Open-access INVENTARIAÇÃO DA OFERTA TURÍSTICA NO BRASIL: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS

INVENTORY OF THE TOURIST OFFER IN BRAZIL: THEORETICAL-METHODOLOGICAL REFLECTIONS

INVENTARIACIÓN DE LA OFERTA TURÍSTICA EN BRASIL: REFLEXIONES TEÓRICO-METODOLÓ

Resumo:

Objetivo  - Apresentar uma metodologia para realização da inventariação da oferta turística a partir de instrumentos de coleta de dados flexíveis que se adequam à realidade de cada município/território brasileiro, cujos resultados sejam publicados e divulgados por meio de e-books em ambientes virtuais.

Desenho/metodologia/abordagem  - A pesquisa é exploratório-descritiva de natureza crítica e de abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental em periódicos científicos, textos acadêmicos e documentos oficiais do Ministério do Turismo que versam sobre o tema, e realizou-se pesquisas de campo para coleta de dados e testagem da metodologia proposta.

Resultados  - Propõe-se uma metodologia atualizada e validada empiricamente para a elaboração de inventários turísticos em diferentes municípios e territórios brasileiros, respeitando as particularidades e a dinâmica de cada realidade a ser inventariada. Trata-se de uma proposta teórico-metodológica que foi aperfeiçoada durante três anos ininterruptos (2022-2024) em municípios do sertão e de regiões litorâneas para verificação e ajustes dos instrumentos de coleta de dados e aperfeiçoamento metodológico.

Implicações práticas  - Esta metodologia contribui no campo do planejamento e da gestão do turismo a partir de sua adequação tático-operacional às diferentes realidades brasileiras que são potenciais objeto de inventariação.

Originalidade/valor  - A metodologia proposta considera 5 dimensões técnicas e um conjunto de atributos passíveis de inventariação, cujas dimensões 4 e 5 (Comércio Turístico e Atividades Comerciais de Apoio ao Turismo) são os elementos inovadores, pois foi verificado que a oferta de serviços comerciais para fins turísticos é fundamental ao aquecimento e diversificação da economia do destino, considerando a natureza do consumo turístico dos locais de visitação.

Limitações da pesquisa  - Há desafios emergentes na implementação desta metodologia, a saber: consolidar a parceria com o Ministério do Turismo e órgãos estaduais de Turismo para validar e implementar a metodologia nas realidades regionais/locais; e adequar o processo de inventariação às ferramentas e recursos tecnológicos disponíveis na Academia e no Mercado.

Palavras-chave:
Planejamento turístico; Inventariação da oferta turística; Nova metodologia; Inovação

location_on
Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro