Acessibilidade / Reportar erro

O SENTIDO DE PERTENCER DE ESTUDANTES DE TURISMO NO BRASIL: UMA COMPARAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Resumo:

Este trabalho analisa o perfil de estudantes de graduação em turismo de duas universidades públicas do sul do Brasil, com o objetivo de compreender as motivações que os levaram a escolher uma carreira no turismo e como eles se integram ao tecido social e se apropriam da universidade. Trata-se de um estudo descritivo e predominantemente quantitativo, com foco em estudantes de graduação inscritos em diferentes tipos de carreiras: diploma de bacharelado e tecnólogo em turismo. Os dados primários sobre os alunos foram coletados por meio de um questionário estruturado, com perguntas relacionadas ao perfil pessoal dos alunos, sua rota de entrada nas universidades, suas motivações para estudar turismo nessas universidades e seu senso de pertencer à universidade e à cidade em geral. Os dados foram analisados por meio da análise fatorial exploratória/confirmatória (E-CFA) para testar os fatores trazidos da literatura, uma análise do modelo de equações estruturais para avaliar as relações entre os fatores e as comparações médias para identificar diferenças significativas entre universidades e grupos. Os resultados confirmaram que as motivações para escolher a graduação em turismo são influenciadas pelas opiniões de outras pessoas e pela conveniência na universidade; eles também confirmaram que as motivações para a escolha do turismo como carreira influenciam a integração social e o sentimento de pertencimento acadêmico.

Palavras-chave:
Turismo; Escolha de carreira; Estudos de graduação; Sentido de pertencer à Universidade

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br