Acessibilidade / Reportar erro

ETIQUETA: DOIS MODELOS ANALISADOS DO PONTO DE VISTA DA HOSPITALIDADE

ETIQUETTE: TWO MODELS ANALYZED FROM THE POINT OF VIEW OF HOSPITALITY

ETIQUETA: DOS MODELOS ANALIZADOS DESDE EL PUNTO DE VISTA DE LA HOSPITALIDAD

RESUMO:

O objetivo desta comunicação é mostrar que a noção de etiqueta, analisada sob a ótica da hospitalidade, remete a dois modelos de contato interpessoal: um baseado na expressão identitária, que é o ser/estar-bem junto com outras pessoas, valorizando a expressão genuína da própria hospitalidade, e outro, aqui chamado de distinção social, o seu contrário, que valoriza o parecer, o distinguir-se para mostrar-se acima dos outros. Para tanto, efetua um estudo comparativo da concepção de etiqueta expressa em dois livros - Snobérrimo, de Marcelino de Carvalho e Na sala com Danuza, de Danuza Leão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com recurso à técnica de análise de conteúdo, entendida com uma técnica de investigação para a descrição objetiva, sistemática, tanto qualitativa como quantitativa do conteúdo de qualquer forma de comunicação. As categorias escolhidas são os tempos da hospitalidade humana - receber e ser recebido, hospedar e ser hospedado, alimentar e ser alimentado, entreter e ser entretido (Camargo, 2004), que se cruzam com expressões extraídas dos textos, denotando expressão identitária ou distinção social.

PALAVRAS-CHAVE:
etiqueta; hospitalidade; distinção social; expressão identitária

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br