Acessibilidade / Reportar erro

O TURISMO NO CENTRO HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS (SC): UM ESTUDO REALIZADO NO FACEBOOK SOB A ÓTICA DOS 4 A’S DO BENCHMARKING

TOURISM IN THE HISTORIC CENTER OF FLORIANÓPOLIS (SC): A STUDY CONDUCTED ON FACEBOOK FROM THE PERSPECTIVE OF THE 4 AS OF BENCHMARKING

TURISMO EN EL CENTRO HISTÓRICO DE FLORIANÓPOLIS (SC): UN ESTUDIO REALIZADO EN FACEBOOK DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS 4 A’S DE BENCHMARKING

RESUMO:

O objetivo deste estudo foi analisar as vitrines de marketing de empresas de turismo que divulgam o centro histórico de Florianópolis (SC) como um atrativo turístico, no Facebook, utilizando como metodologia os 4 A’S (acessibilidade, atração, animação e ação) da matriz do Modelo Inglês de Benchmarking e como ferramenta para análise de dados o software Iramuteq. A hipótese formulada foi confirmada. As vitrines apresentam dados da matriz dos 4 A’s do Modelo Inglês de Benchmarking e as informações são divulgadas sob a forma de Roteiros Turísticos, os quais associam os atrativos turísticos culturais do Centro Histórico a outros atrativos turísticos culturais e naturais, como paisagens e praias. Importante salientar a relevância dada à divulgação do meio de transporte terrestre e dos períodos que ele é disponibilizado. Os resultados obtidos poderão contribuir com a elaboração/qualificação das vitrines de marketing de empresas de turismo que divulgam os centros históricos das cidades, com a criação de movimentos que resultem na criação de políticas públicas em prol da preservação/conservação do patrimônio cultural e com o desenvolvimento do turismo cultural, promovendo oportunidades para o crescimento da renda para as entidades públicas, privadas e para os residentes.

PALAVRAS-CHAVES:
Vitrines de Marketing; Facebook; Centro Histórico de Florianópolis (SC); 4 A’s do Benchmarking

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br