importância levou empresas, órgãos governamentais, prestadores de serviços de turismo e instituições de ensino a ver a promoção na mídia de massa e nas redes sociais como uma ferramenta importante para a distribuição de produtos e serviços nessa área (Saxena e Khanna, 2013Saxena, A., & Khanna, U. (2013). Advertising on Social Network Sites: A Structural Equation Modelling Approach. Vision (09722629), 17(1), 17-25. doi:10.1177/0972262912469560. Recuperado de https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0972262912469560
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). No entanto, a tendência disso girou em torno do modelo econômico e convencional que prevaleceu no turismo (Ramírez Hernández, 2019Ramírez Hernández, O.I. (2019). Propuesta metodológica para la generación de productos turísticos de la comunidad local. Retos Revista de Ciencias de la Administración y Economía , 9(17), 127- 143. https://doi.org/10.17163/ret.n17.2019.08 Recuperado de: https://retos.ups.edu.ec/index. php/retos/article/view/17.2019.08/3195
https://retos.ups.edu.ec/index. php/reto...
; Barrado e Castiñeira, 1998 citado em Andrade, 2011Andrade, M.J. (2011). A construção social da imagem dos espaços-destinos rurais: uma abordagem teórico-metodológica. Departamento de Sociologia e Ciência Política. Universidade da Corunha. RIPS, ISSN 1577-239X. 10 (3), 57-77. Recuperado de https://www.redalyc.org/ pdf/380/38021388003.pdf
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). O principal problema da promoção oficial do turismo é que ela optou pela comercialização dos destinos, produtos e serviços da atividade turística, excluindo a conscientização sobre o uso excessivo de recursos, os impactos negativos que a atividade tem sobre as comunidades e as necessidades reais. Nos destinos turísticos, essa tem sido a principal tendência que se refuncionalizou, hoje, com o uso das redes sociais e da internet (Fernández, 2011; Rivera e Rodríguez, 2012Rivera, M. y Rodríguez, L. (2012). Turismo responsable, sostenibilidad y desarrollo local comunitario. Coordinadores. Córdoba: Cátedra Intercultural, Universidad de Córdoba: AECIT, AACID y Unión Europea (POCTEFEX-BIOECONOMY). ISBN 978-84-695-4429-7, Universidad de Córdoba. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/libro/525510.pdf
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).

Como exemplo, um estudo que abrange o período 2004-2006 tentou identificar futuras linhas de pesquisa em marketing turístico e analisou o conteúdo de 269 artigos de marketing turístico publicados nas principais revistas especializadas internacionais (Annals of Tourism Research, Tourism Management e Journal of Pesquisa de Viagem). Os resultados permitiram reconhecer que as diretrizes de marketing para estratégias, planejamento e comportamento do consumidor, mostradas em seu estudo, confirmaram a tendência persistente no marketing turístico: a projeção para os benefícios econômicos que a promoção de produtos e serviços turísticos proporciona ao turismo é mencionada para o pequeno número de artigos de natureza sustentável, sem definir quais existem (Bigné, J., Andreu, L., Sánchez, I. e Alvarado, A., 2008Bigné, J., Andreu, S., Sánchez, I. e Alvarado, A. (2008). Pesquisa internacional em marketing turístico: análise de conteúdo sobre tópicos e metodologias. Universidade de Valência. Espanha. Steps, Revista de Turismo e Patrimônio Cultural, 6 (3), 391-398. Recuperado de http://www.pasosonline.org/Publicados/6308/PS0308_1.pdf
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).

Para atingir o objetivo proposto neste artigo, o conteúdo é desenvolvido em sete partes. O primeiro realiza uma revisão da promoção do turismo em termos da abordagem convencional e seus aspectos; isto é, aquele cujo eixo principal é promover um destino para obter benefícios econômicos do turismo. A segunda parte expõe os principais conceitos que servem de base para este artigo; na terceira parte, a metodologia desenvolvida é descrita. Como antecedente do turismo solidário, na quarta parte, é apresentado um breve contexto sobre a crescente preocupação com a fragilidade dos recursos utilizados pelo turismo e as ações adotadas para minimizar seus impactos negativos; portanto, o papel da sustentabilidade na promoção do turismo é destacado. A quinta parte é desenvolvida em torno das diferentes posições de acadêmicos e líderes de opinião que convergem em favor de uma nova visão em que essa atividade funciona como uma ferramenta de coesão social. O principal resultado é a orientação da promoção do turismo para fins econômicos e a necessidade de encontrar uma proposta diferente da sua orientação atual. Nas considerações finais, reconhece-se a importância da reestruturação do conteúdo na promoção turística que possa focalizar seu tema em questões socioculturais e ambientais.

REVISÃO DOCUMENTÁRIA

No que se refere à revisão da promoção do turismo, realizada no repositório da Rede de Sistemas de Informação Científica de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc), Elsevier e Scielo, recolhendo documentos de 2012 a 2018, podem ser identificadas três grandes tendências, levando em consideração a convergência observada nos documentos, como mostra a Tabela 1:

Tabela 1:
Tendências de promoção do turismo

A promoção do turismo, em seu modelo convencional, concentrou-se na comercialização do turismo para obter um benefício puramente econômico; destina-se a empresas, governos, instituições que viram essa atividade como uma panaceia para doenças socioculturais que atingem destinos (Fernández, 2011; Rivera e Rodríguez, 2012Rivera, M. y Rodríguez, L. (2012). Turismo responsable, sostenibilidad y desarrollo local comunitario. Coordinadores. Córdoba: Cátedra Intercultural, Universidad de Córdoba: AECIT, AACID y Unión Europea (POCTEFEX-BIOECONOMY). ISBN 978-84-695-4429-7, Universidad de Córdoba. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/descarga/libro/525510.pdf
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). A favor da globalização e da competitividade, objeto de agendas, planos e programas de desenvolvimento, revitaliza-se um modelo de promoção que idealiza destinos e recria lugares paradisíacos que eximem os turistas de sua responsabilidade social em relação ao local que visitam, apresentando recreação feita sob encomenda (Edensor, 2001; Cardona, J.R, Azpelicueta Criado, M. del C. e Serra Cantallops, A., 2015Cardona, J. R, Azpelicueta Criado, M. del C., y Serra Cantallops, A. (2015). El mito del paraíso perdido en la definición del destino turístico. Estudios y Perspectivas en Turismo. 24 (715 - 735). Recuperado de http://www.scielo.org.ar/pdf/eypt/v24n3/v24n3a15.pdf
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; Batista-Sánchez et al., 2017Batista-Sánchez, E., González-Ferrer, J.R., González-Camejo, I.T., Leyva-Cardeñosa, E. (2017). Procedimento para medir a imagem dos destinos turísticos. Holguin Sciences, 23 (3), 1-18. Centro de Gerenciamento de Informação e Tecnologia de Holguín. Holguín, Cuba. Recuperado em: http://www.redalyc.org/pdf/1815/181552082001.pdf
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).

O constante crescimento acelerado e desproporcional do turismo é um estigma que o acompanha em sua concepção, organização, criação, administração e, é claro, na promoção de destinos turísticos. É priorizada a gestão de marcas, redes de hotéis, posicionamento de destinos com base na demanda que surge com o uso de tecnologias, tornando-as a melhor opção de interação e abordagem com o visitante (Muñoz, 2017; Gómez, 2017Gómez, L. (2017). El discurso ideológico del consumo turístico poscrisis en España. Estudios y Perspectivas en Turismo , 26 (746 - 759). Recuperado de http://www.scielo.org.ar/pdf/eypt/v26n3/v26n3a14.pdf
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; Cannon, 2016Cannon, W. (2016). The social construction of tourism online destination image: A comparative semiotic analysis of the visual representation of Seoul. Tourism Management. 54(221-229), junio. Recuperado de https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.11.012
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; Andrade Yejas, 2016Andrade Yejas, D. (2016). Estratégias de marketing digital na promoção da Cidade da Marca. Revista Escola de Administração de Empresas, 80 (59-72), janeiro-junho. Universidade EAN. Bogotá Colômbia. Recuperado em: https://www.redalyc.org/pdf/206/20645903005.pdf
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, Garcia, 2018Garcia, B. (2018) Urban experiential tourism marketing: Use of social media as communication tools by the food markets of Madrid. Revista de Análisis Turístico. Vol. 25, 1 (2-22). Recuperado de: https://www.emeraldinsight.com/doi/.../10.1108/JTA-01-2018-00...
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; Gutiérrez Montoya, GA, Sánchez Jiménez, M.Á., E Galiano Coronil, A., 2018Gutiérrez Montoya, G. A., Sánchez Jiménez, M. Á., y Galiano Coronil, A. (2018). Redes sociales como medio de promoción turística en los países iberoamericanos. Retos Revista de Ciencias de la Administración y Economía, 15(8), 135-150. Recuperado de: https://retos.ups.edu.ec/index.php/ retos/article/view/15.2018.09
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).

A promoção do turismo convencional foi baseada em folhetos turísticos, catálogos de hotéis, agências de viagens, relatórios e artigos publicados em revistas promocionais, programas de televisão e rádio (Calvi, 2006, citado em Durán, 2014Durán, I. (2014). Aspectos pragmático-lingüísticos del discurso del turismo de aventura: estudio de caso. Universidad de Málaga. Revista Normas, 4 (49-69). (ISSN: 2174-7245). Recuperado de: http://www.uv.es/normas/2014/turismo/duran_munoz_2014.pdf
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), com a introdução de tecnologias de informações e da internet. Aparentemente, essa promoção influenciou o fluxo de visitantes no país, o aumento do Produto Interno Bruto, que em março de 2019 atingiu 10,4%, com US $ 8,8 trilhões, assumindo um crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior, empregando 319 milhões de pessoas - e o posicionamento da marca de destino, com a qual os produtos e os serviços turísticos são promovidos na web (SECTUR, 2019Secretaria de Turismo (2019). Estrategia Nacional de Turismo 2019-2024. Recuperado de https://drive. google.com/file/d/1iQsG8BxvWG9KHd_TUj0lQGjVKdPz0Aw7/view
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; NEXOTUR, 2019NEXOTUR (2019). El Turismo representa el 10,4% del PIB mundial. Miércoles 6 de Marzo de 2019. Recuperado de http://www.nexotur.com/noticia/101605/NEXOTUR/El-Turismo-representa-el- 104-del-PIB-mundial.html
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), mas esses benefícios são evidentes apenas porque as características da promoção convencional mudou apenas o meio pelo qual é divulgada, não o conteúdo.

O resultado desta promoção é o que, para alguns autores, chega a um ponto insustentável. As necessidades negligenciadas no modelo anterior - pobreza, desemprego, violência, perda de identidade e valores, perda de ecossistemas, mudança climática - clamam por uma resposta que seja consistente com os requisitos atuais (Rubí-González, Palafox-Muñoz, 2015Rubí-González, F. y Palafox-Muñoz, A. (2017). El turismo como catalizador de la pobreza. Trabajo turístico y precariedad en Cozumel. Colección Turismos. Alba Sud Editorial Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/316881792_El_turismo_como_catalizador_de_la_pobreza_Trabajo_turistico_y_precariedad_en_Cozumel/download
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; Puig, M, 2017). A promoção tem uma responsabilidade titânica, é a forma de comunicação que expressa a estrutura social, são os valores socioculturais apropriados em si que a fazem se propor como um meio de análise do comportamento do consumidor e como um objeto de consumo, integrando mídias expressivas que causam um efeito colossal de integração (Hellín, 2006 citado em Pellicer, 2017Perogil, J. (2018). Turismo solidario y turismo responsable, aproximación a su marco teórico y conexiones con la inteligencia turística. Revista Iberoamericana de Economía Solidaria e RIESISE Innovación Socioecológica, 1, 23-48. Recuperado de: http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/15750/Turismo_solidario.pdf?sequence=2
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), portanto a atual concepção de promoção do turismo virtual, que faz uso da internet, deve ser reestruturada, pois falta o potencial de escopo e a ferramenta de conscientização.

FUNDAÇÃO CONCEITUAL

O objetivo deste artigo é mostrar a abordagem econômica da promoção do turismo e apresentar o turismo solidário como uma alternativa que contém em si características importantes para reestruturar o conteúdo da promoção do turismo, mas, para entender cada aspecto, fez-se uma breve descrição de cada um.

A conceituação do turismo solidário é uma questão complexa, as atividades relacionadas ao turismo solidário vão desde turismo comunitário, voluntariado, turismo de natureza, turismo rural, entre outras. Nesse sentido, o significado atribuído ao turismo solidário é definido neste artigo.

O turismo solidário, referido neste artigo, está relacionado à melhoria direta das condições da comunidade em que é desenvolvido, mediante o gerenciamento responsável da atividade turística, em que se misturam os interesses sociais, ambientais e culturais do destino, alcançando de forma abrangente ir além da comercialização do patrimônio cultural e natural dos destinos (Perogil, 2018Perogil, J. (2018). Turismo solidario y turismo responsable, aproximación a su marco teórico y conexiones con la inteligencia turística. Revista Iberoamericana de Economía Solidaria e RIESISE Innovación Socioecológica, 1, 23-48. Recuperado de: http://rabida.uhu.es/dspace/bitstream/handle/10272/15750/Turismo_solidario.pdf?sequence=2
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; Lee, Bonn, Reid e Kim, 2017Lee, H.Y., Bonn, M.A., Reid, E.L. y Kim, W.G. (2017). Differences in tourist ethical judgment and responsible tourism intention: An ethical scenario approach. Tourism Management 60, 298-307. Recuperado de www.elsevier.com/locate/tourman ; Soliguer, 2017Soliguer, A. (2017). Gestión pública socialmente responsable del turismo en Cataluña. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. 15, (2), 319-332. Recuperado de http://openaccess.uoc.edu/ webapps/o2/bitstream/10609/70646/1/Soliguer_Pasos17_Gesti%C3%B3n.pdf
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).

Em relação à coesão social, refere-se ao sentimento de pertencimento e participação do cidadão nas atividades e nos processos de desenvolvimento de um destino. Na coesão social, estabelece-se um vínculo entre comunicação e cultura que gera uma atitude da comunidade de participação na atividade turística, não de rejeição. Envolve deixar de lado fatores de discriminação (raça, sexo, religião, ideologia, idade, nacionalidade, comércio ou nível de educação). Isso significa que a comunidade possui um projeto comum e valores compartilhados, gerando um sentimento de pertencimento, reduzindo disparidades e desigualdades (SEGIB, 2007; Muñoz, 2015Muñoz, E. (2015). Rutas turísticas una contribución a la cohesión social, territorial y el Desarrollo local en espacios andinos. Estudio de caso - ruta Yuyariy del Cóndor. European Scientific Journal. April 2015.11, ISSN: 1857 - 7881 (Print) e - ISSN 1857-7431. Recuperado de http://eujournal.org/index.php/esj/article/download/5441/5230
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; González e Iglesias, 2009).

No que diz respeito à promoção, pode ser entendida como as atividades que transmitem os atributos do produto e convencem os consumidores a comprá-lo (Kotler, 1999Kotler, P. (1999). El marketing según Kotler: cómo crear, ganar y dominar los mercados. Grupo Planeta (GBS). ), ou como as maneiras pelas quais os clientes percebem um produto e aumentam seu desejo de adquiri-lo e , com isso, a demanda é estimulada (Middleton, 2001Middleton, V. (2001) Marketing in travel and tourism. Butterworth-Heinemann, Oxford. ). Para a promoção de um destino, um conceito mais amplo é integrado: “comunicar aos turistas-consumidores em potencial que a oferta proposta é capaz de satisfazer suas necessidades e demandas; em suma, está tentando convencer os turistas de que vale a pena ir a um destino, visitá-lo”(Ejarque, 2005Ejarque, J. (2005) Destinos turísticos de éxito: diseño, creación, gestión y marketing. Pirámide. Madrid. , p. 31).

METODOLOGIA

A metodologia utilizada neste trabalho baseou-se na revisão da literatura científica relacionada à promoção do turismo no modelo econômico convencional e na revisão do turismo solidário para destacar uma opção que considera as características de destinos que vão além dos benefícios econômicos. Os idiomas selecionados foram: espanhol, já que o tema central desta pesquisa é a promoção no México; e inglês, como o idioma em que a produção científica se posicionou em artigos especializados, bem como o escopo das bases de dados nesse idioma.

A literatura selecionada foi enriquecida com 28 artigos sobre promoção do turismo e 27 artigos correspondentes ao turismo solidário. As bases de dados consultadas foram: Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe, Espanha e Portugal (REDALYC), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Science Direct, Emerald Insight, Scielo, Elsevier. Embora a consulta tenha se concentrado em documentos de 2013 a 2019, foram incluídas duas, uma correspondente a 2011 e outra a 2001, dada a relevância de sua contribuição para o assunto.

