AMBIENTAL (Critério Ambiental - CA)
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CA1 |
Reduzir a emissão de gases, de ruído, odores e outros gases. |
CA2 |
Propor uma política organizacional que dissemine o uso de energias renováveis e a inserção de mecanismos ecoeficientes que permitam uma melhor utilização da água e da energia elétrica. |
CA3 |
Promover manutenções preventivas, não permitindo impactos aos ecossistemas. |
CA4 |
Estabelecer e difundir amplamente um código de comportamento ambiental para toda organização, atingindo os stakeholders que a apoiam. |
CA5 |
Utilizar produtos biodegradáveis em processos de limpeza. |
CA6 |
Optar por fornecedores conscientes das suas responsabilidades ambientais. |
CA7 |
Definir ações de responsabilidade sobre as emergências ambientais. |
CA8 |
Promover a proteção da flora e da fauna local. |
CA9 |
Reduzir, reciclar e/ou minimizar a produção de resíduos sólidos e efluentes líquidos. |
CA10 |
Estabelecer programas de educação ambiental - com pelo menos 05 ações anuais - com o objetivo de sensibilizar os stakeholders sobre as limitações dos recursos naturais. |
CA11 |
Estabelecer uma política de capacidade de carga sobre o consumo de atrativos naturais. |
SOCIAL (Critério Social - CS)
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CS1 |
Tornar eficazes os mecanismos de protestos e reclamações relacionados às práticas de trabalho, dando continuidade efetiva a essas solicitações. |
CS2 |
Encorajar, perante seus funcionários, o desenvolvimento e a criação de habilidades complementares aos cargos ocupados. |
CS3 |
Estabelecer uma política de crescimento organizacional que propicie ascensão vertical e/ou horizontal aos seus colaboradores. |
CS4 |
Estruturar políticas de trabalho que favoreçam autóctones, propiciando uma estrutura organizacional igualitária, independentemente de crenças, gêneros, etnias e orientações sexuais. |
CS5 |
Assegurar os direitos e a dignidade dos colaboradores e grupos sociais envolvidos nas operações hoteleiras. |
CS6 |
Proporcionar salários que atendam ou excedam as regulações locais. |
CS7 |
Dar prioridade às companhias locais, para que se tornem fornecedores e/ou distribuidores de sua cadeia produtiva. |
CS8 |
Constituir comitês que disseminem a importância da saúde, da segurança, dos direitos humanos e trabalhistas. |
CS9 |
Atender plenamente as necessidades de indivíduos portadores de deficiência. |
CS10 |
Implementar uma cultura organizacional que seja contra a exploração comercial e sexual, especialmente de crianças, adolescentes, mulheres e grupos minoritários. |
CULTURAL (Critério Cultural - CC)
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CC1 |
Valorizar, preservar e promover questões culturais que enalteçam a identidade de uma destinação turística. |
CC2 |
Propiciar aos clientes informações sobre a cultura local e seu patrimônio, explicando adequadamente questões ligadas à representatividade, à simbologia e aos seus comportamentos e às suas condutas. |
CC3 |
Respeitar crenças e tradições, consultando a comunidade sempre que oferecer produtos e serviços baseados em sua cultura, observando a questão da autenticidade por detrás da experiência turística. |
CC4 |
A arquitetura do meio de hospedagem deve ser compatível às identidades urbanas e rurais. |
ECONÔMICA (Critério Econômico - CE)
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CE1 |
Propor ações que maximizem geração, distribuição e retenção de valores econômicos. |
CE2 |
Auxiliar o desenvolvimento de projetos que garantam o investimento em infraestrutura e serviços oferecidos na comunidade. |
CE3 |
Orçamentos destinados à compra de insumos provenientes da comunidade local. |
CE4 |
Maximizar a contribuição da empresa hoteleira para a prosperidade econômica local, por meio dos seguintes aspectos: (1) evitar a evasão de capital; (2) encorajar sistemas de parceria que beneficiam esse segmento; (3) influenciar a quantidade de gastos feitos pelo turista. |
CE5 |
Assegurar a produtividade organizacional por meio de processos relacionados à identificação contínua de perigos, avaliação de riscos e implementação de medidas de controle. |
CE6 |
Estabelecer planos de contingência para mitigar os efeitos negativos oriundos das ameaças de seu mercado. |
CE7 |
Assegurar, em longo prazo, a viabilidade econômica e a competitividade organizacional, garantindo benefícios a todos os seus stakeholders. |
CE8 |
Planejar produtos e serviços considerando os princípios de excelência e satisfação se seus clientes. |
POLÍTICA (Critério Político - CP)
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CP1 |
Promover uma política de transparência, baseada em princípios éticos e morais, com os stakeholders que apoiam esta cadeia de produção. |
CP2 |
Efetivar políticas de treinamento que enalteçam o papel cultural, social, econômico e ambiental dessa organização. |
CP3 |
Incluir os valores da sustentabilidade na missão, na visão e nos princípios organizacionais nas empresas hoteleiras. |
CP4 |
Monitorar continuamente os resultados operacionais, administrativos e financeiros. |
CP5 |
Facilitar o engajamento e o fortalecimento dos stakeholders nos processos de decisão. |
CP6 |
Fortalecer a gestão participativa. |