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CHOCOLATES BEAN TO BAR E A COVID-19: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS DA PANDEMIA NA GESTÃO DE EMPRESAS DE CHOCOLATES ARTESANAIS BRASILEIRAS

CHOCOLATE FROM BEAN TO BAR AND COVID-19: AN ANALYSIS OF THE IMPACTS OF THE PANDEMIC ON THE MANAGEMENT OF BRAZILIAN ARTISANAL CHOCOLATE BUSINESSES

CHOCOLATES BEAN TO BAR Y COVID-19: UN ANÁLISIS DE LOS IMPACTOS DE LA PANDEMIA EN LA GESTIÓN DE LAS EMPRESAS DE CHOCOLATE ARTESANAL BRASILEÑAS

Resumo:

A pandemia da COVID-19 impactou diversas esferas da sociedade e alterou dinâmicas na gestão das empresas. O presente estudo tem o objetivo de compreender de que modo a pandemia da COVID-19 afetou a gestão das empresas de chocolate artesanal no Brasil, especificamente as empresas de chocolates bean to bar - ou seja, feitos pelos mesmos produtores desde a amêndoa até a barra de chocolate. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão de literatura sobre o mercado de chocolates artesanais no Brasil e as dificuldades enfrentadas por empresas a partir da crise mundial causada pela pandemia da COVID19, que baseou a pesquisa qualitativa. Foram feitas, então, entrevistas semiestruturadas com quatorze membros de quatro associações de chocolates artesanais no Brasil. Os dados coletados foram submetidos à técnica de análise de vídeos de Denzin (2004). A partir das análises, observou-se que as empresas foram impactadas de diferentes maneiras a partir das vivências dos proprietários, da localização de suas fábricas, dos recursos disponíveis e das iniciativas tomadas a partir do conhecimento da crise. A mais significativa mudança na gestão foi a necessidade de adaptação às redes sociais digitais, bem como a profissionalização da presença online e de e-commerce para viabilização da continuidade de operação.

Palavras-chave:
COVID19; Pandemia; Chocolate; Chocolates Bean to Bar; Gestão de negócios gastronômicos

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