No caso de REDALYC e Scielo, eles foram consultados por serem de acesso aberto; em relação ao Science Direct, Emerald Insight e Elsevier, apesar de limitar o acesso aos artigos, eles foram incluídos devido à relevância dos tópicos acadêmicos que eles contêm. A busca em todas as bases foi realizada com base nas seguintes palavras-chave: promoção do turismo, promoção nas redes sociais, turismo solidário, turismo sustentável, turismo como ferramenta de coesão social e imagem de destinos turísticos.

A literatura consultada correspondia principalmente a artigos, mas foram incluídos dois trabalhos de graduação e dois manuais, os quais evidenciaram a linha econômica que prevaleceu na promoção do turismo, o que sugere a necessidade de uma nova visão de atividade turística. Posteriormente, os documentos foram caracterizados e sistematizados, de acordo com a convergência de tópicos encontrados neles, para atender aos objetivos deste artigo.

ORIENTAR O TURISMO PARA A COESÃO SOCIAL

O tópico do turismo como transformador da consciência social é um tópico que abrange atividades acadêmicas e sociais e até tentou se emancipar da concepção tradicional, tentando novas formas de aplicação ou análise (Hultsman, 1995Hultsman, J. (1995). Just tourism: An ethical framework. Annals of Tourism Research , 22(3), 553-567. DOI:10.1016/0160-7383(95)00011-t Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/016073839500011T
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; Higgins- Desbiolles, 2018Higgins-Desbiolles, F. (2018). La posibilidad de crear justicia a través del turismo. DOI: 10.4000/ viatourism.2495. Recuperado de https://journals.openedition.org/viatourism/2495#quotation
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). A academia e os grupos de pesquisadores têm se concentrado no turismo solidário nos últimos dez anos, dado que o aumento da demanda por essa modalidade aumentou, assim como as organizações que a praticam. O turismo solidário está relacionado à ajuda ou ao alívio da pobreza em algum grupo social, cooperação, conscientização, voluntariado, entre outros (Fuentes-Moraleda, L., Muñoz-Mazón, A. e Rodríguez-Izquierdo, S., 2016).

A visão econômica eurocêntrica desse tipo de turismo considera que o benefício é recebido pelas populações afetadas nos países em desenvolvimento, por meio dos quais a comunidade autogerencia seus recursos. O turismo responsável, ao qual essa visão se refere, vê o turismo solidário como o tipo de atividade que minimiza o impacto no meio ambiente, preservando sua identidade, patrimônio, tradições e fortalecendo economicamente a sociedade local. O elemento chave é a hospitalidade e a inter-relação entre o turista e a comunidade local (López-Guzmán, T., Millán, G. e Melián, A., 2015López-Guzmán, T., Millán, G., y Melián, A. (2015). Turismo Solidario. Una perspectiva desde la Unión Europea. Gestión Turística. Nº 8. ISSN 0717-1811. Recuperado de: http://mingaonline.uach.cl/pdf/gestur/n8/art07.pdf
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). Os conceitos que têm sido relacionados ao turismo solidário são variados, por esse motivo sua conceituação é uma questão complexa, pois está relacionada ao turismo comunitário, aos lugares e às pessoas que o turista visita e à solidariedade. Comentários de líderes em redes sociais sugerem posicionar o desenvolvimento de projetos ou espaços turísticos com vocação turística, com vistas a uma mudança na maneira de fazer o turismo, para o bem do planeta e da própria sociedade. Basta mencionar o comentário do pontífice romano Francisco, que exortou a promover a participação, a qualidade, a solidariedade e a sustentabilidade como bases para a transformação das atividades turísticas, emancipando-se do modelo de turismo de massa (Morales, 2019Morales, E. (2019). El Papa propone el turismo lento. El Heraldo de México. Recuperado de: https://heraldodemexico.com.mx/opinion/el-papa-propone-turismo-lento/
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).

José Luis Soro, Ministro de Vertebração do Território, Mobilidade e Habitação do Governo de Aragão, propõe o turismo sustentável e emocional como a oportunidade de enfrentar a sazonalidade da região. Ele também defende que esse tipo de turismo, além de buscar saúde, beleza e bem-estar, é uma forma de espiritualidade derivada do turismo na natureza (EFE, 2019EFE. (2019). Soro destaca las oportunidades del turismo sostenible y el emocional. Inversión y Finanzas. Recuperado de: https://www.heraldo.es/noticias/aragon/teruel/2019/03/25/soro-destaca-las-oportunidades-del-turismo-sostenible-y-el-emocional-1305569.html
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). Da mesma forma, surgem publicações on-line que concebem o turismo responsável e solidário como uma tendência que pode aliviar os problemas atuais do turismo; o interessante é que esse tipo de publicação nasce como uma resposta da pessoa que o experimenta ao turismo de massa. É o caso do Mindful eBook de Jimmy Ponds, que é integrado a partir da experiência de seu próprio criador e de seus colaboradores - com perfis diferentes que incluem marketing, tecnologia, conscientização, ioga, meditação, sustentabilidade -, que estão cientes do impacto da tecnologia na sociedade e na dependência tecnológica da vida cotidiana, eles lembram que, com maior frequência, buscam-se experiências que ofereçam uma opção abrangente, que considerem cuidar do corpo, da mente e do espírito (Ponds, 2019Ponds, J. (2019). eBook Mindful Travel un libro gratuito de este turismo transformador y sostenible. Recuperado de: https://www.jimmypons.com/ebook-gratuito-mindful-travel/
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).

Em torno do turismo solidário, foi gerada literatura científica que permite uma revisão que mostra a importância que ganhou e a contribuição que pode dar ao turismo. Assim como a linha economista de promoção do turismo virtual foi apresentada, da mesma forma é apresentada uma revisão documental de artigos relacionados ao turismo solidário e às várias maneiras de abordar esta questão. São apresentados alguns dos autores que optaram por gerar trabalhos com a abordagem do turismo solidário (Tabela 2), sustentáveis ou com base que tenta se emancipar da concepção economista convencional de turismo, fornecendo bases para o que pode contribuir para o posicionamento da atividade, o turismo como ferramenta de coesão social. Foi feita uma tentativa de classificá-los em cabeçalhos gerais, de acordo com o tema convergente identificado nos documentos.

Assim, são apresentados cinco itens: o primeiro, focado na comunidade, o turismo se desenvolveu levando em consideração as necessidades e as contribuições da comunidade em equilíbrio com o meio ambiente. O segundo, focado na responsabilidade social e na cooperação institucional, em que o turismo pode orientar a conscientização dos viajantes e das comunidades, reconhecendo a riqueza do intercâmbio cultural gerado na coexistência de atividades comunitárias. O terceiro, focado na experiência emocional e no voluntariado, o tipo de turismo em que a comunidade abre suas tradições e promove atividades dentro da comunidade. A quarta categoria foi focada no meio ambiente, na academia, nas comunidades e nas instituições; eles intervêm na criação e na avaliação de produtos e serviços com a consciência da fragilidade dos recursos nos quais o turismo se baseia. O último item, focado na reflexão crítica, considera o que foi desenvolvido de maneira sustentável no turismo e se realmente promoveu mudanças significativas.

Essa abordagem de pesquisa em torno do turismo solidário mostra a importância e o significado que o turismo solidário tem e como é por meio desse modelo que a mudança de atitude do turista pode ser redirecionada para se relacionar com o meio ambiente e as comunidades que são visitadas com responsabilidade.

Tabela 2:
Turismo Solidário

A NOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE NA PROMOÇÃO DO TURISMO

Um marco histórico na conscientização do turismo e nas ações derivadas, em particular na promoção e na comercialização do patrimônio, capazes de serem concebidas como produtos ou serviços turísticos, foi a Declaração do Rio, em 1992, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A conscientização da fragilidade dos recursos, nos quais o turismo se baseia, permitiu que os princípios emanados da Declaração do Rio, resgatados do Relatório Brundtland, fossem incorporados à atividade turística com outras declarações, como a de Manila sobre o Turismo Mundial, a de Haia e a Carta do Turismo e o Código Global de Ética para o Turismo (UNWTO, 1995). O denominador comum desses documentos era a crescente preocupação com os problemas ambientais que afetam a humanidade e todas as suas atividades, a constante depredação do planeta, o consumo irracional de recursos naturais e de recursos culturais, abrindo caminho para a as instituições encarregadas de criar planos e programas, bem como a disseminação, o marketing e a promoção minimizam ou corrigem os danos que os modelos econômicos nessa área causaram na Terra.

Esses são parâmetros de referência que demonstram as tentativas iniciais de resgatar uma nova conscientização e a base para um modelo renovado de promoção do turismo, que ainda aborda vários desafios relacionados à concepção do turismo como um motor para o desenvolvimento, um fator na redução de desigualdades e desigualdades entre os países, como promotores de sociedades pacíficas e inclusivas, redutores da pegada ecológica, salvaguardando a criatividade cultural, a diversidade, o bem-estar humano e os ecossistemas (UNWTO, 1995).

Um dos desafios enfrentados por essa visão sustentável do turismo é satisfazer as necessidades autênticas das populações, que continuam na margem do desenvolvimento sustentável pretendido, razão pela qual no início da primeira década de 2000 surgiram várias vozes que solicitaram a renovação e a atualização dos objetivos da Cúpula do Rio, dando origem aos chamados Objetivos do Milênio, que envolveram não apenas questões de turismo, mas também de educação, indústria, meio ambiente e saúde, entre outras (ONU, 2015 ). Em virtude disso, as Metas do Milênio também foram reavaliadas em 2015, porque não foram alcançadas e o que é previsível para 2020 não seria alcançado, por várias razões, incluindo os interesses dos grupos de poder, como foi visto com as estratégias desenvolvidas ao longo dos anos no México e em vários países do mundo. Os principais benefícios acabam nas mãos de empresas transnacionais - hotéis, transporte, alimentos e bebidas, entre outras -, que obtêm as permissões necessárias para estabelecer-se nos destinos e que, longe de estimular a economia local, ou combater a pobreza, incline a balança para o desequilíbrio do destino, seja econômico, natural, político ou sociocultural.

A Agenda 2030 foi a reestruturação dos objetivos e que, considerada, transformaria o curso das nações economicamente, social e ambientalmente sustentáveis (CEPAL, 2018). No entanto, a linha tênue entre a projeção de metas que estão se afastando de forma alarmante e a realidade avassaladora das consequências da aplicação de um modelo cuja busca foi e é o enriquecimento de alguns setores da sociedade, certos grupo de poder, deve necessariamente abrir novos caminhos para reestruturar programas e ações para necessidades futuras.

Da mesma forma, declarar 2017 como o ano do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento simplesmente ocupou cinco áreas que devem ser renovadas, mas sobretudo aplicadas, a fim de aliviar efetivamente os problemas da humanidade e suas atividades econômicas: 1) Crescimento econômico inclusivo e sustentável, 2) Inclusão social, emprego e redução da pobreza, 3) Uso eficiente de recursos, proteção ambiental e mudança climática, 4) Valores culturais, diversidade e patrimônio, 5) Entendimento mútuo, paz e segurança (ICTUR, 2017).

Tal concepção de turismo, focada no desenvolvimento integral das comunidades e no uso adequado dos recursos, agregada à sustentabilidade e aos objetivos estabelecidos pelas grandes organizações internacionais para 2030, permeia no nível das administrações locais e nacionais, na medida em que os vários atores nessas áreas (governos, empresas, prestadores de serviços) buscam incorporar essa tendência de conscientização. No caso do México, destaca-se o desenho da Estratégia Nacional de Turismo para 2019-2024. Nisso, o turismo se posiciona como uma ferramenta de coesão social, mostrando um ligeiro avanço em relação às administrações anteriores que deixaram de lado questões de equidade, sustentabilidade e justiça (SECTUR, 2019Secretaria de Turismo. Subsecretaría de Planeación y Política Turística (2019). Resultados de la Actividad Turística Enero 2019. Recuperado de https://www.datatur.sectur.gob.mx/RAT/RAT-2019-01(ES).pdf
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).

Essa é a constante na tendência da busca por um turismo transformador que integre não apenas as necessidades econômicas das comunidades, mas também consiga fortalecer a identidade, permita a preservação do patrimônio cultural e natural, ou seja, faça do turismo um instrumento de coesão social, entendendo essa coesão como a questão prioritária da transição histórica, tanto para o turismo quanto para a humanidade. O termo não tem um significado único, mas ocupa aquele que visa à equidade, à inclusão social e ao bem-estar. Na União Europeia, o acordo de coesão social se traduziu em um conjunto abrangente de políticas e indicadores que gira em torno da redução da diferença de renda e da garantia de maior acesso aos serviços de emprego, educação e saúde (CEPAL, 2007).

RESULTADOS

A revisão dos documentos de promoção do turismo permite reconhecer a orientação que norteou a criação de conteúdo, cuja preocupação com a inserção de produtos e serviços turísticos na internet é maior do que a necessidade de conscientizar os efeitos negativos do turismo de massa predominante nos destinos. No entanto, essa revisão também responde à busca de uma alternativa que surja em resposta às necessidades ambientais e socioculturais que o turismo de massa causou. O turismo solidário emergiu como uma voz fraca diante do crescimento impetuoso do turismo, com ações que, até hoje, têm sido malsucedidas e insuficientes.

Diferentes autores, de várias áreas geográficas, destacam a importância da reestruturação do turismo sob outra perspectiva, na qual uma colaboração integral dos diferentes atores da atividade deve ser constituída para que não apenas um produto turístico seja transmitido, mas também falar sobre valores, identidade, cultura e história (Ortega, 2016Ortega, G. (2016). La contribución de la gestión y la comercialización turística a la sostenibilidad del patrimonio histórico material. El caso de los bienes culturales en Andalucía. Tesis doctoral. Universidad de Málaga. Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales. Departamento de Economía Aplicada. (Hacienda Pública, Política Económica y Economía Política). Recuperado de https://riuma.uma.es/xmlui/handle/10630/11954
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). O turismo solidário implica integrar ativamente a comunidade receptora, desde o planejamento deste tipo de atividades, planos, programas, projetos até sua aplicação.

O turismo solidário não busca um presente dos países desenvolvidos, é um conceito mais profundo, não é um turismo de esmola, é uma resposta alternativa aos problemas que o modelo econômico criou. O viajante é um ator que colabora com sua contribuição consciente, com consumo empático. Um erro grave é tentar visualizar o turismo solidário como um favor dado aos menos favorecidos; posicionar a pobreza como atração questiona a moralidade humana. Portanto, o turista, como ator e consumidor, deve desenvolver sua capacidade reflexiva, questionar criticamente e avaliar seus processos de pensamento, valores, premissas, preconceitos e ações (Mkono, 2016Mkono, M. (2016). The reflexive tourist. Annals of Tourism Research , 57 (206-219). doi:10.1016/j. annals.2016.01.004. Recuperado de: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0160738316300068
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). Esse papel significativo do turista advém do uso da internet para promover viagens, que, embora gerem conteúdos que favoreçam o conhecimento das opiniões e das experiências dos turistas, também são conhecidos produtos e serviços, além de ser uma ferramenta importante para conscientizar. As experiências compartilhadas nas redes sociais contêm um nível inspirador de raciocínio humanístico que permite a autoavaliação que ocorre imediata e inconscientemente (Mkono, 2016).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A transformação dessa atividade por meio do uso da internet estabeleceu um panorama de criação de conteúdo que não apenas informa, mas replica uma ideia pouco modificada, apesar do uso da tecnologia. As atuais necessidades econômicas, políticas e socioculturais continuam sendo negligenciadas. A análise da promoção do turismo virtual implica uma visão reflexiva crítica dos discursos subjacentes ao atual modelo de promoção.

O uso das redes sociais deve ser um meio de poder exibir valores adicionais que não apenas incorporem as belezas dos espaços, da comunidade, da hospitalidade, mas fundamentalmente a importância da interação dos turistas e seu impacto, seu conhecimento dos valores que alteram com sua visita. O marketing e a promoção do turismo virtual devem integrar elementos que permitam a interação com o meio ambiente.

Nesse sentido, é importante reconhecer que, no modelo de promoção do turismo que se concentra na obtenção de benefícios econômicos de um destino, agora virtualizado, há um discurso pouco analisado. Os elementos que compõem a promoção atual são uma referência que permitiria que fossem conhecidos e reconhecidos pelos que estão faltando para serem considerados como um modelo que promove o turismo solidário e que aproveita o uso das redes sociais para desenvolver uma visão responsável da atividade.

Além da experiência pessoal, surgem páginas que promovem o voluntariado e o turismo alternativo. A instituição oficial responsável pela promoção do turismo virtual no México, o SECTUR (Ministério do Turismo), teria a responsabilidade ética de promover não apenas o uso econômico dos recursos, mas também novas e melhores maneiras de fazer turismo. A realização de uma análise crítica do discurso sobre promoção virtual do turismo no México forneceria os elementos necessários para integrar as características do turismo solidário na promoção atual.

REFERÊNCIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Dez 2020
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2020

Histórico

  • Recebido
    23 Set 2019
  • Aceito
    01 Jun 2020
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